Existem tantas categorias de CNH que acaba nos confundindo e nos atrapalha saber para que serve cada uma, não é verdade?
Mas, neste artigo que nós do portal On Truck preparamos, vamos falar especificamente da categoria C. Quais são os tipos de veículos que eu posso dirigir? E quais eu não posso? Se eu tiver a CNH C eu vou poder continuar dirigindo carro de passeio?
Essas são umas das dúvidas que vamos abordar aqui!
Acompanhe!
Aqui você encontra:
Antes de tudo, a categoria C da CNH corresponde a uma permissão do condutor a dirigir determinado tipo de veículo. Sendo assim, o interessado terá que passar por algumas exigências para adquirir esse tipo de CNH desejado.
As pessoas costumam procurar mudar de categorias por conta do trabalho e da vida profissional; ampliar a cartela de serviços (no caso dos motoristas de caminhão autônomos, agregados ); e por aí vai.
Em se tratando da CNH C, o interessado vai poder dirigir todos os tipos de automóveis permitido para quem tem até a categoria B (veja mais no Glossário que preparamos para você). Além de poder conduzir veículos de carga até 3,5 toneladas de peso bruto total. A exemplo disso estão caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas.
Como falado anteriormente, o interesse em mudar de categoria tem diversos motivos. Os condutores querem mudar de posição numa empresa, por exemplo, ou querem ampliar a sua diversidade de serviços em trabalhos autônomos e agregados. Enfim, são muitas as razões.
Mas é necessário saber que, mudar para qualquer tipo de CNH, será necessário seguir alguns critérios. E, no caso da categoria C, listamos as exigências pedidas pela lei:
Idade mínima de 19 anos;
Pelo menos 1 ano de habilitação na CNH categoria B;
Não ter levado multa por infração grave ou gravíssima e não ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses;
Ser aprovado no exame toxicológico, de aptidão física e mental;
Realizar curso e prova práticos de direção veicular.
Anotado tudo certinho aí? Então, agora que você já sabe quais são os critérios para obter a CNH C, você vai precisar saber os valores dessa mudança. Acompanhe no próximo tópico!
Não podemos dar um valor certinho dos custos para obter a CNH tipo C, já que isso dependerá da região e do estado a qual você se encontra. Mas podemos falar em um preço médio pelo país, que é mais ou menos de R$ 3.135,00.
Os custos vão desde exames laboratoriais a taxas em órgãos competentes. Veja:
Custos com exames: toxicológico e de aptidão física e mental;
Custos com a autoescola;
Custo com a emissão da CNH.
Nos tópicos anteriores você viu que é preciso passar por algumas burocracias até ter, de fato, a habilitação com a categoria C. Nada é fácil! Mas, aos interessados, aconselhamos paciência!
Podemos dizer que o tempo médio está na faixa de 90 dias para a emissão de sua CNH C. Tudo vai depender da agilidade que você dará à autoescola e ao Detran, como forma de buscar antecipar as etapas estipuladas.
Depois de te explicar sobre documentação, informações e te fazer entender sobre a CNH C, chegou a hora de você saber qual tipo de veículo é permitido conduzir com a habilitação do tipo C.
Além de ser liberado a dirigir os automóveis da categoria B, com a habilitação do tipo C, você vai poder conduzir veículos específicos, como os elétricos ou automotores com um peso maior que 3 mil kg de peso bruto, contemplando máquinas agrícolas e tratores, por exemplo, e, claro, caminhões.
Vale ressaltar aqui que, para ter a habilitação tipo C, um dos pré-requisitos é ter, no mínimo, 1 ano de experiência com a CNH B. Por isso, o motorista também pode dirigir veículos da B com a sua CNH C.
Agora que você aprendeu que, para ter a CNH tipo C você precisa ter 1 ano de CNH B e dirigir veículos com até 3,5 toneladas, saiba quais os automóveis não estão contemplados aos portadores da CNH C, veja:
NÃO PODE conduzir veículos articulados: conhecidos como carretas e, também, os ônibus, trens, bondes, locomotivas a vapor, entre outros;
NÃO PODE transportar passageiros: com a categoria C o motorista só pode transportar carga, e isso não tem tipificação de material (é permitido transportar animais vivos, grãos, baús, etc). Vale lembrar que, dependendo do conteúdo da carga, é necessário tirar algumas licenças, como já falamos em outro artigo.
Nós já fizemos um artigo que explica direitinho sobre as diferenças de CNH, o que você pode dirigir com cada habilitação e demais assuntos relacionados. Mas, mesmo assim, vamos resumir aqui sobre cada habilitação, veja:
Categoria A: motos, motonetas, ciclomotores e triciclos;
Categoria B: automóveis comuns, caminhonetes, camionetas e outros utilitários;
Categoria C: pode dirigir veículos com peso superior a 3,5 toneladas. Exemplo: tratores de esteira e maquinários agrícolas;
Categoria D: enquadram-se nessa categoria os micro-ônibus e ônibus;
Categoria E: veículos com capacidade de até 6 mil kg e com lotação superior a 9 pessoas.
A CNH categoria C abrange muita coisa, não é verdade? Repasse este artigo para a rapaziada dos grupos de Zap e Facebook. Muita gente vai gostar de saber disso. Principalmente aqueles que queiram destaque na profissão!
Até a próxima!
Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.