Segunda, 08 de Agosto de 2022
Startup e Inovação Tecnologia

Castertech otimiza processos com uso da tecnologia blockchain

Sistema permite lançamento de dados de forma rápida e direta com economia de tempo, e minimiza possibilidades de erro

14/01/2022 às 10h06
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Jefferson Bernardes
Foto: Jefferson Bernardes

A tecnologia blockchain, oriunda do mercado de moedas digitais, foi aliada a elementos da indústria 4.0 para inovar os processos da Castertech, uma das Empresas Randon. O objetivo é tornar a cadeia de suprimento de peças automotivas mais eficiente e transparente e a empresa já colhe resultados. “Chegamos a um outro nível de transparência e confiabilidade dos nossos produtos, permitindo ao cliente visualizar dados pertinentes de cada uma de nossas peças, para validá-los e, dessa forma, assegurar a qualidade do que produzimos”, afirma o diretor da Castertech Fundição e Tecnologia, Leandro Correa.

 

O sistema blockchain permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. São pedaços de código gerados online que carregam informações conectadas, como blocos de dados que formam uma corrente – o funcionamento do sistema deu origem ao nome. O controle das informações, antes feito de forma manual, menos tecnológica, dá lugar ao lançamento de dados de forma rápida e direta, sem intermediários.

 

O principal impacto é o ganho de tempo e de transparência. Anteriormente, uma grande quantidade de informação era levantada de forma manual e reativa, e havia a necessidade de validação de dados, com o envolvimento de muitas pessoas – e muitas horas de trabalho – tanto do cliente, quanto da Castertech. “Com a rastreabilidade online das peças uma a uma de forma digital, eliminamos a possibilidade de erro humano no lançamento dos dados e concentramos as informações rapidamente, com auxílio da indústria 4.0”, explica Leandro Correa.

 

A capacidade de rastrear a procedência e as características das peças pode resolver problemas como reduzir a quantidade de ineficiência e falta de clareza das informações em determinadas fases do ciclo de vida da peça. Com o rastreamento sistemático da origem de cada peça automotiva, por exemplo, a Castertech e os clientes da rede têm a possibilidade de identificar rapidamente a fonte e criar uma trilha de auditoria imutável. Mais transparência, mais eficiência, menor tempo e menor custo das transações.

 

O cliente enxerga os dados disponibilizados para ele. Outros, sigilosos do processo da Castertech, podem ser visualizados apenas internamente. “Ou seja, um sistema altamente inteligente que fornece as informações que cada um dos clientes precisa, no momento que é necessário”, afirma Correa.

 

Segundo o diretor da Castertech, a tecnologia blockchain por si só já expressa confiança. Além de tornar o processo de rastreabilidade muito mais digital e eliminar perda de tempo no registro, na conferência e na busca das informações, quando necessárias, a empresa disponibiliza os dados com respeito à visão de cada cliente e atenção à segurança da informação e ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 

A implantação do projeto contou com a colaboração do Instituto iCoLab e do Instituto Hercílio Randon (IHR).

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários