Segunda, 20 de Setembro de 2021 09:20
61 99943-0207
Mercado Gestão Logística

Logística no Brasil: Você sabe como funciona e seus diferentes tipos?

Em tempos de vendas on-line, saiba a importância e a necessidade de uma boa logística

29/08/2021 10h24 Atualizada há 1 semana
Por: Micaela Lisboa
Logística no Brasil: Você sabe como funciona e seus diferentes tipos?

 

Toda empresa que cuida de transporte de cargas tem que ter uma área exclusiva para logística. Cuidar que o produto chegue até o cliente da forma mais rápida e segura é o objetivo desse setor. Você já deve ter ouvido falar esse nome, pois é a área que administra o planejamento, executa e distribui  produtos, principalmente no que diz respeito ao transporte e armazenamento.

 

As instituições têm debatido para o dia a dia das entregas, principalmente nessa pandemia, a necessidade de um bom planejamento de logística e uma gestão eficaz da cadeia de suprimentos,  que vai desde o armazenamento da matéria-prima ou das mercadorias e termina na entrega do produto ao consumidor final. Na prática, isso significa controlar o estoque adequadamente, cuidar do armazenamento e organizar o transporte para cumprir os prazos de entrega.

 

Então vem com a gente para entender melhor a importância que a logística tem no mercado de transporte!

 

Aqui você encontra:

 

  • Gestão de logística no Brasil e suas dificuldades

  • Como gerir a logística 

  • Diferentes tipos de gestão de logística 

 

Gestão de logística no Brasil e suas dificuldades 

 

A atividade de logística já é estruturada no país e ganhou ainda mais força com a expansão do e-commerce, que são as vendas eletrônicas, tudo ocorre com um clique! Apesar disso, existem alguns desafios para que o setor cresça ainda mais no Brasil.  

 

A infraestrutura é um dos maiores exemplos dessa dificuldade de crescimento. Como a maior parte do comércio no país é alimentado por caminhões, para que os produtos cheguem com qualidade e agilidade é preciso boa estrutura nas estradas e principalmente segurança, devido aos roubos, coisa que não tem em mais da metade das vias. 

 

O grande potencial desafiador para melhorar essas ineficiências e, logo, ajudar a logística a se desenvolver ainda mais, envolve o aperfeiçoamento das estradas, otimização das rotas, evitar que o caminhão perca tempo por outras vias e deixar as condições de transporte melhores. 

 

Gestão de logística

 

Com a tecnologia, e agora a pandemia, as relações comerciais, não só no Brasil mas ao redor do mundo, tornaram-se ainda mais complexas. Assim como a economia, a política e a cultura, o processo logístico também foi impactado com todas essas mudanças.  

 

Com desafios maiores para se conectar em diferentes lugares, é preciso entender que há possibilidades de melhorias. Podemos citar o conceito de logística integrada, do termo em inglês supply chain que significa cadeia de suprimentos.

 

Esse termo busca abranger de ponta a ponta a logística de um produto ou serviço, começando desde a fabricação da matéria-prima até a sua entrega ao consumidor final. O grande objetivo é garantir a integração de qualidade de todos os integrantes e procedimentos da cadeia de suprimentos.

 

Ao firmar uma parceria que necessita a troca de matérias-primas ou mesmo produto, uma empresa conecta a sua cadeia de suprimentos com a operação logística de outra companhia. Por isso, antes de estabelecer uma relação logística com outra organização, é fundamental refletir e estudar os valores, a história e o processo da outra empresa.

 

Atualmente, existem diversos softwares para gestão de transporte e programas que permitem uma visão completa da gestão logística. Por meio de dados, é mais fácil e eficiente acompanhar a operação, identificar problemas e, dessa forma, propor soluções mais assertivas.

 

Veja também:

 

 

Diferentes tipos de gestão de logística 

 

Aprendemos que o processo de logística é e necessita de organização. Agora vamos ver uma pequena parte dessa atuação, pois tudo é bem estruturado em mínimos detalhes. Existem diferentes tipos de gestão, por isso, vamos lá:

 

Logística de Suprimentos

 

Logística de Suprimentos: O que é e como funciona?

 

O gerenciamento de suprimentos lida com o planejamento e a coordenação de materiais necessários em um local e horário específicos para fornecer suporte à produção ou à atividade. Esse fornecimento deve contar com o transporte de materiais e armazenamento, juntamente com planos para avaliar o nível de fornecimento durante as diferentes etapas do processo, certificando-se, além disso, de que o fluxo de materiais se alinha com a necessidade.

 

Logística de Distribuição

 

Logística de Distribuição: O que é e como funciona?

 

A logística de distribuição é responsável por gerenciar um material fornecido e armazenado que é enviado para os locais onde é necessário, ou seja, vai distribuir. O processo, portanto, inclui a emissão de movimentos como carregamento, descarregamento e transporte, até mesmo o rastreamento de estoque e a responsabilidade de uso, por quem é utilizado.

 

Logística de Produção

 

Logística de Produção: O que é e como funciona?

 

Tem como objetivo supervisionar as etapas de combinar suprimentos distribuídos em um produto, podendo implicar a coordenação de um processo de fabricação ou montagem e, no caso de aplicações como a produção militar, a logística de coordenação de espaço e áreas para a produção. Na construção, a produção incluirá a preparação do material para coordenar com a fase de construção enquanto ela ocorre.

 

Logística Reversa

 

Logística Reversa: O que é e como funciona?

 

Lida com a devolução de materiais e suprimentos de uma produção do processo de montagem. No gerenciamento logístico de um projeto de construção, por exemplo, os planos de logística reversa para a remoção de material excedente e a reabsorção do material em uma oferta de estoque.

 

Bom, nesse artigo você deve ter visto como é importante gerir e organizar a logística de uma entrega. Não é somente colocar dentro do caminhão, existe todo um processo para que a qualidade e a agilidade sejam peças fundamentais, ainda mais com o e-commerce que continua em alta, evitando as pessoas saírem de casa devido ao atual momento que vivemos.

 

 

Canal On Truck

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.