O Brasil tem níveis altos de mortes no trânsito. Saber sobre condições adversas vai te ajudar a ficar atento nas estradas. Existe diferença entre direção e pilotagem defensiva. Um é para carros e o outro é para motos.
Para que você saiba mais a respeito, nós do portal On Truck preparamos este artigo!
Acompanhe mais!
Em linhas gerais, condições adversas são todos fatores que podem prejudicar o desempenho no ato de dirigir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Existem várias condições adversas e é importante lembrar que nem sempre elas aparecem isoladamente, tornando o perigo ainda maior.
Mas abaixo, nos próximos tópicos, nós vamos listar e detalhar melhor quais são as condições adversas.
O conjunto de técnicas utilizadas para evitar os acidentes no trânsito é chamado de Direção Defensiva . Já no caso específico dos condutores de motocicletas, estas técnicas são chamadas de Pilotagem Defensiva.
Dirigir ou Pilotar defensivamente é evitar acidentes ou diminuir as consequências de um acidente inevitável, apesar dos erros, das condições adversas e da irresponsabilidade de outros condutores e pedestres.
1. Conhecimento;
2. Atenção;
3. Previsão;
4. Habilidade; e
5. Ação.
O condutor deve ser capaz de identificar os riscos e agir corretamente diante dessas situações, pensando nos procedimentos adequados para cada uma.
Agora que você já foi introduzido ao tema, vamos falar a respeito das condições adversas do veículo. Todo motorista sabe que, não importa quanto o veículo seja novo, ele sempre pode causar problemas técnicos.
Pneus gastos
Quebra do motor
Bateria ruim
Superaquecimento
Pane elétrica, entre outros.
Então, para evitar esse problema, é dever do motorista conservar seu veículo em bom estado de conservação e manutenção periódica, a fim de prevenir acidentes.
(Foto: Direto das Ruas) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS
Condições Adversas de Carga é quando no transporte há cargas mal posicionadas, mal distribuídas ou mal embaladas e/ou acondicionadas, o que gera riscos ao motorista do veículo e aos demais nas estradas.
Falha na imobilização e amarração dos volumes dentro do compartimento de cargas;
Desconhecimento do tipo de carga e das suas características.
Mau estado da carroceria ou do compartimento de carga.
O volume e o peso devem ser compatíveis com a capacidade do veículo;
Não transportar passageiros nos compartimentos de carga ou vice-versa;
Certificar-se de que a carga está imobilizada e bem condicionada.
1. Condição Adversa de Tempo: tem ligação com as condições climáticas e atmosféricas, como chuva, granizo ou neblina.
2. Condição Adversa de Iluminação: referente às condições de iluminação, como ofuscamento, luz solar, penumbra e noite.
3. Condição Adversa de Via: está ligada às condições da via trafegada, como má conservação e sinalização, falta de acostamento, ondulações, desníveis, lombadas, óleo na pista, animais, buracos e poças de água.
4. Condição Adversa de Trânsito: diz respeito à maneira de agir dos condutores que pode resultar em intervenções ao motorista. Congestionamento, lentidão, trânsito de veículos pesados, velocidade alta, presença de bicicletas ou carroças, assim como festas, exposições e eventos onde haja aglomeração de pessoas.
5. Condição Adversa de Veículo: é dever do motorista conservar seu veículo em bom estado de conservação e manutenção periódica, a fim de prevenir acidentes.
6. Condições Adversas de Carga: é quando o transporte realiza-se por meio de cargas mal posicionadas, mal distribuídas ou mal embaladas/acondicionadas, o que gera riscos ao motorista do veículo e aos demais.
7. Condição Adversa de Passageiro: a carga excessiva de passageiros no mesmo veículo, assim como barulho, brigas, conversas em volume alto e passageiro que passa mal são causadores de distração e perturbação da boa condução do veículo.
8. Condição Adversa de Condutor: a utilização de telefones celulares, equipamentos eletrônicos, música alta, sono, fadiga, uso de bebidas alcoólicas, medicamentos e drogas torna o raciocínio e o reflexo do motorista menos eficaz.
Tome cuidado com as adversidades nas estradas Brasil afora, hein! Espalhe esse artigo para quem mais precise saber nos grupos de Zap e Facebook!
Até mais!
Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.