Sábado, 08 de Maio de 2021 14:19
61 99943-0207
Geral Mato Grosso do Sul

“Convivência Legal”: Ação do Detran-MS no Maio Amarelo destaca importância de convivência harmônica e segura com ciclistas no trânsito

A campanha Maio Amarelo deste ano começa dando destaque à convivência harmônica e segura entre ciclistas e motoristas no trânsito, com a ação “Conv...

01/05/2021 17h01 Atualizada há 7 dias
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A campanha Maio Amarelo deste ano começa dando destaque à convivência harmônica e segura entre ciclistas e motoristas no trânsito, com a ação “Convivência Legal”.

A diretora de Educação para o Trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Elijane Coelho, conta que a ação educativa envolverá motoristas e ciclistas para chamar a atenção da sociedade, mostrando a fragilidade de quem está na bicicleta e desenvolvendo a empatia e a necessidade de cooperação mútua no trânsito.

“Vamos simular os riscos que os ciclistas enfrentam diariamente no trânsito, fazendo uma inversão de papéis visando desenvolver empatia entre os que conduzem automóveis e os ciclistas, sensibilizando sobre a importância de respeitar as regras de trânsito com objetivo, claro, de prevenir acidentes”, pontua.

O evento acontecerá no domingo (2), das 8h às 11h, no Parque dos Poderes, dentro do projeto Amigos do Parque – interdição para a prática de atividades físicas e de lazer.

Elijane explica que para a experiência serão posicionadas algumas bicicletas estáticas na via, separadas da faixa de rolamento por cones e fitas zebradas. As pessoas que estiverem caminhando pelo parque serão abordadas e os que dirigem serão convidados a participarem da experiência. Ao concordar, o participante senta na bicicleta estática. Um motorista da equipe do Detran passará com o veículo próximo ao participante que está na bicicleta, em seguida, outro motorista passará tomando a distância de 1,5m. Após a experiência o participante será questionado sobre a sensação que teve.

Também haverá no local, demonstração sobre uso adequado e regularização de transbike, além de demonstração de dispositivos de segurança para transporte de crianças (cadeirinhas). Lojas de artigos para ciclistas estarão presentes, apresentando equipamentos de proteção para o ciclista (capacete, luvas, etc) e para a bicicleta (refletivos, retrovisores, etc).

Paz Sobre Rodas

Grupos de ciclismo esportivo de Mato Grosso do Sul criaram a campanha “Paz Sobre Rodas” com objetivo de conscientizar a todos de que em uma bicicleta vai uma vida, uma mãe, pai, irmão, filho, amigo e que é importante o respeito aos ciclistas. A campanha tem apoio do Detran-MS e estará presente nesta atividade.

Também em alusão ao Maio Amarelo, a TV Morena iluminará sua torre de amarelo durante todo o mês.

Base Legal

A segurança do ciclista na via é garantida por lei e prevê infração e penalidade aos motoristas, nos artigos 201 e 220 do Código de Trânsito Brasileiro.

“Art. 201. Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta: Infração – média; Penalidade – multa.

Art. 220. Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito: (…) XIII – ao ultrapassar ciclista: Infração – gravíssima; Penalidade – multa”.

Vivianne Nunes, Detran-MS

Foto: Divulgação

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.