Segunda, 20 de Setembro de 2021 12:05
61 99943-0207
Emprego & Educação Obstáculos

Caminhoneira em busca da primeira oportunidade relata dificuldades para entrar no mercado de trabalho de transportes

Viviane Silveira afirma que exigência de experiência é uma das grandes dificuldades

31/07/2021 11h19 Atualizada há 2 meses
Por: Camila Pimentel
Foto: Viviane Silveira/Arquivo
Foto: Viviane Silveira/Arquivo

Entrar para o mercado de trabalho no segmento de transportes não é uma tarefa fácil para quem não tem experiência. Muitos motoristas que desejam uma oportunidade nesta área afirmam que uma das dificuldades é que muitas empresas de transportes exigem experiência mínima para ocupar alguns dos cargos do setor.

Mas, o importante é não perder a esperança, pois de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), o Produto Interno Bruto (PIB) do transporte brasileiro encerrou o primeiro trimestre de 2021 com um crescimento de 3,6% no volume de serviço, em relação ao último trimestre do ano passado. 

Além disso, ainda segundo a CNT, o transporte rodoviário de cargas (TRC) gerou de janeiro a março deste ano gerou 33.964 novos postos de trabalho.

No entanto, dentre estes novos postos de trabalho gerados não está o da caminhoneira Viviane Silveira, que atualmente busca uma oportunidade para trabalhar como motorista de caminhão. Em entrevista ao Portal On Truck ela detalhou os principais obstáculos para entrar neste mercado de trabalho. Confira a seguir:

 

On Truck -  Você já participou de algum processo seletivo para trabalhar como motorista de caminhão? 

Viviane - Pessoalmente não, mas já participei de uma entrevista remota, ou seja, virtual. Achei um pouco estranho, mas fiz a entrevista.

 

On Truck - Qual a importância da capacitação no segmento de transportes? 

Viviane – É muito importante, pois hoje o mercado está competitivo e quanto mais conhecimento melhor para conseguir uma vaga no setor.

 

Veja também:

Empresa fundada por um ex-caminhoneiro, conta como seleciona novos motoristas

Você sabe quanto um caminhoneiro ganha por mês?

Você motorista que procura emprego sabe como se comportar numa entrevista de emprego?

 

On Truck - Hoje para dirigir caminhão deve ter conhecimento em tecnologia? 

Viviane - Sim, sem sombra de dúvida. Pois é preciso saber o funcionamento do rastreador do caminhão e de outras funções dentro do próprio caminhão, sem falar que a tecnologia ajuda com localizações e orienta o motorista na estrada.

 

On Truck - Como você avalia os processos realizados pelas empresas de transportes?

Viviane -  Os processos seletivos estão corretos, mas muitas vezes as empresas deixam de dar uma oportunidade para quem quer contribuir de verdade porque o motorista não tem experiência. Muitas empresas estão deixando de ter pessoas capacitadas por exigir um ano de experiência, mas sem a primeira oportunidade como você vai ter experiência?

 

On Truck - Quais as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho pelo caminhoneiro/caminhoneira?

Viviane -  Respeito e valorização esta é dificuldade maior.

 

On Truck - Qual sua mensagem para o motorista de caminhão que está iniciando na profissão?

Viviane - Não desista do sonho de mostrar o profissional que você é. Seja determinado e se capacite, pois Deus não dorme.

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

 

3 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.