Você tem interesse em ser motorista de ônibus? Sabe o que precisa para ser um? Essa profissão é mais uma que nós vamos abordar neste artigo!
Saiba sobre exigências, cursos, custos de taxas, diferenças entre urbano e rodoviário, salários e muito mais!
Esperamos que você curta este artigo!
E aí, tá interessado em trabalhar como motorista profissional de ônibus? Então, em primeiro lugar, você vai precisar ter a CNH habilitada na categoria D, justamente a que permite dirigir veículos para mais de oito passageiros.
Para ser motorista de ônibus, a pessoa precisa preencher alguns requisitos básicos. Confira:
Ter mais de 21 anos.
Estar habilitado há 2 anos na categoria B ou 1 ano na categoria C.
Não ter infrações graves ou gravíssimas em seu histórico da CNH.
Não ser reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses.
Ainda assim, conforme a resolução 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessário fazer o Curso Especializado para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros, ofertado pelas Unidades do SEST SENAT em todo o Brasil.
O curso tem duração de 50 horas aulas e é dividido em quatro módulos:
Legislação de trânsito;
Direção defensiva;
Noções de primeiros socorros, meio ambiente e convívio social no trânsito; e
Relacionamento interpessoal.
Depois, o interessado terá que passar por outros passos, como:
Exame médico
Após cumprir as exigências mínimas, o motorista irá passar por exame médico de força e também de acuidade visual.
Prova prática
Depois de realizadas 20 horas de aulas práticas, o condutor é avaliado em duas etapas: exercício de baliza e percurso em via pública. Como a pessoa já é habilitada na categoria B, não é necessário fazer nova prova teórica.
Para seguir se preparando para ser motorista de ônibus, o interessado deve encarar isso como um investimento de carreira. Por isso, achamos necessário mostrar para você os custos que é para arcar com taxas, por exemplo. Tiramos como destaque o preço médio no Estado de São Paulo:
Taxa do exame médico: R$ 60,85;
Taxa do exame psicotécnico: R$ 70,99;
Aulas no CFC prático: consultar o CFC;
Taxa de exames teórico e prático: R$ 50,71;
Taxa de emissão da CNH: R$ 30,43;
Custo de envio por meio dos Correios: R$ 11,00.
E ainda tem os custos com a mudança de categoria da C para a D, que fica em torno de R$ 900, incluindo as aulas práticas. Caso o candidato seja reprovado em qualquer um dos exames, vai ser necessário pagar tudo de novo.
Ficou curioso, né? Então acompanhe com a gente mais a respeito!
No Brasil, um motorista de ônibus ganha em média R$ 2.114,07 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 39 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal.
Basicamente, o urbano é feito para rodar nas cidades, enquanto o rodoviário, nas rodovias, ou seja, para viagens em distâncias mais longas. Outras diferenças são:
O rodoviário é feito em estradas, rodovias e ruas. Pode transportar pessoas, cargas e animais;
Já o urbano transita no interior de uma cidade, o que pode ser para transportar pessoas e/ou mercadorias.
Sim, a própria estrutura dos veículos são diferentes!
Para ônibus urbanos, os chassis são produzidos considerando as mais variadas condições de pavimento, topografia e tráfego das cidades, com motores dianteiros e traseiros, suspensão metálica ou totalmente pneumática, configurações 4x2 ou articulados 6x2 ou 8x2, com diversas possibilidades de comprimento de carrocerias e quantidades de portas de embarque e desembarque, atendendo aos passageiros para as linhas distribuidoras.
Já com os ônibus rodoviários, os chassis são desenvolvidos para as aplicações de fretamento, transporte rodoviário, de curta , média e longa distância e turismo. Os chassis podem chegar até a 27,0 toneladas , nas configurações 4x2, 6x2 e 8x2, com motores dianteiros e traseiros, suspensão metálica ou totalmente pneumática, para todos os tipos de pavimento, topografia e condições de tráfego.
Se você parou para ler este artigo, provavelmente é porque tem certo interesse ou aptidão por esta profissão. Mas, quais são os percalços que há em ser motorista de ônibus? E quais as vantagens?
O amor pela profissão e o gosto por transportar pessoas são os dois fatores que a maioria dos motoristas de ônibus destaca para permanecer na atividade, segundo a Pesquisa CNT Perfil dos Motoristas de Ônibus Urbanos 2017. E os principais motivos para trabalhar no setor apontado pelos trabalhadores entrevistados são o gosto por dirigir ônibus e que o salário é melhor que o de outras profissões.
Já entre os entraves e pontos negativos da profissão, 57% dos motoristas destacaram que é desgastante, estressante ou fisicamente cansativa. Outros 35,9% consideram uma profissão perigosa e 19,8%, arriscada, devido à possibilidade de acidentes.
Gostou deste artigo? Muito interessante, né? Conhece alguém que quer ser motorista de ônibus? Compartilhe nos grupos de Zap e Facebook para que mais interessados saibam sobre o assunto!
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