Domingo, 26 de Setembro de 2021
Geral DETRAN

Curso em Santarém conclui primeira fase do protocolo estadual de fiscalização do trânsito

Projeto aprovado pela ONU aperfeiçoa a abordagem dos agentes de trânsito com as melhores práticas internacionais de segurança viária

04/07/2021 às 12h56 Atualizada em 04/07/2021 às 13h09
Por: Redação Fonte: Eduardo Vilaça (DETRAN)
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um grupo de 27 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), de municípios do oeste do Pará, encerrou nesta sexta-feira (2), em Santarém, o curso de aperfeiçoamento de novas práticas de fiscalização de vias urbanas e rodovias, com foco na segurança viária, dentro do projetoStrengthening Road Traffic Enforcement in Brazil(Fortalecimento da Fiscalização do Trânsito Rodoviário no Brasil), aprovado pelo Fundo das Nações Unidas para a Segurança Viária e supervisionado pela Comissão Econômica da ONU para América Latina e o Caribe (Cepal). 

O projeto do Detran do Pará foi selecionado pela ONU entre 73 outros apresentados por 52 países, e objetiva adotar novos métodos para aumentar a eficiência das operações fiscalizatórias nos próximos anos, em um esforço do governo estadual e do Detran de colocar o Pará - e consequentemente o país - na vanguarda das melhores práticas em termos de segurança e fiscalização viária mundial, pareando suas ações a países como Austrália e Estados Unidos. 

Luiz Otávio Miranda, servidor do Detran/PA, ministrou as orientações aos agentes, que, depois, seguiram para os procedimentos práticos nas vias de Santarém. Luiz Otávio também anunciou que o Fundo da ONU, via Cepal, prorrogou por mais um ano o financiamento do projeto, devido aos impactos provocados pela pandemia da ccovid-19. “É uma excelente notícia, pois agora temos mais tempo para trabalhar”, comemorou.

APOIO

Segundo Miranda, a ONU trabalha com metas ousadas nesta nova década e foca na redução em 50% dos acidentes de trânsito até 2030. Países africanos, como a Etiópia, e latino-americanos, como o Brasil, devem receber atenção especial das Nações Unidas. Luiz Otávio acredita que é preciso a criação de um protocolo de fiscalização nos Estados, como um dos componentes de um Plano Estadual de Segurança Pública, como está sendo gestado no Pará agora. “Aqui temos contado com o total apoio do governador Helder Barbalho e a condução, incentivo e participação do diretor geral do Detran, Marcelo Guedes”, atestou.

“Essa etapa (da formação) consolida a primeira fase da implementação do protocolo estadual de fiscalização”, informou.

Duas ações foram realizadas na quinta-feira (1), em Santarém. A primeira, na PA-453 (Rodovia Fernando Guilhon), com duas horas de duração, à tarde, para fiscalizar o porte da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e observar a forma de abordagem dos agentes. 

“A troca de experiência entre os agentes e a padronização das abordagens, com base nas melhores práticas internacionais baseadas em evidências, é muito interessante para quem trabalha na fiscalização em lugares tão diferentes”, avaliou o gerente de fiscalização das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do tipo A, Josimar Viana.

Ele também destacou que o tempo da abordagem de cada condutor foi bem mais rápido e eficaz com a nova técnica. Mais tarde, uma ação noturna aconteceu de 19h às 20h, na avenida Tapajós, na Orla de Santarém. Lá, o foco das abordagens foi a alcoolemia, por ser uma área turística. 

ABORDAGENS

Na primeira ação foram feitas 270 abordagens com 7 autuações. Na segunda, utilizando os princípios doRandom Breath Testing (RBT)(testes com etilômetros realizados de forma aleatória), foram 42 veículos abordados e todos os condutores foram submetidos ao teste realizado com o etilômetro, com apenas 2 registros de infração ao art. 165 do CTB. 

As duas ações foram avaliadas na manhã de sexta-feira (2) durante o encerramento do treinamento e consideradas extremamente positivas pelos participa. “O curso foi bastante interessante. Adquirimos mais conhecimento para direcionar melhor o foco da nossa atuação, tornando a abordagem mais dinâmica”, afirmou o agente de fiscalização da Ciretran de Itaituba, Oclenio Fernandes.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Enquete