Sábado, 22 de Janeiro de 2022
Artigos Alerta secreto!

Códigos de segurança: saiba quando utilizar nas estradas

Eles ajudam até a evitar acidentes graves!

23/11/2021 às 17h18 Atualizada em 23/11/2021 às 18h19
Por: Micaela Lisboa Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

O ato de se comunicar entre os seres humanos começou por meio de desenhos, gestos até se tornar uma fala. Agora, como se comunicar com o outro quando se está dentro do caminhão em velocidade total? 

 

Parece quase impossível, mas existem códigos que podem te ajudar a transmitir mensagens até a fim de evitar acidentes graves. 

 

Vamos lá?

 

Aqui você encontra:

 

 

O surgimento da sinalização

 

Você sabe como começou a sinalização nas estradas? O hábito de sinalizar as vias vem desde o século II depois de Cristo, quando os romanos faziam marcas nas estradas para indicar a distância entre as cidades mais importantes à época.

 

Com o surgimento do automóvel, entre o final do século 19 e o início do século 20, surgiu a necessidade de regulamentar o tráfego e os códigos de trânsito passaram a ser criados. A tentativa era de harmonizar a circulação viária e a relação de condutores de veículos automotores e de tração animal, além dos pedestres.

 

Diversas conferências e convenções internacionais foram realizadas até a utilização dos sistemas de sinalização atuais. As modificações propostas por esses eventos foram incorporadas à legislação brasileira, que evoluiu até a publicação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, e dos Manuais Brasileiros de Sinalização de Trânsito, a partir de 2007.

 

Sabia que até hoje, o CTB passa por constantes revisões, sob responsabilidade do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que haja sempre melhorias?

 

Leia também: Você sabe todas as gírias de caminhoneiros?

 

 

Códigos mais utilizados

 

Quem está sempre na estrada já viu alguns motoristas fazerem sinalizações no sentido de avisar alguma coisa. Mas será que você conhece o significado destes sinais? 

 

Duas buzinadas rápidas – significa agradecimento por ter cedido passagem!

Pisca ligado para a esquerda – significa que, ou ele irá dobrar, ou tem algum outro motorista à sua frente, ou ainda que venha um veículo na direção contrária. Para quaisquer destes sinais, você não deve fazer a ultrapassagem.

Pisca ligado continuamente para a direita – significa que você pode ultrapassá-lo.

Piscar os faróis continuamente – significa que há algum acidente na estrada ou que há sinalização no local.

Piscar o farol e indicar 4 dedos para baixo – há algum animal na estrada. Melhor diminuir a velocidade!

Piscar o farol com a luz alta – pode ter uma emergência no veículo. Na dúvida, deixe passar!

Piscar o farol, buzinar e ligar o pisca – o motorista pode estar em uma situação de desespero. Pode ter perdido o freio ou estar com algum problema. Tente se afastar e verificar se é preciso buscar ajuda!

Mão aberta com braço para fora – está pedindo para que você pare ou diminua a velocidade.

 

Preste sempre muita atenção aos sinais emitidos. Eles podem estar tentando lhe ajudar ou avisar algum problema. Caso perceba algo estranho, se afaste do veículo e busque ajuda.

 

 

Códigos da Polícia nas estradas

 

Nas estradas, as polícias, tanto militares quanto rodoviárias, fazem uso de códigos a fim de auxiliarem e facilitarem na comunicação por meio do rádio comunicador nas viaturas.

 

O código internacional “Q” é o mais utilizado entre os militares.  Criado no início do século XX, tinha o propósito de facilitar as comunicações entre os navios britânicos e suas partes relacionadas. Com o tempo, o código passou a ser utilizado como padrão entre as comunicações de rádio em todo o mundo.

 

Muitas pessoas conhecem parte do código, utilizando-o, inclusive em conversas por telefone, internet ou outros meios telemáticos, por recreação. Todavia, trata-se de um “dicionário” extenso que deve ser dominado por qualquer operador de rádio, civil ou militar.

 

Confira alguns códigos abaixo ou a  lista completa do código “Q”.  

  • Q.A.P = Na escuta ?

  • Q.A.R = Desligar

  • Q.R.N = Interferência

  • Q.R.A = Nome do operador

  • Q.R.L = Estou ocupado

  • Q.R.M = Interferência humana

  • Q.R.Q = Transmita mais depressa

  • Q.R.S = Transmitir mais devagar

  • Q.R.T = Fora do ar

  • Q.R.U = Tem algo para mim

  • Q.R.V = As suas ordens

  • Q.R.X = Aguarde

  • Q.R.Z = Fale quem chamou

  • Q.S.A = Como está recebendo?

  • Q.S.L = Entendido

 

E aí, já ouviu algum desses ? Interessante, não é?  Pois a lista é longa, mas esperamos que tenha ajudado até aqui. Espalhe este artigo para a rapaziada dos grupos de Zap e Facebook!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários