Domingo, 26 de Setembro de 2021
Curiosidades Curiosidade

Você sabe quem foram os atores caminhoneiros que fizeram sucesso na telinha?

A tevê brasileira é repleta de história com caminhoneiros e caminhoneiras famosas!

15/08/2021 às 05h00 Atualizada em 15/08/2021 às 10h04
Por: Micaela Lisboa
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Não foram poucos os atores que fizeram papéis de caminhoneiros. Vamos relembrar juntos algumas das séries, filmes e novelas ao longo dos 60 anos de TV no Brasil. Mocinhos ou vilões, atores que encarnaram os parceiros das estradas e levaram para a telinha histórias de superação, amor e principalmente de aventura. Quem não se lembra de uma das séries mais famosas da telinha, Carga Pesada? Temos certeza que essa série marcou muitas gerações! 

 

Mas essa só uma das tantas existentes das tevês brasileiras. Acompanhe com a gente, neste artigo, algumas das que separamos para vocês relembrarem ou conhecerem!

 

Aqui você encontra:

  • Série Carga Pesada com os caminhoneiros Pedro e Bino

  • Filme Jorge, um brasileiro 

  • Caminhoneiro Solano de a Vila Madalena

  • Pé na Jaca

  • A Favorita

  • Fina Estampa

  • Zeca de a Força do Querer 

 

 

Foto: Pedro (Antônio Fagundes) e Bino (Stênio Garcia).

Série Carga Pesada com os caminhoneiros Pedro e Bino 

 

Como já introduzimos uma das mais famosas do país, o primeiro capítulo de Carga Pesada foi ao ar em 1979, mas foi em 2003 que o nome ganhou força com os atores Antônio Fagundes (como Pedro) e Stênio Garcia (interpretando o Bino), mostrando o cotidiano dos caminhoneiros e suas dificuldades ao longo das estradas. 

 

Pedro é um aventureiro que se orgulha de não ter patrão e se anima com “mulher e diversão”. Está sempre disposto a tomar o caminho mais drástico, sem juízo para a solução de um problema. Bino, ao contrário, é mais “pé no chão”. Na estrada, quando não está morrendo de saudades da mulher e dos filhos pequenos, tenta controlar os impulsos de Pedro e alertar o amigo para a realidade da vida, como as contas a pagar no final do mês. 

 

Na primeira versão da série, no entanto, os dois compram juntos o mais caro, potente e bem equipado caminhão do mercado na época, um Scania LK 141 V8 . Para pagar as prestações mensais altíssimas do veículo, a dupla transportava cargas pesadas em longas viagens, por meio de estradas de terra ou caminhos improvisados, entrando sempre em grandes frias e se metendo com bandidos.

 

Na segunda versão, por outro lado, Bino se tornou dono de três caminhões, mas enfrentava um drama ao descobrir que estava com câncer. Enquanto aguarda o resultado dos exames para saber se o tumor é ou não maligno, ele decide se juntar ao seu antigo parceiro, Bino. Pedro, ainda caminhoneiro e sócio em um Scania Jacaré , para uma última viagem de caminhão, mostrando as paisagens mais bonitas e as precárias condições das estradas do Brasil. Para enfrentar os problemas das estradas Bino vende o Jacaré e compra um Volkswagen Titan Tractor 18.310 .

E você, caminhoneiro, se identifica com essa série? E qual personagem você mais se parece: Pedro ou como Bino?

 

Veja também:

Você sabe todas as gírias de caminhoneiros?

Conheça 10 filmes imperdíveis sobre caminhoneiros

Conheça as principais músicas de caminhoneiros

 

Foto: Filme Jorge, um brasileiro.

 

Filme Jorge, um brasileiro 

 

Inspirado na série Carga Pesada, o filme “Jorge, um Brasileiro”, de  1988 mostrou vários caminhões, dentre eles se destaca o Volvo N10 . O enredo se baseia no caminhoneiro Jorge (interpretado pelo ator Carlos Alberto Riccelli) que, como tantos outros, enfrenta a vida difícil no universo dos caminhoneiros que atravessam o país para chegar aos destinos mais distantes, com uma infraestrutura totalmente precária das estradas. Depois de brigar com a sua companheira Sandra (vivida pela atriz Glória Pires), ele sai para mais uma viagem, e relembra os fatos mais marcantes de sua vida, suas aventuras e os amigos da estrada. 

 

Achamos esse filme no YouTube! Se você quer ver, veja abaixo!

 

 

Foto: Caminhoneiro Solano(Edson Celulari) de a Vila Madalena.

 

Caminhoneiro Solano de a Vila Madalena

 

Em Vila Madalena, a novela dos anos 2000 mostra a vida de Solano Xavier (interpretado por Edson Celulari), um homem de origem humilde, que não teve chance de obter uma educação formal. Vivendo alguns meses desempregado, ele comemora com a mulher Eugênia (interpretada pela Maitê Proença) o fato de ter conseguido um trabalho temporário como caminhoneiro. Solano, porém, é vítima de uma cilada. Sem saber, ele transporta mercadoria contrabandeada em uma de suas viagens. Detido pela polícia, é preso, julgado e condenado a 17 anos de prisão. Na cadeia, se torna um grande xerife. 

 

Foto: Pé na Jaca, Caco(Carlos Eduardo Botelho Bulhões).

 

Pé na Jaca

 

Você se lembra da novela Pé na Jaca? Em Pé na Jaca, em 2007, Carlos Eduardo Botelho Bulhões, como Caco, dirigia caminhões na fictícia cidade de “Deus me Livre”. Porém, o personagem era alcoólatra e passava a maior parte do tempo bebendo e deixando toda responsabilidade da casa para a esposa, Gui (interpretada por Juliana Paes).

 

Foto: A Favorita, Cida(Claudia Ohana).

 

A Favorita 

 

Agora, tanto na ficção quanto na vida real, a mulher interpretar o papel de ser motorista de caminhão não é tarefa fácil, pois, muitas delas têm que passar pela missão de quebrar os preconceitos. Nós aqui do On Truck, inclusive, temos uma editoria que conta o dia a dia de muitas das profissionais do país e, também, do mundo

 

Em parte, o cotidiano das caminhoneiras foi mostrado na novela A Favorita, em 2009. Cláudia Ohana deu vida à caminhoneira Cida que tinha o papel de prover o sustento de sua família. Enfrentou o preconceito de colegas e parentes por optar ganhar a vida na estrada, além de ter sofrido assédio na profissão. 

 

Vem cá, você conhece alguma caminhoneira?

 

Foto: Fina Estampa, Íris (Eva Wilma) e Alice (Thais de Campos).

 

Fina Estampa  

 

Em Fina Estampa, novela de 2012 — inclusive, reprisada recentemente. A tia Íris (vivida por Eva Wilma) e Alice (personagem da atriz Thaís de Campos), depois de aprontarem muitos golpes na trama, decidiram comprar um caminhão e seguiram viagem pelo Brasil.

 

Foto: Zeca Mendonça(Marco Pigossi) de a Força do Querer.

 

Zeca de a Força do Querer 

 

E por fim da nossa lista tem o Zeca (personagem vivido por Marco Pigossi) de A Força do Querer . Com seu caminhão Ford Cargo 1317 de carga seca e uma imagem de Nossa Senhora, Zeca tinha a honestidade, temperamento forte e o gosto pelas estradas e caminhões de seu pai Abel ( interpretado por Tonico Pereira). Na trama, foi mostrada a venda de seu caminhão, mas logo nas cenas seguintes houve recuperação e entraram em cena também o Cargo 2429 Torqshift

 

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Enquete