Quinta, 20 de Janeiro de 2022
Artigos Cargas pesadonas

Tire suas dúvidas sobre qual veículo deve usar para cargas pesadas

Além disso, saiba sobre regras, normas, leis e qual veículo serve para cada carga!

29/11/2021 às 09h50 Atualizada em 29/11/2021 às 10h49
Por: André Baioff Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Eles são responsáveis por levar tudo que usamos no nosso dia a dia. Também abastecem vários setores da indústria do nosso país. 

 

As cargas pesadas têm enorme importância para o nosso cotidiano, mas transportá-los não é tarefa fácil. Por isso, requer profissionais e empresas especializadas, antenadas e em constante informação. 

 

Venha saber mais sobre o transporte de cargas pesadas!

 

Aqui você encontra:

 

O que são cargas pesadas

 

Carga pesada não é só o nome daquela série global famosa dos protagonistas Pedro e Bino, viu? Por isso, devemos começar com a pergunta: “Afinal, o que são as cargas pesadas?”

 

Para responder esta pergunta, a gente vai explicar da maneira mais objetiva possível: cargas pesadas são aquelas que conseguem comportar e transportar um grande número de materiais. 

 

A exemplo disso, desses materiais, temos as categorias como:

  • Equipamentos elétricos;

  • Motores; 

  • Veículos e aeronaves;

  • Cenários de espetáculos;

  • Vagões; 

  • Transformadores; 

  • Guindastes; 

  • Máquinas de uso industrial ou agrícola. 

 

Acho que todos imaginam que não é uma tarefa simples transportar quilômetros adentro essas cargas, não é verdade? 

 

Mas, vamos falar disso já já! Enquanto isso, acompanhe o próximo tópico!

 

7 tipos de caminhões para cargas pesadas

 

É… como falado, a logística de cargas pesadas é bem complexa. Por isso, existem vários tipos de caminhões para transportar da melhor maneira possível as mercadorias e, também, para não ocasionar nenhum empecilho acidental nas estradas.

 

Entender os tipos e a capacidade de carga é essencial para obter o modelo que melhor se encaixa nas suas necessidades. Ressaltamos que o caminhão correto para a carga que você transporta precisa garantir uma viagem dentro da lei e mais segura.

 

O tipo de caminhão para certa carga deve seguir as recomendações do Contran (Conselho Nacional de Trânsito)

 

 

Sem se alongar mais, vamos aos 7 tipos de caminhões para cargas pesadas:

 

1. Cavalo mecânico: conhecido como extra-pesado, ele possui um eixo simples, com duas rodas de tração. Geralmente, é usado com outros tipos de semirreboque, dependendo da carga. 

 

2. Cavalo mecânico trucado: Com dois eixos, é utilizado para cargas mais pesadas, pois ficam melhor distribuídas pela carreta.

 

3. Carreta 2 eixos: Esse tipo de caminhão tem características parecidas com o cavalo mecânico trucado. O seu tamanho tem um a medida máxima de 18,15 metros e suporta um peso bruto de até 33 toneladas. 

 

4. Carreta 3 eixos: Apesar de usar no cavalo mecânico dois eixos e conter o mesmo comprimento, o seu semi-reboque é triplo. O uso dos três eixos se localiza onde a carga é levada e permite que sejam transportadas até 42 toneladas de peso bruto.

 

5. Carreta cavalo trucado: Essa carreta suporta até 45 toneladas de peso bruto e é parecida com a de três eixos, tendo o mesmo comprimento.

 

6. Bitrem: Com um outro nome popular, chamado de treminhão, ele segue o mesmo modelo do cavalo trucado, mas com sete eixos na extensão. Além de suportar 57 toneladas de peso bruto, o veículo contém dois semi-reboques.

 

7. Rodotrem: É considerado a maior carreta da categoria. Com dois semirreboques, chega a suportar até 74 toneladas de peso bruto, devido aos nove eixos de sustentação. 

 

Beleza… você já sabe o que é cargas pesadas, sabe quais são os veículos mais usados para transportá-los, o que mais tem que saber a respeito do tema? Como tudo isso vai rodar as estradas adentro! Os próximos tópicos falarão justamente sobre isso. Então, acompanhe!

 

Como transportar cargas pesadas

 

Por se tratar de um carregamento de grande porte, é preciso estar atento quanto aos requisitos do mercado e da lei. Todas as normas devem ser cumpridas de maneira a realizar o deslocamento da forma mais segura possível.

 

 

Veja agora 4 dicas para fazer o transporte de cargas pesadas com total segurança, para evitar futuros transtornos!

 

1. Planeje-se: já começamos com a etapa fundamental do processo de logística. É vital analisar todas as possibilidades do percurso: as individualidades do produto, o tempo em que deve ser entregue, a rota, o peso… depois dessa triagem, avalie qual é o transporte mais adequado para a operação.

 

2. Rotas e legislação: para seguir correto com leis e normas, é necessário estar atento à burocracias, como, por exemplo, estar regulamentado em diferentes órgãos municipais, estaduais e internacionais (Mercosul); sempre ficar informado, pois, constantemente surgem projetos que alteram leis referentes ao transporte de carga; as taxas e restrições de tráfego também são constantemente alteradas; o profissional ou a empresa precisam se atualize sobre a legislação vigente e as rotas para evitar imprevistos.

 

3. Mapeamento: como colocado no item anterior, é extremamente importante considerar a legislação para escolher e traçar rotas efetivas no transporte de cargas pesadas . Tendo tudo certinho, faça um mapeamento para que não haja nenhum tipo de erro ou mal entendido no trajeto.

 

4. Gerenciamento de risco da operação: gerir o risco de operação significa fazer uma triagem com os possíveis impactos e erros que possam vir a ocorrer (ex: acidente, rota fechada, greve, etc). Depois de feita, é preciso mensurar quais são os impactos e as probabilidades dessas situações se concretizarem. A gestão de risco é feita para evitar que a empresa se prejudique ou que ela esteja despreparada para um eventual problema.

 

Agora que a gente te contou tudo sobre o transporte de carga, o que mais você precisa saber? Será que há outros tipos de veículos que podem fazer transportes de carga? Confira no próximo tópico!

 

 

Quais veículos que podem fazer transportes de cargas e nós não te contamos?

 

Sim!! Trouxemos mais três, veja!

 

1. Fiorino: é um tipo de transporte de carga que tem sua circulação liberada dentro de centros urbanos. É um automóvel que, apesar de utilitário, segue a mesma linha das picapes, mas sem o apelo esportivo e com mais espaço. Ter livre circulação em centros é um ponto positivo, mas seu espaço é reduzido já torna seu uso especial para cargas de pouco volume.

 

2. 2HR: modelo da marca coreana Hyundai, o HR é para o transporte de cargas leves, normalmente transportadas pelos micros e médios empresários. Com uma maior capacidade de volume, suportando quase duas toneladas de carga, o modelo HR ainda traz o benefício de poder circular pelos grandes centros sem restrição.

 

3. ¾ ou VUC: ainda ideal para áreas urbanas, o caminhão ¾ ou VUC (veículo urbano de carga), tem uma capacidade ainda maior de carga: suporta até três toneladas. Esse modelo de transporte de carga tem 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento.

 

E aí, é amante do transporte de cargas pesadas? Conhece mais gente que vai amar este artigo? Solta no grupo de Zap e Facebook!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários