Sábado, 24 de Julho de 2021 01:17
61 99943-0207
Emprego & Educação Mercado de Trabalho

Quer trabalhar no setor de transportes? Então confira a entrevista da Gerente de RH da Zorzin Logística

Juliana Carvalho destaca pontos importantes como capacitação e conhecimento na área

19/06/2021 07h08 Atualizada há 1 mês
Por: Camila Pimentel
Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística
Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística

Está buscando emprego na área de transportes e logística? Então, leia abaixo a entrevista da Gerente de Recursos Humanos da Zorzin Logística, Juliana Carvalho, que fala sobre os pontos principais para seleção do quadro de funcionários da empresa. Não fique fora do mercado que mais cresce no Brasil, capacite-se!

A Zorzin Logística é uma empresa familiar fundada em 1970 por Orlando Zorzin. Em 2008, a segunda geração de gestores da Família Zorzin assume a empresa e uma nova fase se inicia. A empresa hoje atua no transporte de cargas secas, perigosas, armazenagem, destinação de resíduos químicos e, a da ampliação das operações de carga Fracionada nas regiões da Grande São Paulo, Grande ABC e Litoral Paulista.

 

On Truck - Quais os cursos essenciais para a profissão?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Na área de Recursos Humanos, muitas atividades técnicas se aprendem mais pela prática, mas a base de conhecimento no Ensino Superior é de extrema importância. Hoje há no mercado inúmeros cursos de aperfeiçoamento nos subdepartamentos de RH como Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento e Departamento pessoal. Conhecimento sempre será bem-vindo mesmo que não esteja exatamente na sua área de atuação.

 

On Truck - Você poderia apresentar um pouco do processo de contratação dentro da sua empresa? O processo é automatizado, existe alguma dificuldade em analisar diversos currículos? Quais são os testes aplicados para esse candidato?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Em nosso processo adotamos a análise dos cvs recebidos dentro da nossa própria empresa, sem terceirização do serviço. Realizamos a procura por meio de anúncios voltados a área como jornais e blogs de caminhoneiros, sem contar com a quantidade de cvs que recebemos, indicação de nossos próprios funcionários. Não há dificuldade na analise pois na área de TRC, o que conta muito é o teste prático de direção, aplicado pela nossa área responsável pela frota. Consideramos sim aspectos descritos no documento, mas a conversa pessoal e o teste prático é o que fazem a diferença para nós.

 

On Truck – Quanto tempo em média demora o processo de recrutamento e seleção?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Entre o recebimento do cv e a seleção do candidato aprovado levamos em média 4 dias. 

 

On Truck - Há problemas em recrutar e selecionar jovens motoristas?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Não há problema, desde que o mesmo tenha uma boa desenvoltura no teste prático. Nosso seguimento é de transporte químico, perigoso, e não podemos infelizmente arriscar com motoristas inexperientes.

 

On Truck - Sobra vagas de motoristas por falta de motoristas qualificados?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Sim! Temos dificuldades em achar qualificação na Operação de Guindauto. São poucos os que conhecem o maquinário e quando conhecem, não possuem prática ou certificado de conclusão de curso.

 

On Truck - Quantos anos de experiência mínima, para contratação de motoristas para trabalhar na sua empresa? A empresa possui curso de formação de motoristas?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Não estipulamos tempo mínimo, até porque muitos não possuem registros de experiência por trabalharem muitos anos como autônomos. Nossa avaliação prática visa identificar as habilidades e dificuldades dos candidatos, para analisar a viabilidade da contratação.

No momento não possuímos a formação de condutores, mas há um Projeto em andamento desde o inicio de Maio, visando sim a qualificação de nossa equipe e desenvolvimento dos profissionais.

  

On Truck - Qual experiência inovadora pode contribuir com a profissão e eficiência dos serviços?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Acredito que não haja uma experiência inovadora mas é sempre uma feliz contratação quando ingressa em nossa equipe um profissional com cursos de capacitação, com facilidade com as novas tecnologias do mercado rodoviário e principalmente com conhecimento e respeito a legislação vigente sobre o transporte de produtos químicos.

 

On Truck - A tecnologia integrada aos sistemas operacionais do caminhão, ajuda na relação entre motorista e empresa contratante?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Ajuda muito. As tecnologias atuais nos permitem o acompanhamento em tempo real com os motoristas, facilitando assim a comunicação sobre qualquer aspecto da viagem ou da operação com carga. Nos permite também acompanhar a desenvoltura do motorista ao volante identificando rapidamente irregularidades como excesso de velocidade, para rapidamente corrigi-lo.

Nos trás segurança por poder acompanhar toda a viagem e leva segurança ao funcionário por saber que esta sendo totalmente amparado, mesmo que a distância.

 

On Truck - Como enxerga o futuro dos modelos de contratações para com os motoristas de caminhão? Entrevistas presenciais ainda são fundamentais para se definir uma contratação?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Tenho plena certeza que sim. O diálogo sempre será bem-vindo para análise pessoal do candidato, seus ideais, sua postura, seu olhar perante o serviço que está se candidatando a prestar em nossa empresa. Essa ligação junto ao possível funcionário começa na entrevista, pois se visamos um RH humanizado, esse será o primeiro passo para uma boa parceria de trabalho.

Sobre as contratações futuras, não vejo mudanças significativas. Defendo a importância da conversa pessoal e do teste prático de direção para uma assertiva escolha.

 

On Truck - Após essa crise que todo o país está passando, que tipo de incentivo as empresas podem dar aos seus contratados na área de prestadores de serviço de transporte?

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Realizamos semanalmente nosso encontro DSS – Diálogo Semanal de Segurança onde reforçamos muito sobre os perigos desta doença e toda forma de proteção que podemos adotar em nosso dia a dia. Acreditamos muito na eficácia destes encontros, onde tratamos de todos os tipos de assunto voltados a saúde e segurança de nossa operação.

Para agradecer o ano difícil de 2021, entregamos a todos um troféu de agradecimento pelo empenho e dedicação aos trabalhos prestados e como incentivo, aumentamos o valor de nossa premiação mensal, que é paga a cada colaborador que desempenha um excelente trabalho a nós e a nossos clientes.

Para ajudar neste processo difícil de controle da doença, a empresa também oferece a todos álcool e gel e sabonete líquido, sempre que solicitado, para que possam exercer a limpeza e higienização mesmo nos trabalhos externos.

 

On Truck - Atualmente qual seria a melhor forma para vocês de receber as propostas dos candidatos? Se possuir mais de uma forma, qual é mais utilizada pelos candidatos? (WhatsApp, E-mail, Pessoalmente, Aplicativo ou plataforma de terceiros).

Juliana Carvalho, Gerente de RH da Zorzin Logística - Hoje recebemos cvs de quase todas as formas citadas. Pessoalmente, por e-mail quando normalmente anunciamos vagas nas redes sociais, whatsapp quando são indicações de nossos funcionários. 

A indicação de candidatos é muito bem vista em nossa empresa pois acreditamos que haja confiança na pessoa a ser indicada, mas não identifico uma melhor forma a ser trabalhada. O importante é termos caminhos para a busca.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.  

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.