Domingo, 26 de Setembro de 2021
Trânsito Cuiabá-Rondonópolis

Depois de oito anos, Governo Federal conclui duplicação de 168 quilômetros da rodovia Cuiabá-Rondonópolis

Último trecho da BR-163/364/MT que restava ser finalizado foi entregue na última sexta-feira (20)

24/08/2021 às 09h40 Atualizada em 24/08/2021 às 09h44
Por: Redação Fonte: DNIT
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Divulgação/DNIT
Divulgação/DNIT

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), deu um passo fundamental nesta sexta-feira (20) de olho no objetivo de tornar o Brasil cada vez mais competitivo “da porteira para fora” quanto à exportação da safra de grãos produzida no Centro-Oeste.

 

A conclusão das obras de duplicação BR-163/364/MT, que possui 168 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Rondonópolis, no Mato Grosso, com a entrega do último segmento que restava ser finalizado junto ao perímetro urbano da capital aumenta a competitividade do agronegócio matogrossense.

 

“Esse é um dos mais importantes empreendimentos de infraestrutura de transportes do país”, assegurou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Agora, os caminhoneiros podem ir de Cuiabá até Rondonópolis, que é outro grande polo do agronegócio do Mato Grosso, em uma rodovia com pistas totalmente duplicadas. Isso significa menor tempo de viagem, redução de custos e, consequentemente, maior competitividade do produto nacional lá fora”, disse.

 

Somente no primeiro semestre de 2021, mais de 30 mil veículos trafegaram diariamente no trecho da BR-163/364/MT, entre Cuiabá e Rondonópolis. No último segmento entregue, além da construção de quatro viadutos, também foram implantadas e revitalizadas as pistas marginais da rodovia, possibilitando a separação entre o trânsito pesado de caminhões e o fluxo local dos veículos que acessam os bairros residenciais da região. Isso traz mais segurança ao trânsito e reduz o tempo de viagem dos usuários.

Redução de acidentes BR-163/364/MT  

A duplicação completa também contribui com a melhora no fluxo de caminhões rumo aos portos do Sul do país, de onde as cargas são embarcadas para o mercado internacional. O setor produtivo estima que quase 10 milhões de toneladas por ano de soja e milho passam pela rodovia. O Governo Federal trabalha agora na construção do contorno do município de Jaciara, já em fase de elaboração do projeto.

 

Nos últimos sete anos, a partir da conclusão dos primeiros trechos de duplicação da rodovia, o número de acidentes despencou 64%, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, passando de mais de 800 para cerca de 300 no último ano. Uma redução significativa, principalmente, com relação às batidas frontais.

 

 

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