Segunda, 14 de Junho de 2021 00:16
61 99943-0207
Entretenimento Curiosidade

Por que São Cristóvão é padroeiro dos motoristas?

Conheça a São Cristóvão, o santo padroeiro de quem vive na estrada…

16/05/2021 10h36 Atualizada há 4 semanas
Por: Letícia Maria
Na Festa de São Cristóvão, as procissões se dão em carreatas, cortejos que saúdam, pedem e agradecem à proteção do padroeiro Foto: Vinicius Thormann
Na Festa de São Cristóvão, as procissões se dão em carreatas, cortejos que saúdam, pedem e agradecem à proteção do padroeiro Foto: Vinicius Thormann

Você também acha que o dia do caminhoneiro é dia 25 de julho? Cartão vermelho para você então, pois 25 de julho é o dia de São Cristóvão, o santo padroeiro de quem vive na estrada.

 

E quem foi São Cristóvão? As Escrituras da Igreja Católica dão conta do santo cristão, martirizado no ano de 250 d. C. durante a perseguição dos cristão, pelo imperador Décio, Cristóvão de Lícia era um homem conhecido por ser gigantesco, e por sua força descomunal. Era pagão, e quando se converteu, doou-se no serviço de ser a ponte numa região em que um rio caudaloso dividia a região, impedindo a travessia das pessoas.

 

Contam histórias católicas que entre tantas as pessoas que ele transportou, uma delas, uma criança, certa feita, pesou-lhe tantos os ombros, que causou-lhe estranheza. Ao final da travessia, a criança teria dito a ele, “... Eu sou Jesus, e estais carregando nas costas o Redentor e os pecados do mundo.

 

A devoção a São Cristóvão é bastante antiga, como contam diversos historiadores, e no Brasil, acredita-se que ela tenha chegado já no primeiro século da colonização, considerando que em Sergipe há um dos mais antigos municípios do país, com o nome do santo católico.

 

E a capela de São Cristóvão, que deu nome ao bairro local, na cidade do Rio de Janeiro, data das primeiras décadas do Século 17.

 

Com a crescente utilização de transportes automotivos, com o avançar do Século 20, começaram a circular pelo mundo as histórias de São Cristóvão atuando na proteção dos motoristas nas mais diversas situações. 

 

Uma delas aconteceu com a rainha italiana Margarida de Sabóia, em viagem pelo Valle D’Aosta, teve seu veículo apedrejado por pastores locais, os faróis foram quebrados, e sem enxergar, restou ao motorista agarrar-se a medalha de São Cristóvão para evitar o acidente.

 

Assim, muitos acreditam que São Cristóvão é aquele que dá firmeza e vigilância ao motorista, que protege os que viajam, que faz todos chegarem bem aos seus destinos, e como diz uma oração:

 

“Que eu descubra Vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo o que me rodeia. São Cristóvão, protegei-me e ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre, amém!”.

 

Ah! Ainda em tempo, registre-se que o dia do caminhoneiro é 17 de setembro, data instituída pela força da Lei n º 11.927/2019, Dia do Transportador Rodoviário de Cargas.

 

Oração a São Cristóvão

Ó São Cristóvão, que atravessastes a correnteza furiosa de um rio com toda a firmeza e segurança, porque carregáveis nos ombros o Menino Jesus, fazei que Deus se sinta sempre bem em meu coração, porque então eu terei sempre firmeza e segurança no guidão do meu carro e enfrentarei corajosamente todas as correntezas que eu encontrar, venham elas dos homens ou do espírito infernal.

São Cristóvão, rogai por nós. Amém.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.