Nós vivemos em um país muito burocrático, concorda?
Embora muitas documentações estão passando a ser digital, essa mudança, no entanto, anda a passos lentíssimos e não acompanha o ritmo frenético da nossa vida corriqueira.
Eventualmente, iremos precisar dos serviços de profissionais capacitados e que saibam realizar esse tipo de serviços burocráticos.
Por isso, decidimos fazer este artigo para falar sobre o profissional de despacho, o que ele faz e quais são os seus serviços. Muito conhecido em quem precisa fazer compra ou venda de veículos, esses profissionais estão atuando no meio digital também. Graças a implementação de documentações virtuais, tal como o ATPV-e e o CRV-e.
Quer saber? Acompanhe tudo neste artigo!
Aqui você encontra:
1. O que é despachante e pra que serve
2. O que é despachante on-line e o que faz
3. Quais diferenças de despachante on-line e o tradicional
4. Como saber se o despachante é autorizado
O despachante é um profissional responsável por fazer requerimentos, encaminhamentos e iniciar trâmites burocráticos junto a órgãos públicos. No Brasil, existem três tipos de despachantes: aduaneiro, documentalista e de trânsito. Veja abaixo as suas diferenças:
Aduaneiro: é especializado no desembaraço de mercadorias nas alfândegas. Também atua em cuidar dos processos de importação e exportação das empresas e de toda a parte legal e administrativa dos produtos e mercadorias que entram e saem do país.
Documentalista: apesar de o trabalho desse tipo de despachante ser voltado a órgãos de trânsito, como o Detran, agenciando documentos de veículos, também é um despachante geral, que faz atividades em diferentes segmentos econômicos. Tem familiaridade com guias e formulários específicos para taxistas, motoristas de transporte escolar, veículos de carga e para órgãos como Ibama, prefeituras, Incra, Receita Federal, associações de classe e outros.
Trânsito: esse profissional é totalmente especializado em documentação de veículos e atua diretamente com o Detran. Ele faz a representação do cliente junto às entidades competentes; a solicitação, organização e monitoramento de diversos tipos de documentos, alvarás, licenças e laudos; inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros; regularização de débitos e créditos; apuração e recolhimento de taxas e impostos; realização de vistorias e lacração de placas.
Primeiro de tudo, precisamos falar sobre a publicação da Resolução nº 712/2017 , trouxe a facilidade de realizar a transferência de um veículo de forma on-line. Isso porque constituiu-se o Certificado Eletrônico de Registro de Veículo (CRV-e) e a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) , possibilitando as transferências virtuais.
Assim, o despacho on-line ganhou espaço! Nisso, três serviços se tornaram vitais e preferenciais ao estilo on-line do despacho, tais como: emplacamento, transferência e a segunda vida do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) . Além disso, o despachante on-line pode ajudar a vida do motorista que acaba precisando dos seus serviços para contestar alguma multa, por exemplo.
Como falamos, a entrada dos documentos eletrônicos como ATPV-e e CRV-e , facilitou usar os serviços de despachantes on-line. O pedido de transferência on-line, por exemplo, deve ser feito diretamente no site do Detran.
Diferente do CRV (a versão anterior e de posse físico do documento), a ATPV-e só é emitida quando existe a situação de compra e venda de um automóvel . Uma medida de segurança para evitar perda ou dano do documento.
No processo de compra e venda de um automóvel, basta preencher a ATPV-e com dados dos interessados na compra/venda. Será necessário também autenticar em cartório , comprovando o interesse das partes.
A implementação deste método se deu a partir do dia 4 de janeiro deste ano (2021) . Os veículos registrados até o dia 3 de janeiro continuam valendo e não devem se preocupar.
Independentemente do tipo de transação ou serviço que você for fazer e usar uma empresa para fazer esse intermédio, sempre aconselhamos você verificar junto aos órgãos competentes se o estabelecimento é credenciado , hein!
Da mesma forma, vale para as empresas que prestam serviços de despacho. Você vai entregar dados pessoais que são valiosos e preciosos da sua privacidade. Não entre em besteira de entregar para qualquer um que não tenha a validade do Detran, que tem a competência de credenciar os estabelecimentos que realizam esse serviço.
O serviço do despachante credenciado ao Detran facilita a vida dos motoristas, já que não precisam ir até a sede do órgão para solicitar documentos e fazer registros relativos ao veículo.
Devemos relembrar que o despachante faz um serviço de intermédio, ou seja, uma ponte entre a pessoa que precisa resolver as questões burocráticas com os órgãos competentes de tal ação, para providenciar o que for necessário à realização do serviço solicitado pelo proprietário do veículo e/ou condutor.
Não deixe de compartilhar este artigo a quem precise! Espalhe pelos grupos de Zap e Facebook!
Até a próxima!
Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.