Sexta, 22 de Outubro de 2021
Qualificação Profissional Contratação

Fundador da Serafim Transportes afirma que conhecimento em tecnologia é fundamental na hora de contratação

Geovani Serafim disse ainda em entrevista ao Portal On Truck que o curso de direção defensiva também é importante para o motorista

26/06/2021 às 09h32 Atualizada em 24/09/2021 às 09h56
Por: Camila Pimentel
Compartilhe:
Foto: Geovani Serafim, fundador e presidente da Serafim Transportes & Logísticas
Foto: Geovani Serafim, fundador e presidente da Serafim Transportes & Logísticas

Trabalhar no segmento de transporte no Brasil requer qualificação e atualmente o diferencial é o conhecimento em tecnologia. Por isso, o Portal On Truck entrevistou o fundador e presidente da Serafim Transportes & Logísticas, Geovani Serafim, que relatou quais os cursos de capacitação são essenciais para o motorista que deseja ingressar neste segmento e apresentou ainda como sua empresa realiza o processo seletivo para contratar novos profissionais. Então, se você quer ficar conectado com setor de transporte confere a entrevista a seguir.

 

On Truck - Quais os cursos essenciais para a profissão?

Geovani Serafim - Para vaga de motorista importante formação mínima ensino fundamental completo, curso de MOPP e habilidade com tecnologia de gerenciamento de riscos para motoristas de viagem e cursos de direção econômica e defensiva.

On Truck - Você poderia apresentar um pouco do processo de contratação dentro da sua empresa? O processo é automatizado, existe alguma dificuldade em analisar diversos currículos? Quais são os testes aplicados para esse candidato?

Geovani Serafim - É utilizado banco de dados, o qual é captado a partir da divulgação em meios de comunicação, como facebook empregos, grupos de divulgações de vagas, sites de cadastros (automatizados) e indicações de colaboradores. Em ambos os casos é difícil de avaliar, quando cadastram em alguma plataforma não colocam muita informação e quando vem currículo liberal tem mais informações muitas vezes. A maioria é enviado por whatsapp, pois podemos afirmar que praticamente todos tem acesso. Aplicamos teste de identificação de perfil e teste prático.

On Truck - Quanto tempo em média demora o processo de recrutamento e seleção?

Geovani Serafim - Desde a abertura da vaga até a aprovação do candidato pela empresa, demora em média 10 dias útil. 

On Truck - Há problemas em recrutar e selecionar jovens motoristas?

Geovani Serafim - Infelizmente sim. Falta incentivo e os que querem muito trabalhar, não buscam a qualificação.   

On Truck - Sobra vagas de motoristas por falta de motoristas qualificados?

Geovani Serafim - Temos dois pontos de vista, um que realmente está escasso, pois as empresas estão sendo mais criteriosas em suas seleções, desde estabilidade nas passagens, experiência com gerenciamento de risco, habilidades com tecnologias dos caminhões e também aprovação por seguradora. 

On Truck - Quantos anos de experiência mínima, para contratação de motoristas para trabalhar na sua empresa? A empresa possui curso de formação de motoristas?

Geovani Serafim - Para iniciar como motorista de viagem no mínimo 1 ano de experiência com viagens e o candidato passa por um teste prático de direção. Atualmente a empresa não possui um curso de formação e busca motoristas formados pelo SEST SENAT, FABET.  

On Truck - Qual experiência inovadora pode contribuir com a profissão e eficiência dos serviços?

Geovani Serafim - Um excelente mecanismo seria o SEST SENAT ou outro órgão, oportunizar uma escola para novos motoristas em parceria com as transportadoras. Lá passariam por toda parte teórica, médias, tecnologia do caminhão, tendo aulas práticas. Temos um bom exemplo, jovens aprendizes.

On Truck - A tecnologia integrada aos sistemas operacionais do caminhão, ajuda na relação entre motorista e empresa contratante?

Geovani Serafim - Com certeza, os sistemas operacionais ajudam coma agilidade das informações e ações mais rápidas, como treinamentos, reciclagens, resultado e economias.

On Truck - Como enxerga o futuro dos modelos de contratações para com os motoristas de caminhão? Entrevistas presenciais ainda são fundamentais para se definir uma contratação?

Geovani Serafim - Importante sempre entendermos o perfil do candidato. Temos excelentes perfis que não se sentem a vontade para uma entrevista online, por isso, sempre é importante a validação final presencial, até mesmo para aplicar o teste prático, como zelo, cuidado com o caminhão, entre outros.

On Truck -  Após essa crise que todo o país está passando, que tipo de incentivo as empresas podem dar ao seus contratados na área de prestadores de serviço de transporte?

Geovani Serafim - A empresa pode premiar os seus motoristas, contratando cursos e incentiva-los a buscar cada vez mais a qualificação, pois a tecnologia embarcada nos caminhões está a cada dia mais avançada e o motorista que se aperfeiçoar será valorizado e muito procurado no mercado.    

On Truck - Atualmente qual seria a melhor forma para vocês de receber as propostas dos candidatos? Se possuir mais de uma forma, qual é mais utilizada pelos candidatos?(WhatsApp, E-mail, Pessoalmente, Aplicativo ou plataforma de terceiros)

Geovani Serafim - Nessa categoria a que melhor funciona é whatsapp, pessoalmente e indicações.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários