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Tipos de Carroceria: Conheça a ideal para o seu caminhão

Fator primordial de um caminhão, a carroceria determina qual tipo de produto o veículo irá transportar

15/08/2021 05h10 Atualizada há 1 semana
Por: Micaela Lisboa
Foto: Internet
Foto: Internet

São tantas as opções hoje em dia no mercado que definir qual o tipo de carroceria de caminhão adequada para o seu trabalho não é fácil. A carroceria, como é chamada a parte traseira do caminhão, é um fator primordial para o caminhoneiro, pois ditará quais são as cargas que ali poderão ser transportadas.

 

E nós, do portal On Truck, daremos aquela ajudinha aqui neste artigo!

 

Aqui você encontra:

  • Carroceria Aberta

  • Caçamba

  • Grade Baixa

  • Graneleira ou ‘Grade alta’

  • Prancha

  • Carrocerias fechadas

  • Baú

  • Baú frigorífico 

  • Sider

  • Carrocerias especiais

 

 

Carroceria Aberta 

 

Você já deve ter visto caminhões com carroceria aberta, fechada, altas, baixas... são tantas! As carrocerias abertas são para as cargas que não precisam tanto de proteção climática, por exemplo. 

 

 

Veja também:

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Caçamba

 

O caminhão caçamba é um modelo de carroceria muito utilizado na construção civil. Ela é indicada para o transporte de entulho e terra, composta por um compartimento profundo e com laterais um pouco elevadas, para que o material não caia durante a movimentação. Para esse tipo de transporte podemos citar o modelo Ford Cargo 1317 Caçamba ou VW 24250.

 

 

Grade baixa

 

Grade baixa, é quando a grade das laterais são baixas para facilitar a descarga do material. É também, conhecida para o transporte de cargas secas, como tijolos, latas e aço. Podem ser acoplados a caminhões como toco, truck ou estilo carreta. Com esse tipo é mais indicado para percorrer distâncias menores ou levar produtos que não tenham sua qualidade afetada pela exposição ao sol e à chuva.

 

 

Graneleira ou grade alta

 

O tipo graneleira também é conhecido como “grade alta” e tem característica inversa em relação ao caminhão grade baixa. Ela pode ser utilizada para o transporte de grãos, como milho e soja, além de fertilizantes e adubos. Suas grades mais altas facilitam a acomodação dos itens, como do Ford Cargo 2422 .

 

Divulgação: Carrocerias Líder/Graneleiro.

 

Prancha

 

Como o nome já diz, semelhante a uma prancha de surf devido ao seu compartimento de carga ser extenso e livre, o que facilita a acomodação de máquinas pesadas. É um modelo que serve para o transporte de cargas de grande volume e indivisíveis como os tratores e containers.  Em alguma viagem de carro você já deve ter visto aqueles longos caminhões que na parte de trás mostra quantos metros o caminhão tem de largura. Pois é, são esses mesmos!

 

Divulgação: Patrick Titz - PMJS / Caminhão Prancha.

 

Plataforma

 

Conhecido como “reboque”, isso mesmo aquele que você liga pedindo ajuda para levar seu carro que estragou no meio da avenida. Plataforma é uma espécie utilizada para socorro e/ou transporte de veículos. Esse é um modelo bem conhecido nas estradas das cidades. E você já pediu algum desses na vida?

 

 

Carrocerias fechadas 

 

Agora, iremos conhecer as carrocerias fechadas. São justamente para cargas que precisam ser protegidas, lugar seco, seguro e para longas viagens. Podemos citar o baú com e sem refrigeração e o tipo sider.

 

 

Baú

 

Podemos dizer que é um dos caminhões bem comuns na hora dos fretes, pois serve para quase todos os produtos. Caixas, móveis, alimentos não perecíveis, todos que precisam de proteção climática.

 

Divulgação: 4 truck / Baú.

 

Baú frigorífico 

 

Com todo um sistema de refrigeração instalado, os produtos mais transportados nesses caminhões são os alimentos perecíveis como carnes, frutas, legumes e outros industrializados. Podemos citar um Scania P 310 como exemplo de veículo para esses transportes.

 

 

Sider 

 

Abertos para descarga de materiais pela lateral, sider é um modelo de baú lonado para cargas paletizadas. Paletizar nada mais é que utilizar paletes para permitir o empilhamento de todos os produtos dentro do estoque. Caso você ainda não saiba, um palete é uma plataforma padronizada sobre a qual os produtos são colocados. Você certamente já o viu em alguns armazéns e estoques de mercados. Quando é necessário pegar um bloco com os produtos, basta usar uma empilhadeira para pegar o palete e toda a carga será transportada, como autopeças, alimentos e produtos de limpeza.

 

Divulgação: Ecolonas / Sider.

 

Carrocerias especiais 

 

E por fim, as carrocerias especiais, são para as cargas que exigem alguns cuidados especiais, principalmente em razão de sua composição ou condições de armazenamento. Iremos ver alguns desses tipos:

 

Para o transporte de cargas a granel, areia, brita você que já deu uma andada nas madeiras já deve ter visto que a traseira levanta em até uns 46 graus de inclinação para o produto ser despejado no chão, esse tipo de carroceria chamamos de Basculante. Agora para o meio rural, o transporte de cana-de-açúcar pede um tipo próprio de carroceria, o Canaviera, aberto somente na parte de cima as máquinas vão colhendo e jogando por cima no caminhão ao lado. E, para os animais, como bois e cavalos, a carroceria Boiadeira, como o próprio nome diz, é totalmente fechada, porém, apresenta frestas para entrada de ventilação.

 

Para coletarmos madeiras, a carroceria Florestal facilita na hora de acomodar as longas toras de madeira, aberta apenas dos dois lados do caminhão, a locomoção na hora de alocar e desalocar ajuda. Agora o Munck você já deve ter pedido, ele tem um suporte com um gancho para pegar o container de cascalho do resto da obra. E não poderíamos nos esquecer da carroceria Tanque, própria para transporte de cargas líquidas, como combustível, água e produtos químicos.

 

 

 

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