Sábado, 24 de Julho de 2021 00:39
61 99943-0207
Emprego & Educação Mercado de trabalho

Conheça o processo de contratação da Ghelere Transportes

A Ghelere conta com a sua própria escola de motoristas

17/07/2021 10h08 Atualizada há 7 dias
Por: Camila Pimentel
Tatiane Rabuske/Coordenadora de RH
Tatiane Rabuske/Coordenadora de RH

O segmento de transportes no Brasil é uma das atividades mais sólidas na economia brasileira, o que acaba atraindo muitos investimentos e uma geração de emprego e renda. E, trilhando no caminho do crescimento e do desenvolvimento está a Ghelere Transportes, uma empresa com 35 anos de história e que tem a matriz localizada na cidade de Cascavel-PR.

Atualmente, a Ghelere Transportes possui 100 veículos que atende as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A empresa se tornou referência de transporte manufaturado no mercado .

Por isso, o Portal On Truck entrevistou, Tatiane Kremer Rabuske, coordenadora de Recursos Humanos da Ghelere Transportes, para saber um pouco mais sobre como é realizado o processo de seleção para contratar profissionais que se candidatam a uma vaga da empresa. Confira abaixo a entrevista:

 

 

On Truck - Quais os cursos essenciais para a profissão?

Tatiane Rabuske - Nessa área de desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores, nós desenvolvemos um aplicativo de cursos personalizados, que são específicos para nossa empresa para que nossos colaboradores se desenvolvam ainda mais e conheçam os nossos processos internos. Além disso, utilizamos essa ferramenta para melhorarmos a nossa comunicação e manter a imagem da empresa padrão para nossa matriz e filiais. Devido ao distanciamento dos colaboradores, nem sempre a comunicação que gostaríamos de passar era a mesma que nosso colaborador dá ponta recebia, e com isso nossa ferramenta de treinamento nos agregou muito.

 

On Truck - Você poderia apresentar um pouco do processo de contratação dentro da sua empresa? O processo é automatizado, existe alguma dificuldade em analisar diversos currículos? Quais são os testes aplicados para esse candidato?

Tatiane Rabuske - Trabalhamos com o people analytics, temos a visão que cada indivíduo tem grande importância para nossa empresa e temos a tecnologia como ferramenta de apoio na nossa gestão. Primeiramente filtramos os currículos pelo nosso sistema, depois realizamos as entrevistas com o colaborador no setor do RH avaliando seu perfil através do profiler que nosso sistema fornece. Passando nessa fase, o colaborador realiza entrevista com seu gestor direto. Em algumas áreas especificas realizamos uma prova com o colaborador sobre demandas da sua área de trabalho. Gestor aprovando o colaborador é efetivado dentro da empresa. Depois da sua efetivação, realizamos o acompanhamento dos seus índices através do profiler, avaliando sua energia e automotivação para o trabalho.

 

On Truck - Quanto tempo em média demora o processo de recrutamento e seleção?

Tatiane Rabuske - Hoje nosso processo da entrevista até a efetivação do colaborador na empresa demora em média dez dias. Como existem os exames obrigatórios de cada função para ser realizado e liberado, acabamos demorando um pouco mais para liberar o colaborador para efetivação.

 

On Truck - Há problemas em recrutar e selecionar jovens motoristas?

Tatiane Rabuske - Tínhamos problemas com isso, e por este motivo montamos uma escolinha interna na empresa para ensinar nossos motoristas trainee e assim, desenvolver os motoristas que estão novos no mercado de trabalho.

 

On Truck- Sobra vagas de motoristas por falta de motoristas qualificados?

Tatiane Rabuske - Esse era algo que tínhamos no nosso passado também, e por este motivo desenvolvemos nossos motoristas internos que mais possuem tempo de empresa para treinar os motoristas novos e que não possuem muito conhecimento do produto que transportamos e que precisam se adaptar melhor a cultura da nossa empresa. Esse nosso projeto está sendo muito produtivo e com isso estamos conseguindo manter colaboradores na empresa e ter menos vagas disponíveis.

 

On Truck - Quantos anos de experiência mínima, para contratação de motoristas para trabalhar na sua empresa? A empresa possui curso de formação de motoristas?

Tatiane Rabuske - Exigimos no mínimo um ano de experiência com carreta. Temos nossa ‘’escolinha’’ de motoristas, para nossos Motoristas Trainee, que possuem experiência somente com truck ou ônibus. Nesse processo realizamos um treinamento com o colaborador em todas as áreas da empresa, para que o mesmo tenha um conhecimento geral de como é o funcionamento de todos os setores e onde a sua atividade impacta.

 

On Truck - Qual experiência inovadora pode contribuir com a profissão e eficiência dos serviços?

Tatiane Rabuske - Hoje investimos na segurança viária e no desenvolvimento dos colaboradores. Temos plena ciência que esses são os principais itens para o futuro. Temos que visar as pessoas e a segurança.

 

On Truck - A tecnologia integrada aos sistemas operacionais do caminhão, ajuda na relação entre motorista e empresa contratante?

Tatiane Rabuske - Com certeza. Hoje temos câmeras nos nossos veículos, rastreamento e monitoramento da nossa frota. Isso facilita na comunicação, pois sabemos a localização do nosso veículo e podemos prever quanto tempo vai demorar para a entrega, não precisando ter esse contato direto com o motorista. Outra coisa que pode ser agregado é que através das câmeras veiculares conseguimos identificar quando nosso motorista está correto em um acidente, e zelar pela sua segurança na direção.

 

On Truck - Como enxerga o futuro dos modelos de contratações para com os motoristas de caminhão? Entrevistas presenciais ainda são fundamentais para se definir uma contratação?

Tatiane Rabuske - Vejo o processo futuro 100% automatizado. Hoje já realizamos 90% das nossas entrevistas de forma remota e mantemos um contato mais próximo dos nossos colaboradores através das nossas ferramentas de tecnologia.

 

On Truck - Após essa crise que todo o país está passando, que tipo de incentivo as empresas podem dar aos seus contratados na área de prestadores de serviço de transporte?

Tatiane Rabuske - Essa crise afetou muito os nossos colaboradores emocionalmente, vejo como um ótimo incentivo um acesso ao psicólogo para acompanhamento dos mesmos. Além disso, podemos incentivá-los através de remuneração por metas, para que se motivem a manter o seu ritmo de trabalho. Aqui na empresa temos parceria com o Sest Senat que possui o convênio com psicóloga gratuito para o colaborador e sua família. Temos também, nosso Game interno, onde temos uma loja virtual da empresa em que nossos colaboradores podem trocar seu pontos por diversos produtos, tanto para uso pessoal, casa ou veículo.

 

On Truck - Atualmente qual seria a melhor forma para vocês de receber as propostas dos candidatos? Se possuir mais de uma forma, qual é mais utilizada pelos candidatos?(WhatsApp, E-mail, Pessoalmente, Aplicativo ou plataforma de terceiros)

Tatiane Rabuske - Recebemos os currículos dos nossos candidatos através do nosso site e por Whatsapp.

 

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Ghelere Transportes

 

 

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.