Quinta, 02 de Dezembro de 2021
Artigos Mudar de CNH

Tudo o que você precisa saber sobre… a CNH categoria C

Não confunda mais! Entenda o que é e o que não é permitido nesta categoria

20/11/2021 às 20h14 Atualizada em 21/11/2021 às 12h11
Por: André Baioff
Compartilhe:
Reprodução: Scania
Reprodução: Scania

Existem tantas categorias de CNH que acaba nos confundindo e nos atrapalha saber para que serve cada uma, não é verdade? 

 

Mas, neste artigo que nós do portal On Truck preparamos, vamos falar especificamente da categoria C. Quais são os tipos de veículos que eu posso dirigir? E quais eu não posso? Se eu tiver a CNH C eu vou poder continuar dirigindo carro de passeio

 

Essas são umas das dúvidas que vamos abordar aqui!

 

Acompanhe!

 

Aqui você encontra:

 

 

O que é, e para que serve

 

Antes de tudo, a categoria C da CNH corresponde a uma permissão do condutor a dirigir determinado tipo de veículo. Sendo assim, o interessado terá que passar por algumas exigências para adquirir esse tipo de CNH desejado.

 

As pessoas costumam procurar mudar de categorias por conta do trabalho e da vida profissional; ampliar a cartela de serviços (no caso dos motoristas de caminhão autônomos, agregados ); e por aí vai.

 

Em se tratando da CNH C, o interessado vai poder dirigir todos os tipos de automóveis permitido para quem tem até a categoria B (veja mais no Glossário que preparamos para você). Além de poder conduzir veículos de carga até 3,5 toneladas de peso bruto total. A exemplo disso estão caminhões, tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas.

 

Como mudar para a CNH C

 

Como falado anteriormente, o interesse em mudar de categoria tem diversos motivos. Os condutores querem mudar de posição numa empresa, por exemplo, ou querem ampliar a sua diversidade de serviços em trabalhos autônomos e agregados. Enfim, são muitas as razões.

 

Mas é necessário saber que, mudar para qualquer tipo de CNH, será necessário seguir alguns critérios. E, no caso da categoria C, listamos as exigências pedidas pela lei:

 

  • Idade mínima de 19 anos;

  • Pelo menos 1 ano de habilitação na CNH categoria B;

  • Não ter levado multa por infração grave ou gravíssima e não ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses;

  • Ser aprovado no exame toxicológico, de aptidão física e mental;

  • Realizar curso e prova práticos de direção veicular.

 

Anotado tudo certinho aí? Então, agora que você já sabe quais são os critérios para obter a CNH C, você vai precisar saber os valores dessa mudança. Acompanhe no próximo tópico!

 

 

Quanto custa mudar para a categoria C

 

Não podemos dar um valor certinho dos custos para obter a CNH tipo C, já que isso dependerá da região e do estado a qual você se encontra. Mas podemos falar em um preço médio pelo país, que é mais ou menos de R$ 3.135,00

 

Os custos vão desde exames laboratoriais a taxas em órgãos competentes. Veja:

 

 

Quanto tempo demora para tirar a CNH C?

 

Nos tópicos anteriores você viu que é preciso passar por algumas burocracias até ter, de fato, a habilitação com a categoria C. Nada é fácil! Mas, aos interessados, aconselhamos paciência!

 

Podemos dizer que o tempo médio está na faixa de 90 dias para a emissão de sua CNH C. Tudo vai depender da agilidade que você dará à autoescola e ao Detran, como forma de buscar antecipar as etapas estipuladas.

 

Quais os veículos podem dirigir com a CNH C

 

Depois de te explicar sobre documentação, informações e te fazer entender sobre a CNH C, chegou a hora de você saber qual tipo de veículo é permitido conduzir com a habilitação do tipo C.

 

Além de ser liberado a dirigir os automóveis da categoria B, com a habilitação do tipo C, você vai poder conduzir veículos específicos, como os elétricos ou automotores com um peso maior que 3 mil kg de peso bruto, contemplando máquinas agrícolas e tratores, por exemplo, e, claro, caminhões.

 

Vale ressaltar aqui que, para ter a habilitação tipo C, um dos pré-requisitos é ter, no mínimo, 1 ano de experiência com a CNH B. Por isso, o motorista também pode dirigir veículos da B com a sua CNH C.

 

 

Quais os veículos NÃO PODEM dirigir com a CNH C

 

Agora que você aprendeu que, para ter a CNH tipo C você precisa ter 1 ano de CNH B e dirigir veículos com até 3,5 toneladas, saiba quais os automóveis não estão contemplados aos portadores da CNH C, veja:

 

  1. NÃO PODE conduzir veículos articulados: conhecidos como carretas e, também, os ônibus, trens, bondes, locomotivas a vapor, entre outros;

 

  1. NÃO PODE transportar passageiros: com a categoria C o motorista só pode transportar carga, e isso não tem tipificação de material (é permitido transportar animais vivos, grãos, baús, etc). Vale lembrar que, dependendo do conteúdo da carga, é necessário tirar algumas licenças, como já falamos em outro artigo.

 

 

Glossário das categorias de CNH: saiba qual é qual

 

Nós já fizemos um artigo que explica direitinho sobre as diferenças de CNH, o que você pode dirigir com cada habilitação e demais assuntos relacionados. Mas, mesmo assim, vamos resumir aqui sobre cada habilitação, veja:

 

  • Categoria A: motos, motonetas, ciclomotores e triciclos;

  • Categoria B: automóveis comuns, caminhonetes, camionetas e outros utilitários;

  • Categoria C: pode dirigir veículos com peso superior a 3,5 toneladas. Exemplo: tratores de esteira e maquinários agrícolas;

  • Categoria D: enquadram-se nessa categoria os micro-ônibus e ônibus;

  • Categoria E: veículos com capacidade de até 6 mil kg e com lotação superior a 9 pessoas.

 

A CNH categoria C abrange muita coisa, não é verdade? Repasse este artigo para a rapaziada dos grupos de Zap e Facebook. Muita gente vai gostar de saber disso. Principalmente aqueles que queiram destaque na profissão!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários