Quinta, 20 de Janeiro de 2022
Startup e Inovação Novo modelo

Mercedes-Benz GenH2 a hidrogênio inicia testes em estrada

O novo Mercedes-Benz GenH2 Truck terá autonomia para rodar mais de 1.000 km

03/11/2021 às 16h45 Atualizada em 03/11/2021 às 17h20
Por: Redação Fonte: Estadão
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Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

O Mercedes-Benz GenH2 Truck inicia uma nova etapa de desenvolvimento. Isso porque, o caminhão da Damiler a células a hidrogênio começou a ser testado em vias públicas. Com isso, o caminhão revelado como protótipo em setembro de 2020 deverá rodar milhares de quilômetros em operações reais. De acordo com a empresa, o objetivo é garantir que o modelo tenha autonomia de mais de mil km.

 

Nesse sentido, o Mercedes-Benz GenH2 Truck fará parte de avaliações comparativas com caminhões eletrificados. A princípio, já estão previstos comparativos com o eActros, que é 100% elétrico. Bem como com versões híbridas e até a célula a combustível de outras fabricantes.

 

Dessa maneira, na B462 vão ser analisadas várias soluções de transporte. Trata-se de uma estrada na região de Rastatt, em Baden-Württemberg, na Alemanha. Essa rodovia tem rede área de cabos para recarga de baterias. O sistema é similar aos utilizados nos trólebus que circulam na cidade de São Paulo.

 

Mercedes-Benz a hidrogênio será feito em série em 2027

 

 

Segundo a Mercedes-Benz, o início da nova fase de testes do GenH2 representa um marco. Ou seja, marca a consolidação do plano de iniciar a produção em série de caminhões a célula a combustível em 2027. Portanto, a fabricante promete fazer somente veículos neutros em emissões de carbono na Europa, Japão e América do Norte a partir de 2039.

 

Seja como for, a empresa está atuando em duas frentes. Uma delas visa a oferta de veículos elétricos como motores alimentados por baterias. É o caso do eActros, por exemplo. As operações urbanas são o foco desses modelos. A outra é o desenvolvimento de caminhões a célula a combustível.

 

Assim, esta engloba o GenH2. Ou seja, também são modelos com motores elétricos. Porém, é a célula a combustível que gera a energia. Porém, trata-se de um processo químico, que não envolve combustão. Esses veículos são ideais para operações rodoviárias de longa distância.

 

 

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