Sábado, 23 de Outubro de 2021
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A revolução dos aplicativos de frete no agronegócio

Plataformas digitais de frete propõem reduzir os custos operacionais das empresas e agilizar o encontro de motoristas

03/10/2021 às 10h45 Atualizada em 03/10/2021 às 12h46
Por: Redação Fonte: GMI
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A revolução dos aplicativos de frete no agronegócio

O serviço de logística no agronegócio é um mercado reconhecido pelo seu modelo de negócios off-line e terceirizado, em que a contratação do frete e a busca por motoristas costuma ser manual. Entretanto, as informações divulgadas, no primeiro semestre deste ano, pela Fretebras, site que divulga os números de fretes oferecidos pelas transportadoras, contradizem essa concepção.

 

De acordo com a pesquisa, que reuniu mais de três milhões de empresas, o volume de fretes rodoviários por celular aumentou 67% comparado ao mesmo período no ano passado.

 

A mudança se explica por dois fatores: a alta de 27% na produção de grãos (milho, soja e algodão), indicado no estudo Projeções do Agronegócio, produzido pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e o aumento do interesse em utilizar os aplicativos de frete para a contratação dos serviço de transporte.

 

De acordo com a Fretebras, o Rio Grande do Sul (RS) e o Paraná (PR) foram os que mais solicitaram orçamentos durante o período analisado, com um terço dos total de fretes contabilizados no estudo. Esse desempenho contribuiu para que, apesar do início de ano com resultados abaixo do esperado devido à pandemia, os empregos no agronegócio na região Sul se mantivessem até a chegada das vacinas.

 

O diretor de desenvolvimento de negócios da Rodovico Transportes, Diego Nazari, que presenciou e participou dessa mudança, atribui essa sustentabilidade ao uso de tecnologias no transporte de cargas. Na sua perspectiva, “o transporte no agronegócio, antes da introdução dos aplicativos no mercado,pedia o auxílio a alguém com anos de experiência na área que conhecesse a oferta de caminhões e a precificação do serviço.

 

Com as plataformas de frete, o serviço fica inteligente e dinâmico. Agora, temos os dados que comparam a quantidade de veículos entre as regiões e permitem a contratação do frete conforme a necessidade do cliente. Eu gosto de dizer que é uma forma inteligente de operar, sem trabalhar no achismo”.

 

Desde setembro, a Rodovico conta com o apoio do Tmov app, aplicativo desenvolvido pela Sotran Logística, LogTech especializada na logística no agronegócio. A organização recebeu, em 2016, um investimento milionário do Arlon Group, fundo de investimentos localizado nos Estados Unidos focado no mercado de alimentos, para a criação do software. Já em 2021, o suporte da Fit Investimentos, empresa de consultoria brasileira, contribuiu para a digitalização dos 180 mil caminhoneiros cadastrados no Tmov.

 

Os resultados puderam ser notados desde o ano passado, quando o faturamento do app aumentou mais de um bilhão de reais. E segundo o CEO da Sotran, Charlie Conner, as projeções, neste ano, são de um crescimento de quarenta por cento nas receitas da Sotran.

 

Diego credita a maior parte desse sucesso à simplificação que o aplicativo permite na contração e no pagamento do motorista. “O Tmov possui um sistema de cadastro com reconhecimento óptico de caracteres, o que permite uma leitura rápida de documentos e das informações do motorista. Trabalhar dessa maneira elimina uma série de etapas que, antes, fazíamos manualmente e necessitava de custos adicionais para contratar o pessoal necessário e especializado para realizá-las”.

 

Se realizado manualmente, o rendimento pela prestação de serviços nas empresas pode apelar para práticas antiéticas, como a carta-frete, modelo de remuneração proibida no Brasil pela Lei de nº 12.249/2010, em que o valor pago no contrato do caminhoneiro é realizado por meio de trocas por combustíveis, hospedagens e refeições. Com a digitalização do serviço, são retirados os intermediários na operação, e o depósito é feito no próprio app, através de um cartão Visa no débito.

 

Além disso, as plataformas de frete apresentam um aumento de eficiência no fluxograma da empresa. Diego afirma que a Rodovico espera aumentar os seus ganhos em quarenta por cento e reduzir os seus custos em vinte e cinco por cento.“Até o momento, todas as nossas avaliações são positivas. O Tmov conta com um time eficiente que oferece o treinamento necessário aos motoristas para o uso do aplicativo. Fora que é fácil de navegar nele, e a empresa oferece um backoficce de alta performance para atendimento urgente” - finaliza, Diego.

 

O agronegócio e a tecnologia são áreas cuja relação se apresenta como tendência para a economia mundial nas próximas décadas. A participação e o entusiasmo do empresariado com essas mudanças demonstra que o Brasil está atualizado das propostas que construirão um mercado com mais oportunidades de emprego ebem-estar para os brasileiros.

 

Sobre Diego Nazari

Diego Nazari é formado em Logística, pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV e atua como diretor de desenvolvimento e negócios da Rodovico Transportes. Além disso, é presidente da Associação de Cascavel de Skate 

 

 

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