Quinta, 02 de Dezembro de 2021
Artigos Tipos de cargas

Conheça os transportes para os vários tipos de cargas

Para levar os produtos variados ao dia a dia do brasileiro, há veículos específicos para cada tipo

15/08/2021 às 05h10 Atualizada em 23/09/2021 às 16h31
Por: Micaela Lisboa
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Cada carga precisa ser transportada com cuidado e de forma adequada para que a qualidade no final não seja abalada. A escolha do caminhão ditará esse processo de qualidade. Separamos os tipos de cargas para cada caminhão, se você começou a ler esse artigo com dúvida, esperamos que no final ela seja sanada. Vamos lá? 

 

Mais da metade dos produtos comercializados no país são transportados por caminhão, podemos classificar esses produtos em cargas secas, frigoríficas,móveis,  automotivas, vivas, perigosas, frágeis, produtos farmacêuticos e a granel.

 

Aqui você encontra:

  • Cargas secas; 

  • Cargas frigoríficas;

  • Cargas móveis;

  • Cargas automotivas;

  • Cargas vivas;

  • Cargas perigosas;

  • Cargas frágeis;

  • Cargas de produtos farmacêuticos;

  • Cargas a granel.

 

 

 

Cargas secas

 

Pelo nome já se pode imaginar, são produtos industrializados, não perecíveis. Não é exigido uma refrigeração e pode ser transportado em qualquer período climático. Algum exemplo de materiais para esse tipo de transporte são encanamentos, materiais de construção e móveis. Os caminhões para transportar esses produtos precisam apenas de um baú para proteger e organizar as embalagens como caixas e fardos. 

 

 

Veja também:

Tipos de carroceria: Conheça a ideal para o seu caminhão

Você sabe quanto um caminhoneiro ganha por mês?

Apelidos de caminhões das estradas, conheça alguns nomes curiosos dos brutos do tapetão

 

Cargas frigoríficas 

 

Para alimentos que necessitam refrigeração para não estragar, necessita de ser transportado em cargas frigoríficas que existem dois tipos: as refrigeradas e as congeladas. Nos refrigerados, os perecíveis como frutas, verduras e legumes são para esse tipo de carga. Para esse tipo de mercadoria, as viagens precisam ser curtas e de caminhões com baús com refrigeradores, sem necessidade de gelo, mas que a temperatura varia de 0 a -10C. Já os congelados, são os perecíveis que necessitem de gelos para transportar carnes, por exemplo. A temperatura dos baús precisa estar entre -15C e -20C.

 

Divulgação: Real Furgões.

 

Cargas móveis 

 

Agora, se você quer fazer aquela mudança seja residencial ou empresarial, aqui entra as cargas de móveis , que são os utensílios domésticos e material de escritório, por exemplo. Para a locomoção, vai depender o tamanho da demanda e do clima da região no dia da mudança. Existem inúmeros tipos de caminhões para fretes, seja com ou sem baú, pequeno ou grande vai da sua preferência. 

 

 

Cargas automotivas  

 

Agora  para transportar os veículos já montados, como carros e motos, é necessário conduzir um caminhão chamado cegonha, você já deve ter visto algum na frente das concessionárias da sua cidade, em que a carroceria possui plataformas e guinchos para organizar e suportar o peso dos veículos. Essas são as Cargas automotivas.

 

 

Cargas vivas 

 

Para as cargas vivas — fazer transportes de animais como bois, cavalos, porcos — existe todo um protocolo a ser seguido. Os caminhões precisam ser fechados para a segurança dos bichos, porém com ventilação, janela de visualização do motorista para os animais e rampa para ajudar na subida. E outra coisa: o trajeto precisa ser curto, porque, depois de aproximadamente quatro horas em pé, os animais de porte grande como os bois, se cansam e acabam tumultuando um em cima do outro, além de haver necessidades fisiológicas. 

 

 

Cargas perigosas 

 

Agora, o  transporte de produtos considerados perigosos, precisam de muita atenção e cuidado! Mas, o que tipifica “cargas perigosas”? São os caracterizados como os que trazem risco às pessoas, ao meio ambiente e à segurança pública. Os exemplos são gás natural, petróleo, álcool, produtos radioativos e fogos de artifício. 

 

O veículo de transporte precisa de uma adaptação de acordo com a resolução da ANTT n° 523/16 e sinalização com símbolos de classificação de risco .

 

Divulgação: Mundo Logística.

 

Cargas frágeis 

 

A sinalização para as cargas frágeis também é fundamental, pois os produtos podem quebrar e o manuseio precisa de atenção. Espelhos, vidros e cristais precisam de sinalização tanto na caixa quanto no caminhão. Você já deve ter visto a frase “Cuidado Frágil”, não é mesmo? Além disso, a frase sempre vem acompanhada de símbolos, como de uma taça que indica frágil, de um guarda-chuva que é proteger de umidade.

 

Divulgação: Rodojacto.

 

Cargas de produtos farmacêuticos 

 

Agora se você achou que transportar cargas perigosas e frágeis é burocrático, é porque você ainda não viu o trâmite que é o de cargas de produtos farmacêuticos. Claro, se você pretende se especializar para esse tipo de transporte saiba que a concorrência é menor. Primeiro que  um farmacêutico precisa acompanhar todo o processo de transporte.

 

Os caminhões podem ser um VUC ou Bitrem desde que adaptados para cada tipo de medicação, não podemos esquecer as refrigeradas, como as vacinas por exemplo. 

 

Divulgação: West Cargo Leandro França.

 

Cargas a granel 

 

E por fim, temos as cargas a granel. Sim, são os produtos colocados diretamente nas carrocerias, em caixotes ou em sacas, como o arroz, a soja e demais cereais. Para não perder, eles são organizados em contêineres, e os veículos mais utilizados para esse fim são o  Bitrem e o Trucks .

 

Ah! Você sabe como o leite do café da manhã é transportado? Existem as cargas a granel líquido, a água potável, refrigerantes, por exemplo. Esses são transportados com caminhões pipa, cisterna, veículos de carroceria para armazenamento de líquidos e que precisam sempre passar por higienização para não haver contaminação.

 

Bom, esclarecemos suas dúvidas? Você deve ter visto que não é somente transportar um produto, o caminhoneiro além de transportar, ele cuida e preza pela a qualidade, mas é necessário adaptações. É graças a todo o cuidado que nossa economia é movimentada. 60% dos produtos que movimentam o giro capital do país é determinada sobre rodas.  

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários