Sexta, 03 de Dezembro de 2021
Geral Maranhão

Aproximadamente 72 mil profissionais de Educação vacinados no Maranhão

É de 71.566 o total de profissionais da Educação Básica e Superior em todo o Maranhão que já foram vacinados contra a Covid-19, desde o último dia 20 de abril.

11/05/2021 às 18h37 Atualizada em 11/05/2021 às 18h44
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É de 71.566 o total de profissionais da Educação Básica e Superior em todo o Maranhão que já foram vacinados contra a Covid-19, desde o último dia 20 de abril. A vacinação, que começou a ser aplicada em trabalhadores a partir dos 55 anos ou mais, segue acelerada e, em vários municípios maranhenses, já chegou a trabalhadores das faixas etárias dos 20 e 30 anos. No estado, estão sendo vacinados todos os profissionais da Educação em atividade, abrangendo as redes públicas federal, estadual, municipal e privada. 

Números da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) apontam que, entre os estados, o Maranhão é o 2º colocado em número de doses de vacinas aplicadas em profissionais da Educação.

Na capital maranhense, nesta última semana, começaram a ser vacinados profissionais a partir dos 25 anos ou mais, das redes estadual e federal, no IEMA Rio Anil (Cintra) e em drive-thru no São Luís Shopping. Para os profissionais da rede municipal e privada, a vacinação na capital maranhense já está acontecendo a partir dos 18 anos. 

“Confesso que é de grande emoção vivenciar esse momento. A chegada da vacina para mim representa um sentimento de esperança para que agora as coisas se encaminhem e que a pandemia acabe logo. É a grande chance que a gente tem de salvar mais vidas. O setor da educação é de extrema importância e imaginamos que com essa vacinação a situação da educação se dará de outra forma. Não há ciência sem educação”, ressaltou Luanne Gabrielle Morais Costa, 33 anos, Intérprete de Libras da unidade plena do Iema São Luís Centro.

Para Mariluce Amorim, 52 anos, intérprete de Libras do Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez (CAS) e destaca sua felicidade em ter sido imunizada. “Para mim, foi muito importante ter vacinado, porque a vacina ainda é a forma mais segura e eficaz de prevenção de doenças. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menor será a taxa de transmissão. Estar imunizada é estar protegida da Covid-19 e proteger também minha família e todas as pessoas que tenho contato diariamente”, disse.

“A vacinação dos profissionais da educação é uma grande vitória para a Educação maranhense, pois reacende a esperança em todos para a reabertura das escolas. Muitas escolas privadas já estão com as aulas ocorrendo de forma híbrida, mas na rede pública a situação é diferente, uma vez que a grande maioria do público em idade escolar frequenta o ensino público, seja na rede estadual ou nas municipais.

Com a vacinação dos profissionais da educação em atividade, teremos um fôlego maior para essa retomada gradativa das aulas, em formato híbrido e de forma mais segura”, declarou Felipe Camarão. 

No município de Santa Helena, 100% dos profissionais já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Em Imperatriz, 2ª maior cidade do estado, todos os profissionais da rede estadual de ensino já foram vacinados. 

Para a professora de Imperatriz, Mariana Thimoteo da Silva, 25 anos, a vacinação dos profissionais da educação representa a valorização para a categoria. “Ser vacinada em meio a uma pandemia, com consequências gravíssimas para nosso país, foi um presente. Estamos com altas expectativas para nosso retorno presencial às escolas, com todas as medidas de segurança e lutando para que os alunos e toda a comunidade escolar possa ser vacinada o mais rápido possível. Trazer os estudantes para o cotidiano escolar será fundamental nesse momento onde eles estão se formando não só academicamente, mas cidadãos críticos sobre seus direitos”, ressaltou.

No estado, a partir de deliberação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ficou resolvido que, nos municípios com mais de 100 mil habitantes, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza a vacinação dos profissionais da rede estadual e federal; e as secretarias municipais, os profissionais das escolas da rede privada e rede municipal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários