Domingo, 24 de Outubro de 2021
Artigos Você Sabia

Frete, mudança, carreto...Qual a diferença?

Entenda qual a melhor função de cada modalidade para sua mercadoria

29/08/2021 às 16h00 Atualizada em 23/09/2021 às 16h28
Por: Micaela Lisboa
Compartilhe:
Frete, mudança, carreto...Qual a diferença?

Parece quase a mesma coisa, mas não é? Frete, Mudança e Carreto, cada um desses têm diferenças e você vai saber tudinho aqui neste artigo que preparamos. Quando o assunto é transporte de cargas, o leigo pensa que é somente colocar no caminhão e ir. Mas, não é bem assim. 

 

Cada mercadoria existe um nome e várias técnicas de como transportar. Vamos entender melhor?

 

Aqui você encontra:

 

  • O que é frete?

  • O que é mudança e carreto com suas diferenças

  • Segurança no transporte das mercadorias

  • Como escolher entre os três?

 

Foto: Divulgação - Freepik

 

O que é frete?

 

Quando você compra algo pela internet, por exemplo, logo vê frete grátis ou calcule aqui o seu frete, correto? Bom, é isso mesmo, o nome frete surgiu para identificar o preço cobrado pelo aluguel de um veículo, embarcação ou outro modo de transporte para a locomoção de objetos. Com o passar do tempo, o termo passou a ser utilizado, também, no setor de mudanças. Hoje diz respeito às entregas de itens de pequeno porte. Na prática, a principal característica do frete é o chamado serviço de mini mudança. Por isso parece a mesma coisa!

 

 

Foto: Divulgação - Danisa Transportes

 

O que é mudança e carreto com suas diferenças

 

Agora, se você vai se mudar para um novo imóvel, tende a, quase que imediatamente, pensar em serviços de mudança. Contudo, existe no mercado uma outra solução disponível, chamada como carreto. O carreto é um serviço mais simples, em comparação às mudanças e, é, na maioria das vezes, oferecido por uma pessoa e não por uma empresa. Essa é uma das características que garantem diferenças entre os dois serviços.

 

Para o consumidor, a principal diferença é, com certeza, o custo, quanto mais em conta melhor, não é? Por ser oferecido por uma pessoa e não por uma empresa, o carreto tende a apresentar um valor mais baixo comparado com a mudança que é por empresa ou um caminhoneiro com Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Na maioria dos casos, essa modalidade é contratada para serviços de curtas distâncias.

 

Mas é preciso ficar atento, será que o menor valor do carreto realmente vale a pena? Por ser mais simplificado e custar menos, o serviço não oferece embalagens e seguros a seus clientes, o que pode trazer muitos problemas aos itens transportados. Dessa forma, se você quer ter segurança e zelo com seus objetos no caminho a ser percorrido, precisa considerar a contratação de uma empresa de mudança. Portanto, cuidado!

 

Além de se preocupar com o serviço de embalagem, o cliente precisa buscar uma empresa de mudanças que saiba como embalar cada item corretamente. Isso porque cada móvel e/ou objeto possui suas especificidades e precisa de uma embalagem adequada para sua proteção.

 

Veja também:

 

 

Segurança

 

Mesmo diante de tantas medidas de cautela, acidentes podem acontecer e alguns móveis e objetos podem ser danificados durante o período do transporte. E é exatamente neste ponto que a diferença entre o carreto e a mudança está presente: no primeiro serviço não existe a opção de contratação de seguros, o que pode trazer muitos transtornos ao consumidor.

 

Ao contratar uma empresa de mudanças, o seguro é um direito garantido por contrato. Na maioria das vezes, o serviço possui cobertura em qualquer caso de dano, perda ou extravio dos pertences. Esse é, com certeza, um dos pontos mais importantes a serem avaliados por consumidores que querem evitar problemas.

 

Foto: Divulgação - Freepik

 

Como escolher entre os três?

 

Diante das principais diferenças entre os meios apresentados, o consumidor deve avaliar sua necessidade antes de escolher entre o serviço. Se você busca apenas preço baixo, o carreto se mostra como a melhor opção. Entretanto, no que se prefere ter uma melhor relação de custo, benefício e de segurança com relação aos bens transportados, deve considerar a contratação de uma empresa de mudanças.

 

Portanto, antes de iniciar qualquer transporte, pesquise bastante. Nós do On Truck esperamos que você tenha sanado todas as dúvidas das modalidades apresentadas acima. Não deixe de verificar por empresas ou autônomos que transmitem segurança e zelo pela sua carga. 

 

Canal On Truck

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários