Sábado, 23 de Outubro de 2021
Política Câmara dos Deputados

Comissão rejeita projeto que exige estepe idêntico aos pneus do carro

Proposta ainda terá de ser analisada pelo Plenário da Câmara

07/05/2021 às 08h23 Atualizada em 05/10/2021 às 16h51
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Jaqueline Cassol, relatora da proposta - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Jaqueline Cassol, relatora da proposta - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira (5) proposta que obriga fabricantes de veículos a prover estepe (pneu e roda sobressalentes) idêntico ao demais instalados no veículo.

A relatora, deputada Jaqueline Cassol (PP-RO), recomendou a rejeição do Projeto de Lei 82/15, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), dos dois apensados e do substitutivo aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor.

“O uso do estepe é exclusivamente de caráter emergencial”, explicou Jaqueline Cassol. “Todos os automóveis comercializados no Brasil seguem as normas vigentes quanto aos equipamentos obrigatórios e de seguranc?a”, continuou.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, ao rejeitar essa mesma proposta em 2018, entendeu que o assunto é de ordem técnica. Assim, a decisão caberia ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Por causa dos pareceres divergentes nas comissões designadas para analisar o mérito, perdeu o caráter conclusivo e será analisado pelo Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários