Sábado, 08 de Maio de 2021 12:50
61 99943-0207
Geral Maranhão

Transporte Escolar: Governo entregou 139 veículos a municípios maranhenses

Governo do Maranhão entregou às prefeituras 137 ônibus e duas lanchas, para atender alunos que moram longe das escolas.

17/04/2021 00h49 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
<em>Nesta semana foram entregues mais dois veículos que vão atender, respectivamente, as cidades de Santo Amaro e Presidente Vargas (Foto: Divulgação)</em>
Nesta semana foram entregues mais dois veículos que vão atender, respectivamente, as cidades de Santo Amaro e Presidente Vargas (Foto: Divulgação)

Em Regime de Colaboração com os municípios maranhenses e com a finalidade de garantir transporte de qualidade e seguro aos estudantes residentes na zona rural do estado, o Governo do Maranhão alcançou, na última semana, a marca de 139 veículos escolares doados às prefeituras, sendo 137 ônibus e duas lanchas, para atender alunos que precisam percorrer uma longa distância de casa à escola. 

“O governador Flávio Dino tem realizado entregas de ônibus escolares desde início de sua gestão, fortalecendo o Regime de Colaboração entre Estado e municípios, como parte das ações do Programa Escola Digna. Continuamos com as entregas, mesmo durante a pandemia, para garantir dignidade aos estudantes quando for possível o retorno às aulas, ainda que de forma híbrida. São ônibus adquiridos em uma ampla parceria entre Governo Federal, Governo do Estado e prefeituras municipais, para que possamos acabar, definitivamente, com o transporte inadequado no Maranhão”, apontou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Na quinta-feira (15), comunidades escolares dos municípios de Santo Amaro e Presidente Vargas receberam, cada uma, um ônibus escolar. Somente nessa entrega, o investimento foi de R$ 407.632,00, com parceria entre Governo do Estado e Governo Federal.  

Os veículos entregues pelo Governo do Maranhão são dos modelos ORE (Ônibus Rural Escolar) 1 e 2, com capacidade para 29 e 44 estudantes sentados, respectivamente, além do condutor, adaptados para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida. 

Veículos escolares são adaptados para pessoas com deficiência (Foto: Divulgação)

A prefeita de Presidente Vargas, Fabiana Mendes, ressaltou a importância do veículo escolar para a educação do município. “É uma imensa alegria receber esse ônibus escolar para os nossos alunos. Os veículos do município estavam precários, vamos recuperar, mas necessitávamos de um ônibus para que quando as aulas sejam iniciadas, eles estejam preparados para receber nossas crianças com qualidade. Agradeço em nome de todos os munícipes de Presidente Vargas”, pontuou.

O prefeito de Santo Amaro, Leandro Moura, agradeceu pela parceria com o Estado. “Nós queremos retornar as aulas no município no mês de junho, então, será muito importante esse ônibus para nós. Nossa comunidade escolar precisa muito de um transporte como esse. Quero expressar meu agradecimento ao governo por essa grande entrega que foi esse ônibus para o nosso município”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.