Terça, 07 de Dezembro de 2021
Geral xô, burocracia!

Despachante On-line: você sabe o que é? Será que tem gratuito?

Com tantas mudanças, esses profissionais estão migrando para o digital também. Saiba como!

20/11/2021 às 22h22 Atualizada em 21/11/2021 às 10h22
Por: André Baioff
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Nós vivemos em um país muito burocrático, concorda?

 

Embora muitas documentações estão passando a ser digital, essa mudança, no entanto, anda a passos lentíssimos e não acompanha o ritmo frenético da nossa vida corriqueira.

 

Eventualmente, iremos precisar dos serviços de profissionais capacitados e que saibam realizar esse tipo de serviços burocráticos.

 

Por isso, decidimos fazer este artigo para falar sobre o profissional de despacho, o que ele faz e quais são os seus serviços. Muito conhecido em quem precisa fazer compra ou venda de veículos, esses profissionais estão atuando no meio digital também. Graças a implementação de documentações virtuais, tal como o ATPV-e e o CRV-e.

 

Quer saber? Acompanhe tudo neste artigo!

 

Aqui você encontra:

 

1. O que é despachante e pra que serve

2. O que é despachante on-line e o que faz

3. Quais diferenças de despachante on-line e o tradicional

4. Como saber se o despachante é autorizado

 

O que é despachante e pra que serve 

 

O despachante é um profissional responsável por fazer requerimentos, encaminhamentos e iniciar trâmites burocráticos junto a órgãos públicos. No Brasil, existem três tipos de despachantes: aduaneiro, documentalista e de trânsito. Veja abaixo as suas diferenças:

 

Aduaneiro: é especializado no desembaraço de mercadorias nas alfândegas. Também atua em  cuidar dos processos de importação e exportação das empresas e de toda a parte legal e administrativa dos produtos e mercadorias que entram e saem do país.

 

Documentalista: apesar de o trabalho desse tipo de despachante ser voltado a órgãos de trânsito, como o Detran, agenciando documentos de veículos, também é um despachante geral, que faz atividades em diferentes segmentos econômicos. Tem familiaridade com guias e formulários específicos para taxistas, motoristas de transporte escolar, veículos de carga e para órgãos como Ibama, prefeituras, Incra, Receita Federal, associações de classe e outros.

 

Trânsito: esse profissional é totalmente especializado em documentação de veículos e atua diretamente com o Detran. Ele faz a representação do cliente junto às entidades competentes; a solicitação, organização e monitoramento de diversos tipos de documentos, alvarás, licenças e laudos; inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros; regularização de débitos e créditos; apuração e recolhimento de taxas e impostos; realização de vistorias e lacração de placas.

 

O que é despachante on-line e o que faz

 

Primeiro de tudo, precisamos falar sobre a publicação da Resolução nº 712/2017 , trouxe a facilidade de realizar a transferência de um veículo de forma on-line. Isso porque constituiu-se o Certificado Eletrônico de Registro de Veículo (CRV-e) e a Autorização Eletrônica para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e) , possibilitando as transferências virtuais.

 

Assim, o despacho on-line ganhou espaço! Nisso, três serviços se tornaram vitais e preferenciais ao estilo on-line do despacho, tais como: emplacamento, transferência e a segunda vida do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) . Além disso, o despachante on-line pode ajudar a vida do motorista que acaba precisando dos seus serviços para contestar alguma multa, por exemplo.

 

 

Quais diferenças de despachante on-line e o tradicional

 

Como falamos, a entrada dos documentos eletrônicos como ATPV-e e CRV-e , facilitou usar os serviços de despachantes on-line. O pedido de transferência on-line, por exemplo, deve ser feito diretamente no site do Detran.

 

Diferente do CRV (a versão anterior e de posse físico do documento), a ATPV-e só é emitida quando existe a situação de compra e venda de um automóvel . Uma medida de segurança para evitar perda ou dano do documento.

 

No processo de compra e venda de um automóvel, basta preencher a ATPV-e com dados dos interessados na compra/venda. Será necessário também autenticar em cartório , comprovando o interesse das partes.

 

A implementação deste método se deu a partir do dia 4 de janeiro deste ano (2021) . Os veículos registrados até o dia 3 de janeiro continuam valendo e não devem se preocupar.

 

 

Como saber se o despachante é autorizado

 

Independentemente do tipo de transação ou serviço que você for fazer e usar uma empresa para fazer esse intermédio, sempre aconselhamos você verificar junto aos órgãos competentes se o estabelecimento é credenciado , hein!

 

Da mesma forma, vale para as empresas que prestam serviços de despacho. Você vai entregar dados pessoais que são valiosos e preciosos da sua privacidade. Não entre em besteira de entregar para qualquer um que não tenha a validade do Detran, que tem a competência de credenciar os estabelecimentos que realizam esse serviço.

 

O serviço do despachante credenciado ao Detran facilita a vida dos motoristas, já que não precisam ir até a sede do órgão para solicitar documentos e fazer registros relativos ao veículo.

 

Devemos relembrar que o despachante faz um serviço de intermédio, ou seja, uma ponte entre a pessoa que precisa resolver as questões burocráticas com os órgãos competentes de tal ação, para providenciar o que for necessário à realização do serviço solicitado pelo proprietário do veículo e/ou condutor.

 

Não deixe de compartilhar este artigo a quem precise! Espalhe pelos grupos de Zap e Facebook!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários