Quinta, 02 de Dezembro de 2021
Artigos Banco de dados

Renach: você sabe o que é?

Entenda o que significa esse nome diferente e sua função

21/11/2021 às 11h20
Por: Micaela Lisboa
Compartilhe:
Reprodução
Reprodução

Viu o nome Renach e não sabe o que é? Hoje, vamos te explicar o que é, e como consultar o seu! 

 

Para explicar melhor o que é o Renach, precisamos entender uma coisa: quando tiramos a nossa primeira habilitação, conhecida como provisória, iniciamos a nossa vida de condutor. A partir desse momento, estamos suscetíveis às nossas responsabilidades com o Estado e seus órgãos responsáveis.

 

Após um ano sem infrações, o condutor recebe a sonhada CNH “definitiva”, certo? O que o titulariza mais responsabilidades e obrigações. Serve para fiscalizar se estamos cumprindo com os nossos deveres como condutores, e cumprindo as leis de trânsito sem problemas graves, por isso os órgãos de trânsito recorrem ao sistema, podemos chamar assim, de Renach.

 

Acompanhe mais!

 

Aqui você encontra:

 

Que raios é o Renach?

 

“Renach” nada mais é do que o Registro Nacional de Carteira de Habilitação, o que significa ser um grande banco de dados onde consta toda a vida do condutor, contando com o momento que ele tira a sua primeira carteira de habilitação.

 

Fica registrado no Renach as mudanças de categorias, infrações, penalidades, suspensões, mudanças de estado, tudo e muito mais. 

 

Simplesmente o histórico completo da vida de condutor do indivíduo. O Renach também fica responsável pela emissão da CNH definitiva e também da PID, que é a permissão internacional para dirigir.

 

 

Onde fica o meu número de Renach?

 

Você pode encontrar o seu número de Renach sem muita dificuldade. Sabia disso? O número do seu registro fica na parte inferior da CNH, logo abaixo da data de emissão. Geralmente o número do Renach vem acompanhado de duas siglas do estado de emissão da CNH.

 

Como consultar o Renach?

 

Agora, antes de qualquer coisa, é importante lembrar que o motorista não tem acesso integral ao Renach, pois essas informações são restritas apenas aos órgãos competentes, autoridades como Detran e a polícia do seu estado, por exemplo. Contudo, algumas informações podem ser conferidas.

 

 

Confira como ter acesso à essas informações:

 

  • Para começar, acesse o site do Detran do seu estado.

  • Vá para a aba ou sessão Habilitação

  • Em alguns casos, com o número de habilitação o condutor consegue ter acesso às informações, em outros, o número do Renach é necessário.

  • Pronto! As informações disponíveis variam de estado para estado.

 

Dessa forma, você consegue ter acesso ao número de pontos na sua carteira entre outros. É importante ressaltar que acessar os dados do seu Renach não te dá acesso a possíveis débitos como multas ou IPVA, por exemplo.

 

 

Segunda Via do Renach

 

Antes de mais nada, o Renach não é um documento!. Mas no momento em que uma pessoa se inscreve para obter sua CNH, ela recebe um papel que representa a inscrição com o seu nome. Essa inscrição será solicitada no momento de realizar seus exames médicos, assim como o psicológico e sua inscrição na autoescola. 

 

Portanto, quando solicitarem o Renach, trata-se do papel emitido no ato de sua inscrição para obter a CNH. Lembre-se que, se você não estiver com essa documentação em mãos, o seu procedimento não avançará para as demais etapas. Mas se você, por algum motivo, perder esse papel, não há motivos para se preocupar!

 

Basta solicitar uma segunda via do Renach. Para isso, o próprio atendente faz uma consulta e imprime uma nova folha. Vale ressaltar que essa alternativa é válida para os condutores de todos os estados brasileiros, sem exceção.

 

Gostou? Então mande para o pessoal dos grupos de Facebook e Zap!

 

Até mais!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários