Quinta, 02 de Dezembro de 2021
Artigos Tipos de cargas

Você sabe quais os tipos de cargas mais transportadas no Brasil?

Responsável por abastecer todo o país, os caminhoneiros transportam variados tipos de cargas; entenda os tipos

05/09/2021 às 06h51 Atualizada em 23/09/2021 às 16h27
Por: Micaela Lisboa
Compartilhe:
Você sabe quais os tipos de cargas mais transportadas no Brasil?

Você conhece as cargas mais transportadas no país? São elas que direcionam mais de 60% da economia do Brasil. A escolha do veículo é um dos fatores que ditam a qualidade nesse processo, portanto nós da On Truck explicaremos quais as cargas mais transportadas do país e como elas são manuseadas. 

 

Lembra da greve dos caminhoneiros? Pois é, houve um grande impacto nos preços e falta de alimentos em muitas cidades do país. Os caminhoneiros atravessam carregando cargas com itens essenciais à população, desde alimentos a materiais de obra. Portanto, classificadas no campo logístico, iremos conhecer as seis mais transportadas via terrestres e seus cuidados. Vamos lá?

 

Aqui você encontra:

As cargas mais transportadas do país

- Cargas secas

- Cargas frigoríficas

- Cargas móveis

- Cargas vivas

- Cargas farmacêuticas 

- Cargas a granel

 

Foto: Cargas Secas

 

O que é cargas secas

 

Campeã de transporte, as cargas secas são aquelas de produtos industrializados, não perecíveis, em que não é exigido uma refrigeração e pode ser transportado em qualquer período climático. Algum exemplo de materiais para esse tipo de transporte são alguns alimentos, produtos de limpeza, encanamentos, materiais de construção e móveis. Os caminhões para transportar esses produtos precisam apenas de um baú para proteger e organizar as embalagens como caixas e fardos. 

 

Foto: Carga frigorífica 

 

Saiba sobre as cargas frigoríficas 

 

Para os alimentos que necessitam de refrigeração para não estragarem, necessita de ser transportado em cargas frigoríficas que existem dois tipos: as refrigeradas e as congeladas. Nos refrigerados, os perecíveis como frutas, verduras e legumes são para esse tipo de carga. Para esse tipo de mercadoria, as viagens precisam ser curtas e de caminhões com baús com refrigeradores, sem necessidade de gelo, mas que a temperatura varia de 0 a -10C. Já os congelados, são os perecíveis que necessitam de gelos para transportar como as carnes, por exemplo. A temperatura dos baús dos caminhões precisam estar entre -15C e -20C.

 

 

Cargas móveis: como funciona?

 

Agora, se você quer fazer aquela mudança seja residencial ou empresarial, aqui entra as cargas de móveis, que são os utensílios domésticos e material de escritório, por exemplo. Transporte bem utilizado no dia  a dia, conhecidos como mini mudanças. Você já deve ter usado um desses na vida!

 

Foto: Transporte de cargas vivas

Veja também:

Conheça os transportes para os vários tipos de cargas

Você sabe quanto um caminhoneiro ganha por mês?

Apelidos de caminhões das estradas, conheça alguns nomes curiosos dos brutos do tapetão

 

Cargas vivas: o que são? 

 

As cargas vivas - transportes de animais como bois, cavalos, porcos — é uma das cargas mais utilizadas no país. Os caminhões precisam ser fechados para a segurança dos bichos, porém com ventilação, janela de visualização do motorista para os animais e rampa para ajudar na subida. E outra coisa: o trajeto precisa ser curto, porque, depois de aproximadamente quatro horas em pé, os animais de porte grande como os bois, se cansam e acabam tumultuando um em cima do outro, além de haver necessidades fisiológicas. 

 

Foto: Transporte produto farmacêutico

 

Cargas de produtos farmacêuticos 

 

Agora se você achou que transportar cargas vivas é burocrático, é porque você ainda não viu o trâmite que é o de cargas de produtos farmacêuticos. Claro, se você pretende se especializar para esse tipo de transporte saiba que a concorrência é menor. Primeiro que  um farmacêutico precisa acompanhar todo o processo de transporte, além das exigências de autorizações para esse tipo de transporte. 

 

Os caminhões podem ser um VUC ou Bitrem desde que adaptados para cada tipo de medicação, não podemos esquecer os transportes de medicações refrigeradas, como as vacinas por exemplo. 

 

Foto: Transporte de carga a granel

 

Cargas a granel 

 

E por fim, temos as cargas a granel. São os produtos colocados diretamente nas carrocerias, em caixotes ou em sacas, como o arroz, a soja e demais cereais. Para não perder, eles são organizados em caminhões com caçambas tipo contêineres, fechados nas laterais. 

 

Ah! Você sabe como o leite do café da manhã é transportado? Existem as cargas a granel líquidas, a água potável, refrigerantes, são alguns exemplos desse tipo de carga. Esses são transportados com caminhões pipa, cisterna, veículos de carroceria para armazenamento de líquidos, que precisam sempre passar sempre por higienização para não haver contaminação.

 

E aí, se surpreendeu com as cargas mais transportadas do país? Esperamos que as suas dúvidas tenham sido esclarecidas. São essas cargas que levantam a economia do país e que alimentam nossas mesas e comércios a cada dia. Agradecemos pela sua confiança em nosso portal, até a próxima. 

 

 

Canal On Truck

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários