Segunda, 20 de Setembro de 2021 09:16
61 99943-0207
Emprego & Educação Formação

Veja os cursos para se tornar um caminhoneiro qualificado

Saiba quais os cursos para se tornar um caminhoneiro de sucesso!

25/07/2021 11h45 Atualizada há 1 mês
Por: Micaela Lisboa
Foto: Freepik
Foto: Freepik

Como vocês já sabem, ter qualificação é uma necessidade para todas as profissões. Afinal, ser caminhoneiro não é apenas dirigir ao longo de muitas horas de estrada. Saber como lidar com diversos tipos de cargas, problemas que podem surgir no percurso com o veículo pesado e a preocupação com a qualidade do serviço prestado, exigem conhecimento e saúde mental.

 

E foi pensando na saúde, qualidade de vida e desenvolvimento profissional dos caminhoneiros, que nós vamos dar dicas de cursos para a qualificação profissional de motoristas de veículos pesados. E o melhor: muitos deles são on-line e gratuitos! Antes de mais nada, falaremos da formação obrigatória para proteger o motorista e a carga que o condutor está transportando.  

 

Para os motoristas que desejam transportar produtos perigosos é necessário tirar o certificado de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP). São consideradas cargas perigosas: combustíveis, produtos químicos e cargas semelhantes. Tem curso on-line e gratuito no SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). 

 

Neste artigo, você vai acompanhar informações necessárias para você ser um motorista qualificado!

 

Aqui você encontra:

  • Transporte de Cargas Indivisíveis

  • Transporte de cargas vivas

  • Administração de frete e finanças

  • Manutenção, direção segura e tecnologia

  • Cursos para oferecer serviços de qualidade

 

 

Transporte de Cargas Indivisíveis

 

Primeiro de tudo: você sabe o que é um transporte de carga indivisível? Considera-se cargas indivisíveis aquelas que são transportadas inteiras, ou seja, que não podem ser divididas, como tratores, transformadores, toras de madeira, guindastes, contêineres, etc. O SEST SENAT oferece esse curso, porém de forma presencial

 

A carga horária é de 50 horas/aula e, para quem já tem o curso, precisa fazer só 15 horas/aula. Os alunos aprenderam noções de Legislação de Trânsito e Legislação Específica, Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Prevenção de Incêndios, Direção Defensiva e Movimentação de Cargas. 

 

Veja também:

- Empresa fundada por um ex-caminhoneiro, conta como seleciona novos motoristas

- Você sabe quanto um caminhoneiro ganha por mês?

- Você motorista que procura emprego sabe como se comportar numa entrevista de emprego?

 

Transporte de cargas vivas

 

Antes de explicarmos sobre este curso, é bom sabermos o que é cargas vivas, não é mesmo? Transporte de cargas vivas nada mais é do que transportar animais. Para isso, é necessário, além do curso, saber toda uma regra para locomover os bichos nos veículos de forma adequada, adaptando para dar conforto e segurança aos animais. 

 

Este tipo de qualificação há apenas de forma paga, ou seja, não há cursos de Transporte de Cargas Vivas gratuito. Outro ponto a ser observado é o de não haver disponibilidade de encontrá-lo em todas as regiões, por isso, é necessário procurar nas unidades de formação aos motoristas do seu estado. 

 

Observação importante! Os cursos especializados acima têm validade apenas de cinco anos. Após esse período, os condutores devem frequentar cursos de atualização Se, no momento da renovação da CNH, o motorista não apresentar certificado de atualização do curso, a informação será retirada do documento. Fique atento!

 

Administração de frete e finanças

 

Aprender a calcular o valor da venda de um produto ou serviço pode ajudar no resultado do lucro no final do mês. Para isso, é necessário analisar os custos operacionais do transporte de cargas e, assim, ajudar a reduzir as despesas e aumentar o rendimento. Tá precisando saber administrar melhor o seu serviço? Veja alguns cursos para administração de frete e finanças que o Portal On Truck separou para você:

 

  • Precificação no transporte rodoviário de cargas : O processo de precificação consiste em calcular qual será o valor da venda de um produto ou serviço. No transporte o desafio é ainda maior, já que há vários fatores que impactam no preço do serviço. Então se você quer aprender as principais estratégias para ter mais sucesso em seus resultados, esse curso é voltado para você! No site do SEST SENAT ele é oferecido gratuitamente.

  • Cursos operacionais do transporte de cargas : quer saber como estruturar e analisar os custos operacionais do transporte de cargas? Faça este curso! Com ele, você vai perceber o aumento da eficiência e da redução de custos.

  • Administração do frete : aprender sobre a administração de frete pode ajudar na qualidade, eficiência e lucratividade; além de ser um bom atrativo a quem busca ter um cargo importante na empresa em que trabalha.

  • Cálculo do frete : calcular o valor do frete vai ajudar a promover a sustentabilidade do negócio. Além disso, você vai aprender a considerar custos fixos e variáveis, a definição de lucro e outros elementos da organização financeira, a fim de oferecer o melhor preço ao cliente.

 

Manutenção, direção segura e tecnologia

 

Saber fazer manutenção de veículos com tecnologias mais recentes garante uma segurança a mais nas viagens pelas estradas, concorda? Pensando nisso, veja os cursos que proporcionam conhecimento sobre isso e que, no fim, fazem toda a diferença! 

 

  • Manutenção preventiva de veículos : esse curso aborda tópicos como o condutor de veículos profissional deve conservar o veículo, segurança na viagem, durabilidade do motor e a economia.

  • Curso de gestão de combustível : aqui você vai ter orientações de quais são as melhores práticas de direção para ter mais eficiência e reduzir, assim, o consumo de combustível e as emissões de poluentes. 

  • Gestão de pneus : você vai aprender como escolher o pneu adequado para o seu veículo, com conceitos de qualidade, marca e verificação de pneus usados. 

  • Tecnologias para o setor de transporte : com um mundo mais tecnológico, é importante estar atento nas principais evoluções. Nisso, para o setor de transporte, esse fator é primordial. E nesse curso, o motorista aprende como as tecnologias contribuem para a economia e a redução de poluentes emitidos pelos veículos, aumentando assim a segurança e o seu conforto.

 

Cursos para oferecer serviços de qualidade

 

A qualidade nos serviços é algo que conta bastante. Você sabe como se portar com o cliente, por exemplo? A qualidade de atendimento destacamos vários itens interessantes, que vão desde o cuidado com a carga do seu cliente aos locais de entrega, até formas de se comunicar. 

 

  • Excelência profissional para motorista : para você atender sempre com excelência profissional, à forma de se relacionar com o cliente e, de quebra, com o meio ambiente. 

  • Gestão do nível logístico : você vai saber os cuidados com o veículo e como gerir o serviço logístico e, principalmente, a qualidade no transporte de cargas.

  • Qualidade no atendimento :  que tal aprender posturas que proporcionem ao cliente uma experiência de bem-estar e satisfação? Esse curso é voltado para quem tem interesse nesse quesito.

  • Qualidade nos serviços de transporte de cargas : aprenda a desempenhar com excelência o transporte de cargas e avaliar os serviços prestados a partir de indicadores específicos em relação a atividade. 

 

E você, já fez algum curso acima, faltou algum? Conte-nos a sua experiência nos comentários. Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.