Sábado, 24 de Julho de 2021 07:54
61 99943-0207
Geral Impostos

Deputados discutem medidas para reduzir impostos do turismo receptor

A mudança foi proposta em emenda do deputado Otávio Leite à medida provisória que trata do comércio exterior

22/05/2021 12h23
Por: Camila Pimentel Fonte: Agência Câmara dos Deputados
Emenda do deputado Otávio Leite deve reduzir os custos da Embratur na promoção do País em 18% - Gustavo Sales/Câmara dos Deputados
Emenda do deputado Otávio Leite deve reduzir os custos da Embratur na promoção do País em 18% - Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados debateu esta semana a modificação da Medida Provisória 1040/21, que trata da facilitação do comércio exterior, para que classifique o turismo receptivo como atividade exportadora. O objetivo da audiência foi para que mais de 100 produtos usados pelo setor possam ser enquadrados como bens de capital, para reduzir os encargos de mais de 88% sobre o custo do bem para cerca de 25%.

Durante a reunião, os agentes do setor presentes lamentaram que, há mais de uma década, o Brasil patina em receber apenas 6 milhões de turistas estrangeiros por ano. Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Magda Nassar lembrou que a França recebe 90 milhões de turistas por ano.

Vice-presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau, Roberto Fagundes disse que o Brasil tem uma grande oportunidade com a vacinação e um eventual fim da pandemia de alavancar o turismo com o que os profissionais do setor estão chamando de “revenge travel”. O turismo de vingança se basearia no interesse por viagens extraordinárias após esse período de isolamento.

“E o momento de virada é agora. Passada essa pandemia e com todos vacinados, oxalá nós consigamos, nós viveremos um tempo em que o ‘ter’ perde a sua posição cada vez mais em troca do espaço para o ‘viver’”, prevê.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Bastidores do Transporte e Turismo
Sobre Bastidores do Transporte e Turismo
Tudo o que acontece nos bastidores do mundo do transporte e turismo, com a jornalista Camila Pimentel