Domingo, 24 de Outubro de 2021
Artigos Europa

O que fazer para trabalhar como motorista de caminhão em Portugal

O caminhoneiro pode fazer a rota nacional ou a rota internacional e percorrer vários países europeus

09/10/2021 às 12h53 Atualizada em 09/10/2021 às 13h23
Por: Redação
Compartilhe:
Reprodução/Planeta Caminhão
Reprodução/Planeta Caminhão

Trabalhar como motorista de caminhão deve ser por vocação, mas também por amor a profissão. E, muitos caminhoneiros brasileiros estão enxergando oportunidades fora do Brasil. O mercado internacional para motorista de veículos pesados está cada vez mais forte, tanto nos Estados Unidos, quanto na Europa.

 

E você caminhoneiro brasileiro tem vontade de dirigir caminhão em Portugal? Se sim, preste atenção para as informações abaixo.

 

Brasileiro para entrar em Portugal não precisa de visto para turismo e negócios. Mas, para morar e trabalhar é necessário ter um visto sim. Então, a primeira atitude é tirar o visto para morar ou trabalhar em Portugal. Tem empresas especializadas em assessorar brasileiro que deseja morar lá.

 

Após obter o visto, é importante saber que há a necessidade de tirar uma nova habilitação para conduzir veículos pesados. No entanto, a CNH brasileira vale para as categorias A e B. Então, você pode dirigir carro pequeno como táxi e uber de imediato. 

Mas, para dirigir caminhões é preciso realizar todo o processo para tirar a habilitação com a categoria correta para dirigir veículos pesados em Portugal.

 

Quem pode tirar a carteira de motorista em Portugal

 

Somente os cidadãos brasileiros e estrangeiros residentes no país têm direito a tirar a carteira de motorista.

 

Passo a passo para tirar a CNH de veículos pesados em Portugal

 

Primeiro passo: ter uma CNH emitida pelo Detran brasileiro;

 

Segundo passo: Procurar uma auto escola em Portugal para iniciar o curso de Certificado de Aptidão de Motorista (CAM). Esse é um documento obrigatório para dirigir veículo pesado no país europeu.

 

Terceiro passo: Após a emissão do CAM, deverá solicitar ao IMT (Detran português) o CQM (Carta de Qualificação de Motorista), o valor é de 30 euros.

 

 

Documentos necessários para tirar a CNH em Portugal

 

- Comprovante de residência e de identidade

 

- CNH

O curso tem duração de 35 a 140 horas. Depende do tipo de veículo que você vai conduzir.

 

Valor: 80 euros

 

Veja também: Como e ser caminhoneiro no canada

 

Transferência da carteira de motorista brasileira para Portugal

 

1. Entre na página dedicada a este serviço do IMT (CLICANDO AQUI);

 

2. Selecione a opção que corresponde à sua condição: se sua carteira foi emitida em país da União Europeia ou Espaço Europeu; se foi emitida em país com acordo bilateral ou com regime de reciprocidade com Portugal; ou de países com os quais Portugal não possui acordos. Para brasileiros, é preciso acessar a página de país que possui acordo bilateral com Portugal;

 

3. Clique em “Formulário” e baixe o arquivo;

 

4. Preencha o formulário com seus dados;

 

5. Providencie os documentos solicitados – nós te damos uma lista deles logo abaixo;

 

6. Envie o formulário e os documentos digitalizados e os documentos para o e-mail: trocas.estrangeiras@imt-ip.pt;

 

Documentos para transferir a CNH brasileira pela portuguesa

 

• Carta de condução válida e definitiva;

 

• Documento de identificação comprovando a residência em território nacional;

 

• Número de Identificação Fiscal;

 

• Atestado Médico Eletrônico, emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão, para condutores de todas as categorias. Se feito pelo médico de família custa cerca de 4,50€, pelo médico da auto-escola custa a partir de 25€;

 

• Certificado de avaliação psicológica favorável, emitido por qualquer psicólogo no exercício da sua profissão, para os condutores do Grupo 2 – veículos das categorias C1, C1E, C, CE, D1, D1E, DE, B e BE, que dirijam ambulâncias, caminhões de bombeiros, transporte escolar, transporte coletivo de crianças ou transporte profissional de passageiros.

 

• Declaração emitida pelo Consulado do Brasil comprovando a autenticidade do título de condução, da data de emissão e respectiva validade, das categorias de veículos a que está habilitado, com as respectivas datas e restrições e ainda que o título de condução foi obtido mediante aprovação em exame de condução;

 

• Tradução do título de condução, autenticada pelo serviço consular de Portugal ou de outro estado-membro no respetivo país, quando o seu conteúdo não estiver em língua portuguesa, francesa, inglesa ou espanhola. Brasileiros, no caso, ficam dispensados desta obrigação.

 

Qual o investimento para tirar a habilitação em Portugal

Atualmente para se tirar a habilitação para veículos pesados em Portugal o custo total é de 2 mil Euros.

 

Média salarial de um caminhoneiro em Portugal 

O salário em média atualmente de um caminhoneiro em Portugal é de 1500 a 2 mil euros.

 

Onde encontrar vagas para caminhoneiro em Portugal

Há hoje mais de 1500 vagas para dirigir caminhões somente na rota nacional em Portugal. Mas, o mercado é muito maior do que você pensa, pois ainda há vagas para caminhoneiros na rota internacional, ou seja, você pode dirigir por outros países da Europa.

 

Para saber mais sobre as vagas de caminhoneiro em Portugal, basta (CLICAR AQUI)

 

 

Casal de brasileiros desbravam as estradas da Europa

O Portal On Truck já entrevistou um casal de caminhoneiros que desbravam as estradas da Europa. Luiza e Artur Silva moram na cidade de Seixal, em Portugal, e trabalham dirigindo caminhão por toda a Europa.

E em relação ao cotidiano do casal Luiza falou que geralmente ao sair da cidade que moram seguem rumo a Espanha. “Passamos entre 15 e 25 dias fora. Viajamos por diversos países e em cada um deles há novos desafios, como por exemplo a língua! Cada viagem é um aprendizado. Temos que fazer pausas de descanso variadas, e aí aproveitamos para descansar, cozinhar e se der passear um pouquinho”, afirmou a caminhoneira brasileira que trabalha na Europa.

 

Veja a matéria completa: Caminhoneira leva a garra e a coragem brasileira para desbravar estradas da Europa

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários