Segunda, 20 de Setembro de 2021 08:22
61 99943-0207
Geral Mato Grosso

Detran-MT doa mais de 3 mil bens inservíveis para cooperativa e associação de reciclagem

Entre os itens que não eram mais utilizados estavam mesas, cadeiras, lâmpadas, aparelhos de ar condicionado, longarinas, produtos de informática, geladeira, bebedouros e armários

25/06/2021 11h51
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Bens inservíveis do Detran - Foto por: Gilia Amaral/Detran-MT
Bens inservíveis do Detran - Foto por: Gilia Amaral/Detran-MT

Nos últimos dois anos, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), por meio da Coordenadoria de Patrimônio e da Comissão de Desfazimento, realizou a doação de 3.702 bens inservíveis. Os materiais estavam em todas as unidades da Autarquia de Cuiabá e interior e foram selecionados e recolhidos pela Coordenadoria para doação.

Entre os itens que não eram mais utilizados estavam mesas, cadeiras, lâmpadas, aparelhos de ar condicionado, longarinas, produtos de informática, geladeira, bebedouros, armários e outros.

Todo o material foi dividido de forma igual para a Cooperativa Alternativa de Catadores, Reciclagem e Preservação do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Coorepam) e para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Grande (ASSCAVAG).

Em 2019, o Detran-MT publicou um edital de chamamento público para doação dos bens. A associação e a cooperativa foram as únicas que atenderam todas as normativas do edital.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, ressaltou que o trabalho de limpeza e desfazimento desses bens é uma questão de saúde pública, uma vez que os mobiliários inservíveis acumulados podem se tornar locais para criadouros de aracnídeos e insetos causadores de doenças.

Processo de limpeza

Para fazer a seleção, recolhimento e posterior doação dos bens inservíveis, o Detran-MT instaurou, em 2019, uma comissão formada por quatro servidores que foram responsáveis por receber, catalogar e separar os lotes dos itens que foram distribuídos em partes iguais para a cooperativa e a associação.

“Alguns desses bens que separamos para doação estavam há mais de 30 anos encostados nas unidades, juntando mosquitos e insetos. E, graças ao apoio e autorização do presidente do Detran, Gustavo Vasconcelos, conseguimos realizar esse trabalho de limpeza das unidades, sem gerar custos para a autarquia e ainda contribuindo com o trabalho da cooperativa e da associação”, destacou o presidente da Comissão de Desfazimento da Diretoria de Administração Sistêmica, Antônio Boroviec.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.