Segunda, 20 de Setembro de 2021 09:11
61 99943-0207
Saúde Goiás

Metrobus promove atividade laboral com colaboradores

Parceria com o Sest Senat, promoveu uma aula de ginástica laboral para 20 colaboradores do departamento de manutenção

07/07/2021 12h25 Atualizada há 2 meses
Por: Redação Fonte: Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

A Metrobus, em parceria com o Sest Senat, promoveu uma aula de ginástica laboral para 20 colaboradores do departamento de manutenção, nesta terça-feira (6). A iniciativa tem objetivo de proporcionar bem-estar, preservar a integridade física e prevenir lesões no ambiente de trabalho. A atividade foi realizada pela professora de educação física Priscilla Parreira Fleury.

A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, com objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões por esforço repetitivo e doenças ocupacionais. Trata-se de uma forma eficaz de melhorar o desempenho dos colaboradores, separando uma parte do dia para fazer exercícios físicos de baixo impacto, para melhorar a qualidade de vida dos participantes.

As práticas, realizadas durante o expediente, duraram cerca de 20 minutos e seguiram os protocolos de segurança durante a pandemia do coronavírus, como distanciamento social, aferição da temperatura, uso de máscara e o uso de álcool em gel. “O alongamento é remédio. É importante que todo mundo antes de iniciar a atividade profissional faça algum exercício para começar o dia bem”, ressalta Priscilla.

Segundo a técnica de enfermagem do trabalho da Metrobus, Hildete Martins Torres, os exercícios representam um momento de pausa no dia do trabalho, que serve tanto para aliviar a pressão do corpo como também amenizar um pouco a mente do estresse do dia a dia. “A adoção de hábitos mais saudáveis traz um ganho para o corpo, minimiza dores e ajuda a prevenir doenças ocupacionais”, reforça.

Para praticar não é necessária nenhuma roupa especial. As atividades incluem basicamente alongamento, fortalecimento muscular, correção postural, exercícios respiratórios, recreação e relaxamento. A Metrobus vai disponibilizar para todos os seus colaboradores pelos grupos de WhatsApp cartilhas básicas de exercícios diários para braços, pescoço, coluna e pernas. “É para ninguém ficar parado”, cobra Hildete Martins.

A expectativa é que pelo menos duas vezes por mês a atividade seja realizada com os colaboradores da Metrobus. O mecânico Welcio Wellington Rattes, de 58 anos, aprovou a iniciativa e disse que vai incluir na rotina os exercícios aprendidos na atividade laboral. “Agora vou fazer sempre antes de iniciar o meu trabalho porque o resultado é muito satisfatório na jornada diária”, conta.

Benefícios

Entre os benefícios da ginástica laboral estão: o combate e a prevenção às doenças ocupacionais (LER/Dort); a melhor utilização das estruturas óssea, muscular e articular, com redução da sensação de fadiga ao final da jornada de trabalho; a melhora da atenção e concentração nas atividades desempenhadas, o que reduz os riscos de acidentes de trabalho e a redução dos índices de sedentarismo.

Fonte: Metrobus - Governo de Goiás

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.