Domingo, 24 de Outubro de 2021
Qualificação Profissional Formação

Fabet capacita homens e mulheres para dirigir carretas e entrar no setor de transportes

Fundação Adolpho Bósio tem vários cursos para motoristas profissionais que duram de oito a 30 dias

28/08/2021 às 06h00 Atualizada em 12/10/2021 às 11h28
Por: Camila Pimentel
Compartilhe:
Salete Argeton/Fabet
Salete Argeton/Fabet

Nos dias atuais, a capacitação tem sido o diferencial no mercado de trabalho e no setor de transportes não é diferente. O motorista que quer se destacar e crescer na profissão deve buscar cursos de capacitação. E a Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet) é uma instituição que leva educação, treinamento e desenvolvimento para quem faz do meio de transporte o seu meio de vida. 

 

A instituição possui programas e atividades pedagógicas para conduzir passo a passo todo o profissional da área, empresários, motoristas e prestadores de serviços, rumo a um caminho mais eficiente, seguro e inteligente na operação do transporte brasileiro.

 

O Portal On Truck entrevistou a gerente da unidade de São de Paulo, Salete Argeton , que destacou os principais cursos de formação para motoristas. Confira abaixo a entrevista.

 

On Truck - Como surgiu a ideia da empresa de montar um centro de formação para motoristas?

Salete Argeton - O projeto FABET tem origem no século passado, anos 90, quando nosso Fundador Sr. Pedro Rogerio Garcia percebeu o movimento necessário a ser feito para que o Setor do Transporte no Brasil fosse cada vez mais protagonista no desenvolvimento de nossa economia, mas que sobremaneira, fosse possível e tangível o entendimento do valor da profissão do motorista e o tamanho do desafio em profissionalizar, capacitar, desenvolver as habilidades comportamentais e técnicas de cada condutor,  para que pudesse conduzir os caminhões de forma segura e contribuísse ao nosso propósito maior que é o de humanizar o trânsito e tornar o setor sustentável.

 

On Truck -  Quais são as etapas e quanto tempo dura a formação?

Salete Argeton - A Fabet apresenta vários cursos de formação, compreendendo o perfil do aluno e para qual operação ele deseja ingressar.

 

1-      Formação de carreteiros sem experiência – média 30 dias.

2-      Formação de carreteiros com experiência adquirida na condução de ônibus e truck – média 8 dias

3-      Formação de condutores para veículos biarticulados (7 ou 9 eixos), com experiência em veículos articulados – média 10 dias

 

On Truck - O que o motorista irá aprender na escola?

Salete Argeton - Os cursos para formação e especialização de condutores de alta performance possuem uma grade curricular baseada nos temas comportamentais e técnicos necessários para que o condutor possa se tornar um profissional Gestor de Unidade Móvel, com professores especialistas de cada área e numa metodologia baseada nos pressupostos andragógicos que assegura um profissional capaz de entregar resultados qualitativos e quantitativos para a empresa. Dos mais diversos temas, podemos citar: Desenvolvimento Interpessoal, Atendimento ao Cliente, Gestão da Qualidade, Saúde e Qualidade de Vida, Legislação do Transporte, Responsabilidade Civil e Penal, Direção Segura, Segurança Veicular, Mecânica Básica para Condutores, Direção Eficiente e Tecnologias Embarcadas, com aulas teóricas e práticas em laboratórios e prática de direção em  equipamentos modernos e tecnológicos.

 

On Truck - Quais os pré-requisitos, cursos, habilitações que o candidato para funcionário da empresa deve possuir?

Salete Argeton - Para os cursos de formação é necessário a CNH para o veículo desejado e dependendo do perfil do curso de formação, é necessárias experiências anteriores, conforme indicado acima.

Para os diferentes programas de especialização, é necessário experiência no tipo de veículo que deseja  se aperfeiçoar.

 

Veja também:

Empresa fundada por um ex-caminhoneiro, conta como seleciona novos motoristas

Você sabe quanto um caminhoneiro ganha por mês?

Você motorista que procura emprego sabe como se comportar numa entrevista de emprego?

 

On Truck - Ao fim do processo, como funciona o processo de estágio e contratação dos selecionados?

Salete Argeton - A Fabet possui um setor de egressos responsável pela indicação de nossos alunos junto às empresas clientes e parceiras. A indicação é realizada a partir do desempenho do aluno durante o curso e com análise cruzada entre perfil da empresa, da operação e do aluno.

 

 

On Truck - Há cursos exclusivos para mulheres e também portadores de necessidades especiais?

Salete Argeton - Temos curso de formação específico para mulheres caminhoneiras, disponibilizando estrutura necessária para que possam ficar hospedadas na instituição (Fabet possui alojamento e refeitório).

Neste processo de formação de mulheres, o projeto pedagógico contempla temas pertinentes a este público, como quebra de paradigmas, empoderamento com responsabilidade e todos os demais temas técnicos e comportamentais que já fazem parte do processo de formação.

O setor vem reagindo de forma positiva à inclusão de mulheres condutoras e em outras áreas das transportadoras também, como frotas, operação, manutenção e segurança.

 

On Truck - Como saber mais detalhes sobre a escola de motoristas da FABET?

Salete Argeton - A Fabet possuí vários canais de comunicação para atender os clientes, são eles: 

Site: www.fabetsp.com.br    

E-mail: marketingsp@fabet.com.br 

WhatsApp: (49) 9.9918-8844 Telefone (11) 4708-1784

 

Canal On Truck

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários