Domingo, 26 de Setembro de 2021
Entrevistas Capacitação

JSL lança programa Mulheres na Direção, que capacita caminhoneiras sem experiência

As candidatas selecionadas passam por um curso de 360 horas

03/09/2021 às 06h00 Atualizada em 23/09/2021 às 19h47
Por: Camila Pimentel
Compartilhe:
Ramon Alcaraz (CEO da JSL)
Ramon Alcaraz (CEO da JSL)

Incentivar mulheres a entrarem no mundo dos caminhões, esse é o objetivo da JSL, empresa do segmento de transporte e logística localizada no Estado de São Paulo. Recentemente a JSL lançou o Programa Mulheres na Direção, que selecionou candidatas para participar de uma capacitação para dirigir caminhões. O Portal On Truck entrevistou o CEO da JSL, Ramon Alcaraz, que destacou a importância da mulher no segmento de transportes. Confira abaixo:

 

 

On Truck - A JSL é uma das grandes empresas do transporte brasileiro e lançou recentemente o programa Mulheres na Direção. Qual o objetivo do programa?

Ramos Alcaraz - Queremos contribuir na formação de mulheres que sonham em dirigir máquinas pesadas, caminhões ou ônibus, mas não têm tanta experiência. E, assim, possam ingressar no mercado.

 

On Truck - Como surgiu a ideia de lançar o programa Mulheres na Direção?

Ramon Alcaraz - A ideia surgiu dentro da empresa, nos comitês de sustentabilidade. Acreditamos que a logística tem muitas oportunidades e queremos incentivar as mulheres a ocuparem mais um espaço dentro da sociedade, como já fazem com extrema competência em tantas outras funções

 

On Truck - Como funciona o programa?

Ramon Alcaraz - As candidatas aprovadas receberão um material didático e passarão por um treinamento completo de formação carreteira com duração de 360 horas.

Na parte teórica, elas participarão de integração, passarão por aula de legislação de trânsito, direção defensiva, condução econômica, atendimento ao cliente, lei da balança, amarração de carga,

E quando chegar na prática, as candidatas aprenderão sobre integração de monitoramento, uso de rastreador, tacógrafo e manutenção, receberão aula sobre borracharia, uso do engate e desengate, treinarão manobras, entre outra atividades essenciais para a formação profissional.

 

On Truck - Como funciona o recrutamento para as mulheres participarem do Programa?

Ramon Alcaraz - As candidatas selecionadas serão contratadas como trainees por um período de 45 dias, que pode ser estendido por mais 45 dias, e passarão por 360 horas de treinamentos teóricos e práticos no Centro Logístico Intermodal – Itaquaquecetuba/SP, além de contarem com todo apoio e auxilio para se adaptarem a nova função. A única exigência é que as candidatas possuam CNH na categoria “E”.

Ao término do curso, as candidatas aprovadas serão contratadas e poderão atuar em uma das operações paulistas do grupo: Itaquaquecetuba/SP, Jacareí/SP, Louveira/SP, Piracicaba/SP e São Bernardo do Campo/SP. 

 

On Truck - Como a empresa enxerga a abertura do mercado profissional no setor de transporte para as mulheres?

Ramon Alcaraz - Como em todos os setores da sociedade, as mulheres já mostraram sua capacidade e acreditamos, que na logística, isso não será diferente. Por isso, é essencial que haja incentivo do setor para que elas possam participar desse mercado.

 

On Truck- Qual a mensagem de incentivo que a JSJ deixa para as mulheres que sonham em ser caminhoneira?

Ramon Alcaraz - Com nosso programa, queremos que as mulheres que sonham em dirigir caminhões, cada vez mais, devem assumam, cada vez mais, a direção de suas vidas, conquistando seus objetivos

 

On Truck -  Após essa crise que todo o país está passando, que tipo de incentivo as empresas podem dar aos seus contratados na área de prestadores de serviço de transporte?

Ramon Alcaraz - Acredito, que o melhor incentivo que uma empresa pode dar, num momento como esse, é cumprir os contratos firmados, porque essa é uma forma de respeitar os profissionais que prestam os serviços no dia adia.

 

On Truck - Atualmente qual seria a melhor forma para vocês receberem as propostas das candidatas? Se possuir mais de uma forma, qual é mais utilizada pelos candidatos?(WhatsApp, E-mail, Pessoalmente, Aplicativo ou plataforma de terceiros)

Ramon Alcaraz - Temos uma página no nosso site exclusiva para o Programa Mulheres na Direção (CLIQUE AQUI PARA ACESSAR), além do e-mail: mulheresnadireção@jsl.com.br ou pelo WhatsApp (11) 98408-4140

Importante: Para este primeiro programa, as inscrições já foram encerradas

 

Canal On Truck

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Enquete