Quarta, 16 de Junho de 2021 14:52
61 99943-0207
Geral Logística

Sete dicas para tornar a operação logística mais eficiente

Fazer mais com menos é muito importante para manter as contas em ordem

21/05/2021 09h25
Por: Redação Fonte: Ricardo Miura
Foto: Reprodução/Internet
Foto: Reprodução/Internet

Tornar a operação logística mais eficiente por meio da redução de custos é um objetivo comum a várias empresas, especialmente em momentos de crise. Fazer mais com menos é muito importante para manter as contas em ordem. Porém, não basta cortar custos sem critério, pois isso pode resultar em perda na qualidade e na eficiência do produto ou serviço.

A logística é um setor fundamental para o sucesso de um negócio. Afinal, o processo de compra não termina quando a mercadoria sai da empresa, mas sim quando chega até o cliente. 

Se o consumidor faz um pedido online e recebe o produto com atraso ou avariado, ele ficará insatisfeito com a empresa de quem comprou e não com o transportador. Por isso, é preciso agir de modo estratégico para manter o padrão de qualidade, porém gastando menos. 

Todo o processo logístico deve ser visto com muita seriedade porque envolve fatores decisivos para a satisfação dos clientes.

A seguir, relaciono sete dicas para uma empresa realizar uma redução de custos logísticos de forma estratégica:

1. Conheça os custos logísticos da sua empresa

Antes de cortar custos você precisa conhecê-los profundamente. É a partir desse conhecimento que conseguirá verificar de forma mais segura quais podem ser reduzidos. Tendo uma visão ampla do todo, fica mais simples identificar em quais áreas pode mexer sem prejudicar os processos.

2. Identifique e elimine atividades desnecessárias

Quando se fala de custos, é importante considerar que o tempo dos colaboradores também conta. Afinal, cada hora ociosa ou realizando atividades que não são essenciais estão sendo pagas da mesma maneira.

É necessário verificar todas as etapas do processo logístico, a fim de verificar se há alguma que seja desnecessária ou possa ser feita em menos tempo. Assim, o colaborador responsável poderá ser realocado em outra tarefa mais produtiva.

3. Faça uma boa gestão de estoque

Mercadorias que ficam muito tempo paradas no estoque significam mais custos. Hoje, muitas empresas estão trabalhando com estoque mínimo, exatamente para conseguir essa redução em seus custos logísticos.

Contudo, mais uma vez, o planejamento se mostra fundamental para evitar deixar os clientes na mão e perder vendas. Através de um plano bem feito, com projeções das vendas, é possível alinhar os pedidos com os fornecedores e garantir que cheguem a tempo.

4. Mantenha bom relacionamento com fornecedores

Para que a dica anterior seja eficaz, é essencial manter bom relacionamento com fornecedores. Com parceiros confiáveis e a garantia de que o pedido chegará na data combinada, é possível evitar estoque volumoso e, consequentemente, custoso.

5. Terceirize o processo de entrega

Para empresas que ainda realizam suas entregas, é válido pensar na possibilidade de terceirizar esse serviço. Em muitos casos, é muito mais interessante se concentrar na sua expertise e deixar que empresas especializadas cuidem dessa parte tão importante do processo logístico.

Além de poder exigir qualidade das transportadoras, você terá a possibilidade de pesquisar os melhores preços de frete, dependendo da região, do tipo de mercadoria, entre outros detalhes. Além disso, ficará livre de uma série de custos, como manutenção de veículos, depreciação, impostos, entre outros.

6. Monitore constantemente os indicadores de desempenho

Como já mencionado, a redução de custos deve ser feita com cuidado para que não resulte em uma queda na qualidade. Portanto, é fundamental manter atenção em relação aos indicadores de desempenho, a fim de acompanhar se as entregas estão acontecendo no prazo, se os clientes estão satisfeitos, entre outros aspectos.

Avarias, reentregas e devoluções são alguns problemas capazes de gerar custos extras e comprometer a saúde financeira de uma empresa. Por isso, é essencial acompanhar os indicadores, a fim de identificar um aumento dessas ocorrências e agir o mais rápido possível.

7. Invista em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas para a redução de custos logísticos. Através do uso de softwares com diversas finalidades diferentes é possível otimizar os processos, tendo como consequência a diminuição dos custos.

 

*Ricardo Miura é diretor de Customer Success da startup Comprovei

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.