Sexta, 03 de Dezembro de 2021
Fabricantes Conquista

Volvo VM 70.000 vai para casal do RS, que celebra seu primeiro caminhão zero quilômetro

Um casal de transportadores de Três Cachoeiras (RS) está comemorando uma importante conquista, sonhada desde o tempo em que os dois começaram a namorar, há 20 anos

04/06/2021 às 09h37 Atualizada em 29/09/2021 às 10h37
Por: Redação
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Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

E, por obra do destino, a unidade é o Volvo VM número 70.000, que saiu da linha de montagem na semana passada, coroando uma jornada de sucesso desde que o modelo começou a ser produzido pela marca em 2003.

 

“Este é um momento marcante em nossas vidas. É uma aquisição muito esperada. Trabalhamos muito para alcançar esta vitória: ter um caminhão zero quilômetro”, declara Jadenir Cardoso de Matos, sócio da Transportes Rech Matos junto com a esposa, Deluana Rech de Matos. “Foi uma alegria também saber que nosso primeiro veículo novo é o VM número 70.000”, complementa Deluana.
O veículo foi entregue pela concessionária Dipesul Canoas, representante Volvo na região metropolitana de Porto Alegre.

 

A transportadora tem apenas um ano, mas a história do casal no setor de transportes conta duas décadas, pois Jadenir já atuava como caminhoneiro autônomo. Agora, com uma empresa formalmente constituída, ele e a esposa decidiram dar mais um passo em suas vidas: com dois filhos (Cauã e Pedro, respectivamente de 13 e 3 anos) e a família estruturada, ambos resolveram realizar o sonho de um caminhão novo, depois de 20 anos trabalhando com veículos usados.

 

O VM 270cv 6x2, chassi 70.000, é agora o terceiro veículo da empresa que atua com cargas gerais, principalmente com fretes do segmento de móveis, na rota Rio Grande do Sul-São Paulo, retornando ao estado de origem transportando cereais para a Ceasa de Porto Alegre. Os outros dois caminhões são modelos 2007 e 2012.

 

História de sucesso

 

O VM inaugurou no segmento de semipesados o conceito de veículos com cabine mais confortável e motores de potências maiores. Outras novidades foram os atributos de segurança e opcionais para maior comodidade ao motorista e melhor performance no transporte, coluna de direção ajustável, basculamento hidráulico da cabine e caixa de câmbio de nove marchas. O modelo foi também o primeiro a ter de fábrica suspensões com molas parabólicas, além de um avançado chassi para melhor distribuição de carga e maior volume transportado.

 

As novas gerações do VM se sucederam, aperfeiçoando cada vez mais com o lançamento do cavalo mecânico, dos avançados motores eletrônicos e eixo para 43 toneladas com bloqueio de diferencial, além de piloto automático e a tecnologia de emissões
Euro 5. Outro importante passo do modelo foi a adoção da consagrada caixa eletrônica I-Shift, a mesma que equipa os modelos Volvo FH, o que representou um salto em tecnologia, produtividade e conforto.

 

32 toneladas

 

Outra grande inovação foi o VM com PBT (Peso Bruto Total) de 32 toneladas, 5,3 toneladas a mais de capacidade de carga que a versão anterior, para o segmento de terraplenagem, mineração leve e construção. Até hoje o VM 330cv 6x4 off-road é o caminhão mais robusto e com maior capacidade de carga útil em sua categoria, com uma excelente relação custo-benefício.

 

VM Autônomo

 

Já em 2017, o VM proporcionou outra excelente surpresa no setor, quando a Volvo apresentou o primeiro caminhão autônomo do Brasil. A versão foi projetada para operação na colheita de cana de açúcar. Conduzido autonomamente, sem a intervenção do motorista, o caminhão roda por si mesmo ao longo das linhas da plantação. Com uma precisão de direção de 2,5 centímetros, ele reduz a valores mínimos as perdas de produtividade pelo pisoteamento de soqueiras durante a colheita, um grave problema da indústria canavieira.

 

Novidades recentes

 

Em 2020 a Volvo lançou o VM City, versão para distribuição urbana, e, mais recentemente, o VM Light Mixer, também para a construção. Mais leve, ele permite aproveitamento total da capacidade de implementos betoneira, aumentando a produtividade no transporte de cimento, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança. 

 

 

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