Domingo, 24 de Outubro de 2021
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Para que você deve ter o ARLA 32?

Um componente químico que ajuda a diminuir gases tóxicos e poluentes dos caminhões, também pode ajudar a fugir de multas. Saiba como!

30/09/2021 às 13h13 Atualizada em 02/10/2021 às 11h47
Por: Micaela Lisboa
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Para que você deve ter o ARLA 32?

 

Aquecimento global, emissão de gases poluentes, efeito estufa… você já deve saber que esses são um dos maiores problemas ambientais dos nossos tempos. Isso tem trazido reações terríveis ao meio ambiente, afetando o nosso dia a dia e vai atingir em cheio as próximas gerações se nada for feito o quanto antes.

 

O diesel é um dos tipos de combustíveis que vem trazendo diversos problemas, tanto à nossa saúde quanto ao meio ambiente. Ele é muito utilizado em caminhões, ônibus, pequenas embarcações marítimas, tratores, máquinas industriais, etc. 

 

A queima desse combustível pode causar tontura, vômito, pneumonia química, irritação de pele, do trato digestivo e mucosas, náusea, diarreia, perda de memória e ao longo do prazo doenças cardiovasculares, perda de memória, dificuldade de concentração e até câncer de pulmão. 

 

Por conta dos males que o diesel pode causar, desde 2012, é obrigatório no Brasil o uso do Arla 32.

 

Mas antes de saber como todo o processo funciona, vamos aprender o que é o Arla 32?

 

Aqui você encontra:

 

- O que é ARLA 32

- ARLA 32 e seus custos e benefícios 

- Quais perigos o Arla 32 pode causar?

- Tecnologia SCR

 

O que é Arla 32

 

O Arla 32 nada mais é do que uma solução de ureia e água desmineralizada utilizada como reagente pelo sistema de redução catalítica. Essa mistura química não pode ser substituída pela ureia comercializada, por tanto, não tente fazer substituições nem por água potável. Em condições normais, o reagente Arla 32 é uma substância inodora e incolor, ou seja, não possui cheiro nem coloração característica.

 

O nome ARLA consiste em uma sigla de Agente Redutor Líquido Automotivo e o número 32 advém da concentração de 32,5% de ureia na solução. O componente tem o intuito de diminuir o percentual de óxidos de nitrogênio, que são substâncias tóxicas presentes nos gases de escape dos motores de combustão. O Arla 32 é pulverizado diretamente na tubulação do escapamento, reagindo quimicamente com a fumaça residual do processo de combustão do motor.

Além disso, a solução tem um reservatório próprio nos caminhões, que geralmente fica perto do tanque de Diesel. No caso dos caminhões, por exemplo, costuma ficar logo ao lado do tanque de óleo diesel. Todos os veículos P7/ Euro V têm um tanque identificado com tampa azul. 

 

Outro detalhe importante ressaltamos é que, em hipótese alguma, a Arla-32 deve ser colocada diretamente no tanque de Diesel do veículo.

 

Arla 32 e os custos e benefícios 

 

O consumo médio esperado para a solução é da ordem de 3% a 5% do consumo de óleo diesel, podendo variar de acordo com as condições do veículo, ou seja, isso significa que, em média, a cada 20 litros de diesel consumidos é consumido apenas um litro de Arla-32. 

 

Agora, falando em valores de compra, um galão de 20 litros de Arla-32 custa em média R$ 80,00 podendo ser comprado em postos de gasolina, internet ou distribuidoras específicas e autorizadas com validade de um ano, quando armazenada em temperaturas de até 30ºC e seis meses, quando armazenada em temperaturas de 30 ºC a 35 ºC.

 

Apesar de ser misturado aos resíduos do combustível apenas depois da combustão, usar o motor sem Arla 32 ou com algum produto errado no tanque do fluído pode resultar em perda de torque para o motor, cujo desempenho pode ser prejudicado entre 20% e 40%, dependendo das características do veículo. O motor não deixará de funcionar, mas ficará mais poluente e menos potente até que o tanque do fluído seja reabastecido.

 

Quais perigos o Arla 32 pode causar?

 

Diferente da queima do Diesel, como vimos lá em cima, a mistura não oferece qualquer risco em seu manuseio. Não irrita os olhos ou a pele e também não tem cheiro, não é poluente e nem deve ser colocado em recipientes metálicos, pois sua composição pode fazer com que eles oxidem. Apesar de ser inofensivo, é importante ler as instruções de manuseio antes de lidar com o fluido Arla 32, por favor tenha cuidado ao manusear! 

 

Bom, se o seu veículo ainda solta aquela fumaça preta entenda que o excesso de fumaça preta é sinal de motor diesel desregulado. Se você for pego em uma fiscalização, poderá levar uma multa de R $1.413,00. Trata-se de autuação ambiental, que não conta pontos na carteira de habilitação, mas pesa no bolso.  

 

O que é a tecnologia SCR para caminhões, ônibus e veículos pesados off-road?

 

O SCR (sigla em inglês para Redução Catalisadora Seletiva, em tradução livre) é uma tecnologia de pós-tratamento de gases. Utilizando-se do Arla-32, essa tecnologia reduz quimicamente o número de oxidação (NOx). Basicamente, quase todos os fabricantes de veículos pesados utilizam a tecnologia para se adequarem às novas legislações referentes às emissões de NOx.

 

Já deu para ver que o SCR é uma solução de custo mais eficaz para se adequar aos padrões de emissões de NOx. 

 

E, como isso funciona na prática? 

 

O ARLA 32 é injetado no escapamento, antes do catalisador SCR e depois do motor. Aquecido no escapamento, decompõe-se em amônia e CO2. Quando o NOx reage com a amônia dentro do catalisador, as moléculas danosas de NOx no escapamento são convertidas em inofensivas moléculas de nitrogênio e água.

 

Para ter mais sucesso com o uso do sistema SCR, aconselhamos você verificar se está usando Arla-23 de qualidade. Produtos com qualidade inferior, contaminam e põe em risco o catalisador do veículo. 

 

O sistema SCR é uma tecnologia que tem comprovação em diversos países. Cuidado o futuro do nosso planetas depende dos nossos esforços de hoje.

 

 

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