Sábado, 23 de Outubro de 2021
Segurança nas Estradas Segurança viária

PRF realiza fiscalização de freios em trecho da BR-116 na Bahia

Em três dias de fiscalização mais de 100 multas foram emitidas

24/09/2021 às 09h34 Atualizada em 24/09/2021 às 15h39
Por: Redação Fonte: PRF
Compartilhe:
Divulgação/PRF
Divulgação/PRF

Entre os dias 21 e 23 de setembro, ocorreu no município de Jequié (BA), um comando específico para fiscalização de freios de veículos de carga. A ação contou com o apoio da concessionária ViaBahia.

Batizada de ‘Frenagem I’, a operação teve o objetivo de fiscalizar e avaliar o sistema de frenagem dos veículos, passando orientações sobre direção defensiva e segurança viária.

Em virtude do tamanho dos veículos e do peso relacionado às cargas transportadas por eles, os acidentes que envolvem veículos de carga geralmente têm maiores proporções e geram maior gravidade das lesões ou a morte dos envolvidos, o que faz com que haja uma maior preocupação com o estado de conservação destes veículos.

Também fizeram parte das fiscalizações a comprovação obrigatória do horário de descanso, de vital importância na manutenção da segurança viária e, consequentemente, na redução de acidentes e de vítimas.

O local da ação foi escolhido estrategicamente, pois esse trecho da BR 116, localizado no sudoeste baiano, é um dos grandes corredores de passagem de cargas de bens e mercadorias para os mais diversos destinos.

No decorrer da operação, 220 veículos com abordagem foram consultados nos sistemas informatizados da polícia, alguns com irregularidades graves que geravam muito risco para a segurança viária.

A PRF emitiu 122 autos de infração por irregularidades. Os veículos autuados (multados), dependendo do caso, são retidos até a regularização. Foram flagrados também 29 profissionais do volante desrespeitando a Lei do Descanso, situação que coloca em risco a própria vida do motorista e dos demais usuários das rodovias federais.

A PRF reforça que a adulteração ou descuido com o sistema de freios do veículo, além de infração, pode causar acidentes e gerar danos irreparáveis para a sociedade.

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

 

Canal On Truck

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários