Sábado, 23 de Outubro de 2021
Qualificação Profissional Escola de Motoristas

Saiba o que fazer para ser aluno da Escola de Motoristas do SEST SENAT

O SEST SENAT oferece cursos para capacitar motoristas em diversas áreas

25/09/2021 às 10h38 Atualizada em 25/09/2021 às 10h38
Por: Camila Pimentel
Compartilhe:
Saiba o que fazer para ser aluno da Escola de Motoristas do SEST SENAT

O SEST SENAT atua na formação e na qualificação de profissionais para o mercado de trabalho. Além disso, os torna aptos a operarem novas tecnologias.

Por isso, atenção, motoristas!  O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) conversou com o Portal On Truck e detalhou o processo para fazer parte da Escola de Motorista da instituição. Confira abaixo:

 

On Truck -Como surgiu a iniciativa da Escola de Motoristas do SEST SENAT? 

SEST SENAT - O projeto Escola de Motoristas Profissionais surgiu no intuito de promover a capacitação e a atualização de condutores habilitados nas categorias D ou E, nos aspectos técnicos, comportamentais e legais.

O objetivo é aumentar a empregabilidade, a qualidade dos serviços prestados à sociedade e a segurança no trânsito.

Os cursos ofertados para motoristas do setor de cargas de passageiros no projeto são gratuitos para trabalhadores das empresas contribuinte do SEST SENAT e transportadores autônomos também contribuintes. Eles estão alinhados com as exigências do mercado de trabalho para o desempenho dessas funções.

Além de aulas teóricas, são realizadas práticas em caminhão ou ônibus. Essas práticas são executadas por meio de manobras e circuitos de condução nas condições reais encontradas nas rodovias.

O SEST SENAT também disponibiliza simuladores de direção para a capacitação dos motoristas.

 

On Truck - Quais são os critérios para a escolha dos motoristas que irão fazer parte da escola?

SEST SENAT - São priorizadas as matrículas dos contribuintes do SEST SENAT.

 

Podem participar dos treinamentos motoristas profissionais de ônibus e de caminhão que preencham os seguintes pré-requisitos:

 - Ser maior de 21 anos na data da inscrição.

 - Possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) válida: na categoria D, para inscrição em curso para motoristas do setor de passageiros; na categoria E, para inscrição em curso para motoristas do setor de cargas.

- Residir na área de abrangência da circunscrição regional de trânsito correspondente à Unidade Operacional do SEST SENAT na qual o candidato almeja se inscrever.

 

Simulador SEST SENAT

 

On Truck - O que o motorista irá aprender na escola? Quais são as etapas e quanto tempo dura a formação?

SEST SENAT - São cinco formações principais, a saber:

 

1.      Condução Profissional no Transporte de Cargas (20h)

2.      Condução Profissional no Transporte de Produtos Perigosos (20h)

3.      Condução Profissional no Transporte de Cargas Indivisíveis (20h)

4.      Condução Profissional no Transporte Coletivo de Passageiros (16h)

5.      Condução Profissional no Transporte Escolar (16h)

 

Aqui neste link tem todo o conteúdo programático dos cursos: https://www.sestsenat.org.br/escola-motoristas

 

Existem trilhas que podem ser desenvolvidas a depender da formação do motorista. A partir da formação principal, ele pode escolher os demais cursos que deseja realizar. Exemplos:

 A – Condução Profissional (16h às 20h) + Especializado para Condutores (50h) ou Específico para Condutores (32h) + Aperfeiçoamento de Motorista (22h)

B – Condução Profissional (16h às 20h) + Atualização para Condutores (16h) + Aperfeiçoamento de Motorista (22h)

C – Condução Profissional (16h às 20h) + Aperfeiçoamento de Motorista (22h)

 

On Truck  - As despesas com alojamento, materiais e etc, são custeadas pelo SEST SENAT? O candidato deverá fazer algum investimento para participar da escola? 

SEST SENAT - Não existe alojamento. O curso é gratuito para trabalhadores de empresas contribuintes do SEST SENAT e também para transportadores autônomos também contribuintes.

 

On Truck  - Quais são os estados em que são realizados os cursos de formação?

SEST SENAT - Aqui, nesse link é possível saber quais unidades oferecem os treinamentos: https://www.sestsenat.org.br/escola-motoristas

 

 On Truck  - Ao fim do processo, como funciona o processo de estágio e contratação dos selecionados?

SEST SENAT - O treinamento não prevê estágio. O SEST SENAT mantém a plataforma Emprega Transporte que tem o objetivo de facilitar a integração entre empresas do setor de transporte e profissionais qualificados.

Para cadastrar o currículo e ter acesso às vagas, o candidato precisa ser ou ter sido aluno de um dos cursos do SEST SENAT. Já as empresas podem fazer o cadastro diretamente, podendo registrar vagas em aberto e, também, ter acesso aos currículos dos profissionais.

 

On Truck - Quais são os períodos do ano que o SEST SENAT abre processo seletivo para a escolha dos motoristas?

SEST SENAT - A formação de turmas é realizada sob demanda de cada região unidade. Para saber sobre turmas abertas e inscrições, é preciso entrar em contato com as unidades que ofertam o projeto.

 

On Truck - Existem processos exclusivos para mulheres e também portadores de necessidades especiais?

SEST SENAT - Não. O projeto é aberto para todos os públicos.

Porém, caso o candidato seja qualificado como pessoa com deficiência, deverá apresentar Carteira Nacional de Habilitação válida, na categoria D ou E, e declarar aptidão para conduzir veículos de mercado, compatíveis com os veículos disponíveis nas Unidades Operacionais e que serão utilizados nos treinamentos do SEST SENAT.

 

On Truck  - Como saber mais detalhes sobre a escola de motoristas do SEST SENAT?

SEST SENAT - https://www.sestsenat.org.br/escola-motoristas

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

 

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários