Quinta, 20 de Janeiro de 2022
Geral Profissão

Motorista de ônibus: saiba tudo sobre essa profissão das estradas!

Além de cursos, preparos e qualificações, o profissional motorista de ônibus precisa amar o que faz

23/12/2021 às 10h56 Atualizada em 23/12/2021 às 11h44
Por: André Baioff Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Você tem interesse em ser motorista de ônibus? Sabe o que precisa para ser um? Essa profissão é mais uma que nós vamos abordar neste artigo!

 

Saiba sobre exigências, cursos, custos de taxas, diferenças entre urbano e rodoviário, salários e muito mais!

 

Esperamos que você curta este artigo!

 

Aqui você encontra:

 

Quais os primeiros passos para se tornar motorista de ônibus?

 

E aí, tá interessado em trabalhar como motorista profissional de ônibus? Então, em primeiro lugar, você vai precisar ter a CNH habilitada na categoria D, justamente a que permite dirigir veículos para mais de oito passageiros

 

Para ser motorista de ônibus, a pessoa precisa preencher alguns requisitos básicos. Confira:

 

  • Ter mais de 21 anos.

  • Estar habilitado há 2 anos na categoria B ou 1 ano na categoria C.

  • Não ter infrações graves ou gravíssimas em seu histórico da CNH.

  • Não ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.

 

Cursos para ser motorista de ônibus

 

Ainda assim, conforme a resolução 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessário fazer o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, ofertado pelas Unidades do SEST SENAT em todo o Brasil. 

 

O curso tem duração de 50 horas aulas e é dividido em quatro módulos: 

  • Legislação de trânsito; 

  • Direção defensiva; 

  • Noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito; e 

  • Relacionamento interpessoal.

 

 

Depois, o interessado terá que passar por outros passos, como:

 

  • Exame médico

 

Após cumprir as exigências mínimas, o motorista irá passar por exame médico de força e também de acuidade visual.

 

  • Prova prática

 

Depois de realizadas 20 horas de aulas práticas, o condutor é avaliado em duas etapas: exercício de baliza e percurso em via pública. Como a pessoa já é habilitada na categoria B, não é necessário fazer nova prova teórica.

 

Custos para ser motorista de ônibus

 

Para seguir se preparando para ser motorista de ônibus, o interessado deve encarar isso como um investimento de carreira. Por isso, achamos necessário mostrar para você os custos que é para arcar com taxas, por exemplo. Tiramos como destaque o preço médio no Estado de São Paulo:

 

  • Taxa do exame médico: R$ 60,85;

  • Taxa do exame psicotécnico: R$ 70,99;

  • Aulas no CFC prático: consultar o CFC;

  • Taxa de exames teórico e prático: R$ 50,71;

  • Taxa de emissão da CNH: R$ 30,43;

  • Custo de envio por meio dos Correios: R$ 11,00.

 

E ainda tem os custos com a mudança de categoria da C para a D, que fica em torno de R$ 900, incluindo as aulas práticas. Caso o candidato seja reprovado em qualquer um dos exames, vai ser necessário pagar tudo de novo.

 

Qual o perfil e o salário de um motorista de ônibus?

 

Ficou curioso, né? Então acompanhe com a gente mais a respeito!

 

No Brasil, um motorista de ônibus ganha em média R$ 2.114,07 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 39 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal.

 

Diferença entre motorista rodoviário e urbano

 

Basicamente, o urbano é feito para rodar nas cidades, enquanto o rodoviário, nas rodovias, ou seja, para viagens em distâncias mais longas. Outras diferenças são:

 

  • O rodoviário é feito em estradas, rodovias e ruas. Pode transportar pessoas, cargas e animais;

 

  • Já o urbano transita no interior de uma cidade, o que pode ser para transportar pessoas e/ou mercadorias.

 

Diferenças entre ônibus urbano e rodoviário

 

Sim, a própria estrutura dos veículos são diferentes! 

Para ônibus urbanos, os chassis são produzidos considerando as mais variadas condições de pavimento, topografia e tráfego das cidades, com motores dianteiros e traseiros, suspensão metálica ou totalmente pneumática, configurações 4x2 ou articulados 6x2 ou 8x2, com diversas possibilidades de comprimento de carrocerias e quantidades de portas de embarque e desembarque, atendendo aos passageiros para as linhas distribuidoras.

 

Já com os ônibus rodoviários, os chassis são desenvolvidos para as aplicações de fretamento, transporte rodoviário, de curta , média e longa distância e turismo. Os chassis podem chegar até a 27,0 toneladas , nas configurações 4x2, 6x2 e 8x2, com motores dianteiros e traseiros, suspensão metálica ou totalmente pneumática, para todos os tipos de pavimento, topografia e condições de tráfego.

 

Por que ser motorista de ônibus?

 

Se você parou para ler este artigo, provavelmente é porque tem certo interesse ou aptidão por esta profissão. Mas, quais são os percalços que há em ser motorista de ônibus? E quais as vantagens?

 

O amor pela profissão e o gosto por transportar pessoas são os dois fatores que a maioria dos motoristas de ônibus destaca para permanecer na atividade, segundo a Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de Ônibus Urbanos 2017. E os principais motivos para trabalhar no setor apontado pelos trabalhadores entrevistados são o gosto por dirigir ônibus e que o salário é melhor que o de outras profissões. 

 

Já entre os entraves e pontos negativos da profissão, 57% dos motoristas destacaram que é desgastante, estressante ou fisicamente cansativa. Outros 35,9% consideram uma profissão perigosa e 19,8%, arriscada, devido à possibilidade de acidentes.

 

Gostou deste artigo? Muito interessante, né? Conhece alguém que quer ser motorista de ônibus? Compartilhe nos grupos de Zap e Facebook para que mais interessados saibam sobre o assunto!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários