Sábado, 23 de Outubro de 2021
Geral Espírito Santo

Sefaz cria canal especial para parcelamento de débitos de IPVA e ITCMD

Modalidade é voltada para pessoas físicas que tenham dívidas com Governo Estadual

19/05/2021 às 13h59 Atualizada em 19/05/2021 às 14h14
Por: Redação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Visando a dar mais celeridade aos processos de parcelamento de débitos dos contribuintes da Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Gerência de Atendimento ao Contribuinte (Geaco) desenvolveu uma linha direta para que os contribuintes consigam fazer este pedido de forma mais simples e rápida. A partir de agora, os contribuintes podem parcelar os débitos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) pelo "Fale Conosco", no site da Sefaz.

Segundo o gerente de Atendimento ao Contribuinte, o auditor fiscal Augusto Dibai, basta que os interessados cliquem no ícone do "Fale Conosco", preencham os dados pessoais, escolham a opção "Parcelamento de Débito – Requerimento", e anexem os documentos solicitando o parcelamento (Veja aqui o passo a passo e os documentos para download).

"Os contribuintes pessoa física têm algumas opções para fazer esse parcelamento. Eles podem fazer isso presencialmente nas agências ou agendando um atendimento. Também podem fazer essa e outras solicitações pelo e-Docs, e, a partir de agora, podem solicitar o parcelamento pelo 'Fale Conosco’' Não pretendemos substituir nenhuma das formas de atendimento, apenas dar uma opção a mais para esse contribuinte. Já para as empresas que têm inscrição estadual, a Agência Virtual é a forma mais simples para a celebração do contrato de parcelamento", destaca Dibai.

"Vai ser uma verdadeira força-tarefa para atender a essas solicitações. Alguns contribuintes podem nem saber que estão com débitos com o Estado e só vão descobrir quando precisam emitir uma certidão negativa. Assim, com essa linha direta, o parcelamento da dívida tende a ser muito mais simples e o contribuinte vai conseguir a certidão de uma forma mais rápida", acrescenta o subgerente de Atendimento ao Contribuinte, Saulo Sérgio de Oliveira.

O desenvolvimento dessa ferramenta para os contribuintes só foi possível pela união de esforços de diferentes gerências da Secretaria da Fazenda. Essa união foi destacada pelo secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti. "Um dos nossos objetivos aqui na Sefaz é reduzir a burocracia para os contribuintes. Esse canal criado para o parcelamento é um excelente exemplo do trabalho que temos feito", disse Pegoretti.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários