Quarta, 16 de Junho de 2021 14:57
61 99943-0207
Geral Infraestrutura

Técnicos do DNIT realizam vistoria nas eclusas de Três Irmãos

Levantamento de informações e dados técnicos apontam os serviços de manutenção a serem realizados nas eclusas

25/04/2021 08h49 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: DNIT
Foto : Divulgação/DNIT
Foto : Divulgação/DNIT

Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizam vistorias nas Eclusas de Três Irmãos, em São Paulo. O sistema de transposição de nível é constituído por duas eclusas e um canal intermediário na Hidrovia Paraná-Tietê. O serviço realizado no local consiste no enchimento das câmaras principais das estruturas, para verificação de sua funcionalidade.

As equipes da Autarquia também inspecionaram os painéis elétricos responsáveis pela realização das manobras. A partir destas vistorias será possível obter os diagnósticos detalhados por sistema para verificar os serviços de manutenção necessários nas estruturas.

As eclusas de Três Irmãos têm 142 metros de comprimento por 12 metros de largura. A eclusa superior foi construída no próprio corpo da barragem, defluindo em um lago intermediário, que por sua vez, deflui na eclusa inferior, possibilitando a transposição do desnível de 50 metros ali existente. Essa ligação torna possível a conexão entre o tramo sul da Hidrovia do Paraná à Hidrovia Tietê, sendo que o tramo norte é conectado pelo Canal Pereira Barreto, também operado pelo DNIT, promovendo assim a completa interligação dessas duas importantes hidrovias.

Hidrovia Tietê Paraná - A Hidrovia Paraná-Tietê atravessa os estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Ela está integrada a rodovias, ferrovias e dutovias regionais e federais, em um sistema multimodal de escoamento da produção agrícola da região, onde é gerada quase a metade do PIB brasileiro.

O sistema formado pelas duas hidrovias tem oito eclusas em funcionamento, sendo 06 (seis) no rio Tietê: Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos e outras 02 (duas) no rio Paraná, Jupiá e Porto Primavera. Destas, apenas as Eclusas de Três Irmãos e Jupiá estão sob a gestão do DNIT.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.