Domingo, 26 de Setembro de 2021
Artigos CNH

Saiba o que você pode dirigir com cada CNH

Ter o conhecimento sobre em que cada classificação de CNH você pode atuar, ajuda ampliar possibilidades, tanto de empregos quanto para evitar infrações

29/06/2021 às 10h28 Atualizada em 23/09/2021 às 16h26
Por: André Baioff
Compartilhe:
Foto: Mercedes-Benz Novo Actos
Foto: Mercedes-Benz Novo Actos

 

Com tantas opções de veículos, entre motos e ônibus, chegando aos grandes caminhões trucados, às vezes, é difícil saber qual tipo você pode dirigir com a sua CNH, não é mesmo? Para além de saber qual automóvel você pode dirigir, há a preocupação com leis e normas, que pune os desatentos. Dividindo-se em 5 tipos de CNHs, nós vamos explicá-los todos aqui neste artigo.

 

É importante ressaltar que, saber das diferentes categorias de CNH, pode dar ao motorista  que busca recolocação no mercado de trabalho ou destaque na empresa em que atua, ferramentas para buscar se especializar, aproveitando-se que muitas empresas confundem essas diferenças. Algumas companhias não têm muito claro como cada uma funciona, dificultando na hora de contratar.

 

Entre as diferenciações das categorias, há a idade mínima, tamanho do veículo e peso, tempo de CNH, etc. Saber disso evita que você cometa infrações e nem precise custear multas ou perder pontos na carteira. Acompanhe as principais informações sobre o assunto que o Portal On Truck preparou para você ficar por dentro:

 

Aqui você encontra:

 

Categorias de CNH

São cinco que começa com a letra “A” e vai até a letra “E”. Também tem a categoria chamada de ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor), que é um pouco mais amena, mas tem lá as suas exigências. Acompanhe: 

 

ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor)

Pode até servir como uma espécie de habilitação, mas é distinta da CNH. Ela permite que pessoas possam conduzir as famosas “cinquetinhas”, que possuem até 50 cm³ de cilindrada. O veículo não pode ultrapassar 50 km/h. Os exames para obter esse tipo de autorização são menos exigentes do que as demais categorias de CNH. Além disso, esse documento tem validade de 12 meses.

Honda Biz 125

 

CNH Categoria A

Esta categoria, se restringe aos automóveis de até 3 rodas, ou seja, motocicletas, motonetas, triciclos e ciclomotor. Os motores passam de 50 cilindradas.

Honda CG 125 CNH A

 

CNH Categoria B

Dentre todos os tipos de CNH, esta é a mais famosa, já que a maioria da população a utilizam por abranger os carros de passeio ou domésticos, caminhonetes e camionetas, por exemplo. Além disso, esses veículos têm 4 rodas, espaço para até 8 passageiros (excluindo o motorista) e não têm mais do que 3,5 mil kg em peso bruto total. Uma curiosidade é que os habilitantes da CNH “B”, tem permissão de conduzir um motor-casa.

Volkswagen Delivery Express - CNH B

 

CNH Categoria C

Os interessados em conduzir veículos pesados devem prestar mais atenção a partir daqui, pois é onde há a permissão para dirigir automotores como caminhões, tratores, máquinas agrícolas e movimentação de carga. Esta classificação de CNH permite pilotar os veículos descritos na categoria “B”, apenas 8 passageiros (fora o motorista) e pesando até 3,5 mil kg. Vale ressaltar ainda que a partir da categoria “C”, será preciso realizar exame toxicológico de larga janela de detecção, junto com o exame médico e psicotécnico.

Constellation 25360 CNH C

 

CNH Categoria D

Agora, se você desejar ser motorista de ônibus, van escolar e afins, vai gostar de saber mais sobre esta categoria, já que é com ela que você terá a permissão de conduzir veículos com mais de oito passageiros (sem contar com o motorista). Além disso, poderá dirigir os veículos enquadrados nas categorias “B” e “C”.

Mercedes-Benz Euro VI CNH D

 

CNH Categoria E

Esta categoria abriga todas as possibilidades de veículos a partir da categoria “B”. E mais: obtendo uma CNH “E”, você poderá conduzir os veículos extremamente pesados. Os exemplos são os com unidades acopladas (reboque, semirreboque, trailer ou articulada), que ultrapassam 6 mil kg em peso bruto total e, também, têm a lotação acima de 8 lugares. Outro ponto a ser dito é que nesta categoria, é permitido dirigir automóveis com mais de uma unidade tracionada, independentemente do seu peso bruto ou capacidade de tração, como por exemplo, trailers.

