Terça, 18 de Maio de 2021 08:09
61 99943-0207
Geral Infraestrutura

DNIT realiza serviços de manutenção em IP4s do Amazonas

Serviços de retirada de vegetação garantem melhores condições de navegabilidade na região

19/04/2021 07h25
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto : Divulgação/DNIT
Foto : Divulgação/DNIT

Para melhorar a segurança das infraestruturas aquaviárias no estado do Amazonas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realiza os serviços de limpeza de toras e galhadas nas Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) dos municípios de Eirunepé, Tabatinga e Fonte Boa.

O serviço de manutenção nas infraestruturas aquaviárias reduz de forma satisfatória o risco de acidentes e danos às estruturas provocados pelo acúmulo de vegetação e outros detritos carregados pelos rios.

As toras e galhadas vêm de um fenômeno natural conhecido como “terras caídas”, ou seja, a queda de barrancos e vegetação – que inclui árvores de grande porte – das margens dos rios. No período de águas baixas, o rio escava a base desses depósitos de lama e areia, que desabam. Com a subida da água os troncos caídos começam a flutuar, e são conduzidos pelo rio.

Essas galhadas que além de causarem impacto ao se chocarem, continuam a acumular, o que acarreta rompimento de cabos, perda de poitas e danos que podem levar ao desprendimento de pontes, até a queda no rio.

IP4 - Os pequenos portos presentes na região exercem o importante papel de auxiliar no transporte de passageiros, visto que a navegação pelos rios é a forma habitual de deslocamento na região. As IP4s atendem a inúmeras embarcações de transporte de mercadorias e passageiros que circulam nessas localidades e movimentam a economia de comunidades e populações ribeirinhas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.