Sábado, 25 de Setembro de 2021
Saúde Saúde

Governo do Estado retoma serviços da Carreta da Mulher e do Ônibus Lilás

Através da SEMU, serão retomados os serviços da Carreta da Mulher e do Ônibus Lilás, nos municípios do estado, seguindo todos os protocolos sanitários determinados pelos órgãos sanitários

23/05/2021 às 09h50 Atualizada em 23/05/2021 às 10h12
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), retomará os serviços da Carreta da Mulher e do Ônibus Lilás, nos municípios do estado, seguindo todos os protocolos sanitários determinados pelos órgãos sanitários.

Acompanhe a agenda de atividades:

Ônibus Lilás, na zona rural de São Luís

Neste domingo (23 ), o Ônibus Lilás estará na Vila Esperança levando saúde preventiva, assistência jurídica e informação à população.  

Na oportunidade, serão ofertados serviços como palestras; Ouvidoria da Mulher; consultas psicológicas; testes rápidos; entrega de absorventes; assessoria jurídica e preventivo.

Os atendimentos serão feitos a partir das 9h, na Associação de Moradores da Vila Esperança.

Ação social com mulheres ciganas de Raposa

Em alusão a comemoração do Dia Nacional dos Povos Ciganos no Brasil, a Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), realizará nesta segunda feira (24), uma ação social para atendimento as Mulheres Ciganas no município da Raposa.

Segundo dados do IBGE, há, aproximadamente, 800 mil ciganos no Brasil, sendo a maior parte desta população distribuída nos estados da região nordeste. No Maranhão, essa população é de aproximadamente 4.000 indivíduos e está distribuída em diversos municípios como Raposa, Codó, Coroatá, Caxias, Chapadinha, Miranda do Norte, Mirinzal, Pirapemas, Pinheiro, Timon, Turilândia e Vargem Grande.

A meta da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) é iniciar a oferta desses serviços às Mulheres Ciganas na região da Grande Ilha e chegar até os demais municípios. Na ação serão ofertados atendimentos através da estrutura do Ônibus Lilás, com os serviços de saúde: consultas, exames preventivos, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia e HIV, assessoria jurídica, atendimento psicológico e palestras sobre o enfrentamento à violência doméstica.

Os atendimentos serão realizados das 8h às 17h, na Praça do bairro Juçara, no município de Raposa.

Carreta da Mulher retoma itinerância

Entre os dias 24 a 28 de maio, a Carreta da Mulher estará no município de Amarante, dando início à retomada de sua itinerância. Na oportunidade, serão oferecidos serviços de saúde preventiva como Papanicolau; mamografia; aferição de pressão arterial; rodas de conversa sobre saúde e violência doméstica, às mulheres da região.

Documentos necessários para atendimento na Carreta da Mulher e Ônibus Lilás

Para receber atendimento, basta estar munido de documento oficial com foto, cartão SUS e comprovante de residência.

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Enquete