Segunda, 14 de Junho de 2021 00:29
61 99943-0207
Geral Pará

Graesp já dispõe de caminhão-tanque com capacidade para armazenar 10 mil litros de combustível

O novo equipamento garante às aeronaves maior autonomia de voo, agilizando as muitas ações realizadas pelo Grupamento Aéreo em todo o território paraense

14/04/2021 09h20 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Foto : Reprodução/Agencia Para
Foto : Reprodução/Agencia Para

Com capacidade para 10 mil litros de combustível e tração 4x4, um novo caminhão-tanque foi entregue ao Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), nesta terça-feira (13), no hangar do Grupamento, em Belém. O veículo, adquirido por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), auxiliará as várias atividades do Graesp.

O caminhão é equipado com escada e bomba para abastecimento. A tração 4x4 facilitará a logística em ações realizadas pelo Graesp em todo o Estado, por conseguir transitar em qualquer terreno e não somente no pátio aéreo, como o caminhão-tanque já utilizado pelo Grupamento.

“O caminhão-tanque permitirá que possamos garantir combustível nas áreas mais distantes do Estado, facilitando a logística das aeronaves, aviões e helicópteros, para que possamos chegar aos locais mais distantes, como na campanha de vacinação que está sendo coordenada pelo Graesp, pela Segup, junto com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), e dar celeridade à chegada das vacinas em todos os cantos do Estado, como também às operações da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, garantindo a presença das ações de segurança por todo o Pará”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

O novo caminhão-tanque será utilizado ainda em operações policiais, como as realizadas na região Nordeste paraense. Em municípios como Capanema e Salinópolis, por exemplo, as aeronaves não terão mais que se deslocar até Belém para reabastecimento.

Redução de custo- “O Graesp tem sido um diferencial muito grande na segurança pública, mas também agora, no momento de pandemia. Em razão da extensão do nosso Estado e das condições das nossas estradas, muitas vezes é preciso ir até uma localidade que não tem o abastecimento para aeronave. Agora, com o veículo, não será mais necessário o deslocamento, reduzindo assim o custo do voo e também horas de voo, já que contamos com um caminhão-tanque com o dobro da capacidade que tínhamos antes, traçado nas 4 rodas, o que também não tinha no outro, mais alto e com equipamentos de ponta, para que possa se deslocar em qualquer terreno. Isso possibilita com que o Graesp possa estar presente em qualquer canto do Estado do Pará com a possibilidade de reabastecimento, e aí poder fazer uma operação duradoura, seja na área de segurança, ou para dar apoio a qualquer outra Secretaria do Estado”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.

O veículo dispõe de uma bomba com vazão de 120 litros por minuto, tornando mais célere o abastecimento das aeronaves. Com a capacidade do tanque é possível abastecer diversas vezes as aeronaves sem a necessidade de deslocamento do helicóptero ou avião até Belém. “Com um caminhão-tanque com capacidade de armazenamento de 10 mil litros de combustível é possível abastecer 20 vezes um helicóptero ou 10 vezes um avião Caravan, ou ainda voar por 70 horas sem parar, aproximadamente”, explicou o diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.