Scania 770 V8 Flying Griffin

Requisitos para obter CNH e as diferenças de cada uma das categorias

É importante saber das diferentes exigências das CNHs. Por isso, explicamos isso logo abaixo. Acompanhe!

 

O que é preciso saber para obter a Autorização para Conduzir Ciclomotor

São necessárias apenas 20 horas de aulas teóricas, divididas em:

 

  • Legislação de trânsito: 7 horas/aula

  • Direção defensiva: 10 horas/aula

  • Noções de primeiros socorros: 1 hora/aula

  • Meio ambiente e convívio social, e noções de mecânica: 4 horas/aula


Depois disso, haverá o mínimo de 10 horas em aulas práticas. Após essa carga horária, pode-se fazer o exame de direção que deve ser feito em um ciclomotor, ou seja, um veículo de duas rodas com até 50 cm³ de cilindrada.

 

Diferenças entre a Categoria “A” e “B”

Essas são as CNHs mais comuns na população. Mas, mesmo assim, para obter uma delas, as exigências são só um pouquinho diferentes. A CNH “A”, por exemplo, o custo da prova prática e da auto-escola é mais barato. Por outro lado, quem tem a CNH “B” não pode dirigir veículos automotores de duas ou três rodas. Em ambas, é necessário realizar o curso e a prova teórica, o curso prático de direção e exame prático de direção; além de realizar o exame médico e psicotécnico. 


Acompanhe mais outras semelhanças dessas CNHs:


  • Idade igual ou superior a 18 anos;

  • Saber ler e escrever (neste caso é preciso apenas ser alfabetizado);

  • Ter documento de identidade (RG, carteira de trabalho, passaporte, etc);

  • E CPF.

 

Demais categorias

Para obter as CNHs “C”, “D” e “E”, é exigido, além do habitual exame médico e psicoterápico, o teste toxicológico de larga janela de detecção. Outra diferença é que a categoria “C” é a única que tem idade mínima de 18 anos. As outras é de 21 anos. Vale ressaltar também que, para obter a CNH “C”, precisa-se estar habilitado no mínimo de 1 ano na categoria “B”. Já para a categoria “D”, são no mínimo 2 anos habilitado na categoria “B” ou 1 ano habilitado na “C”. Para conseguir habilitar-se na CNH “E”, é necessário estar 1 ano na categoria “C” ou “D”. Entre essas categorias (C, D e E), é exigido não ter cometido infrações graves, gravíssimas ou ter mais do que uma infração média no período de 12 meses. 


Veja semelhanças nos requisitos das categorias C, D e E:


  • Idade igual ou superior a 21 anos;

  • Saber ler e escrever (neste caso é preciso apenas ser alfabetizado);

  • Ter documento de identidade (RG, carteira de trabalho, passaporte, etc);

  • E CPF.

 

Procedimento para mudança de categoria

 

  • Comprovante de residência atual: atualizada nos últimos 3 meses (conta de água, luz ou telefone);

  • Após encaminhar o processo na auto-escola e apresentar os documentos, os exames e os cursos já serão agendados;

  • Realizar o exame médico (credenciada pelo DETRAN). A auto-escola leva os alunos em dois  horários diários;

  • Realizar o Curso Prático de Direção Veicular de 15 horas (50 min cada aula), na categoria pretendida, ministrado pela auto-escola. São permitidas no máximo 2 aulas por dia;

  • Fazer o teste final que é a Prova de Direção Veicular, aplicado em  pátio próprio e vias públicas.



Exame toxicológico de larga escala


Como visto anteriormente, para as categorias C, D e E precisam apresentar um teste toxicológico de larga escala para detectar consumo de substâncias que interfiram na capacidade de condução de veículos, como por exemplo, drogas ilícitas, tal qual cocaína. O teste é feito depois de coletar cabelo, pelos ou unhas do motorista interessado na mudança de CNH. O resultado deve ser negativo para os últimos 90 dias. Muito importante ressaltar que este exame é assegurado pela Lei 13.103/2015, conhecida como “Lei do Caminhoneiro”.


A multa e a penalidade por dirigir um veículo diferente da sua CNH


Vimos até aqui várias normas exigidas para as diferentes CNHs existentes. Sendo assim, não seria diferente se não houvesse penalidades se, por um acaso, você decidisse conduzir um veículo que não fosse habilitado. 


Considerada uma infração gravíssima, o motorista pego por dirigir um veículo que não esteja especificado na sua CNH, gera uma multa no valor de R$ 586,94 e 7 pontos na carteira. O condutor também terá o veículo retido e só um outro motorista habilitado na categoria poderá retirar o automóvel. 

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

 

 

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Enquete