Sábado, 23 de Outubro de 2021
Artigos Artigo

Fretes CIF e FOB: Saiba o que é, quais são as diferenças e vantagens

Ambos tipos de fretes levam em consideração preço e responsabilidade de mercadorias

22/08/2021 às 11h06 Atualizada em 30/09/2021 às 10h40
Por: Micaela Lisboa
Compartilhe:
Freepick
Freepick

 

O frete é um fator determinante para o caminhoneiro, as empresas e o consumidor. Podemos falar tanto com relação a preço quanto a responsabilidade de se assumir certo tipo de cargas. Primeiro, precisamos entender o que é o frete, você saberia informar? Frete nada mais é do que o preço que se paga pelo uso ou pela locação de qualquer meio de transporte para levar ou trazer algo. 

 

Esse preço depende do tipo de carga, como será o transporte, do peso e do volume da carga e principalmente da distância a ser percorrida até o ponto de entrega. Ao escolher com quem e como a sua carga chegará ao destino, é essencial. Por isso, a gestão de frete tem sido um assunto bem debatido nas empresas.

 

Entendido o que é frete, conseguiremos entender a definição dos fretes CIF e FOB. Já ouviu falar nessas siglas? Caso não tenha, fique tranquilo. Esse artigo tem como objetivo esclarecer sobre o que são esses fretes, suas diferenças e vantagens tanto para a empresa quanto para o caminhoneiro. 

 

Aqui você encontra: 

 

 

Fretes CIF E FOB, o que é isso?

 

Bom, o frete CIF é uma sigla em inglês que quer dizer Custo, Seguro e Frete (Cost, Insurance and Freight, em tradução livre). É quando o frete já está incluso no valor da compra e, é o comprador quem arca com os custos. Porém, ele não terá responsabilidade caso ocorra algum imprevisto com a mercadoria, afinal ele já paga por isso. Essa é uma possibilidade em que todos os riscos correm por conta da empresa que fornece o produto, uma vez que o frete é pago na hora da compra. Nesse caso, todos os custos do frete já estão inclusos na mercadoria, como o seu custo, o seguro de transporte da carga até o destino. Então, o cliente não tem que se preocupar em desembolsar nenhum valor extra.

 

Agora, diferente do CIF, o frete FOB (Free on Board) — que significa “livre a bordo" em livre tradução —, é responsabilidade do comprador. Portanto, o próprio cliente se torna responsável pela integridade e entrega do produto, devendo assim contratar o transporte.

 

Ou seja, quando a carga é despachada, é o comprador que assume todos os riscos e custos do transporte a partir do embarque, já que a responsabilidade do fornecedor se encerra quando a mercadoria entra no transporte. Os pontos positivos são que o valor da compra é menor e dá ao comprador a liberdade de negociar com fornecedores de transporte condições de pagamento, preços que podem ser mais atraentes.

 

Porém, isso pode acarretar em gastos extras, como impostos, taxas, etc, que nem sempre são previstos na hora do planejamento. Importante frisar que, quando o transporte de cargas é internacional, o envio da carga da origem até o seu embarque é responsabilidade do fornecedor.

 

Veja também:

 

VANTAGENS E DESVANTAGENS CIF E FOB

 

Depois que entendemos o que são fretes CIF e FOB, vamos analisar os pontos positivos e negativos que diferenciam ambos. Isso não significa que um seja melhor que o outro, mas há situações em que um é mais indicado que outro. É preciso verificar as características de cada um para ver qual se encaixa melhor na hora da sua compra. 

Na maioria das vezes, o CIF é mais vantajoso para quem compra porque oferece mais praticidade e conforto na hora da entrega. O ponto negativo é que o preço é mais alto, mas é algo que é compensado pela conveniência com a compra. Como responsável pelo transporte, é preciso ter cuidado para que tudo saia conforme o esperado.

Já o frete FOB é mais vantajoso para quem vende, já que envolve um nível menor de responsabilidade. No entanto, também há um valor agregado menor no que é apresentado, o que até se reflete no preço. Ele também é mais vantajoso quando o comprador já tem a própria estrutura logística para o transporte.  Em certos casos, quando a empresa oferece o frete CIF pode ser usado mais como uma forma de conquistar satisfação e ganhar clientes.

 

 

Qual escolher FOB ou CIF?

Mas e agora como escolher entre um e outro? O frete CIF é mais indicado para vendas B2C , quando a venda é realizada por empresas que vendem produtos mais para pessoas físicas. Essas vendas acontecem com frequência por impulso, pela vontade de consumo imediata, mas há uma baixa fidelidade dos clientes e muita competição por causa de preço.

 

Escolher o frete FOB, por outro lado, é mais recomendado para pedidos de mercadoria com alto valor agregado, indicado para vendas B2B . Nesse caso, a empresa que compra tende a ser aquela que escolhe a modalidade de transporte, saindo bem mais em conta quando se tem o transporte. 

 

 

APROVEITAMENTO DE ICMS - TRIBUTOS

Você já ouviu falar sobre tributos que pagamos a cada mercadoria comprada? Tudo tem imposto! A verdade é que não tem para onde correr, concorda? O transporte de cargas, assim como a aquisição de mercadoria, é tributado pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS . Portanto, igualmente permite gerar crédito de ICMS destacado no conhecimento de frete, que o pagador do transporte pode tomar para posteriormente reduzir o seu ICMS a ser pago pelas vendas.

Mas, para quem escolhe pelo FOB e paga pelo transporte, pode se creditar do tributo. Considerando esse critério e o fato de que o transporte e o ICMS da empresa devem ser pagos de qualquer forma, escolher esse modo de frete pode ser vantajoso pela economia tributária.

Para você que já tem transportadora, o melhor é oferecer os dois, pois, na prática, o processo é o mesmo e a transportadora é apenas uma intermediária. Oferecendo ambas possibilidades, o negócio consegue alcançar mais clientes. 

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários