Terça, 24 de Maio de 2022
Geral Branded Content

Branded content: um assunto para quem empreende no ramo de logística!

Você tem um negócio das estradas? Saiba sobre essa estratégia de marketing para elevar o seu empreendimento

17/01/2022 às 08h12
Por: Redação Fonte: Redação
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Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Branded content, é o que nós vamos falar hoje aqui neste artigo! Você sabe o que é isso? 

 

O portal On Truck é um lugar onde falamos sobre o universo das estradas . E temos um enorme prazer nisso. Dessa forma, apresentamos aos empreendedores do mercado logístico, algumas maneiras e assuntos a respeito de outros ramos, como, por exemplo, o marketing.

 

O marketing é de suma importância para quem empreende . Sem essa ferramenta, hoje em dia, é quase impossível alavancar o seu negócio. 

 

Por isso, resolvemos mostrar pra vocês tudo sobre o branded content e como usar isso a seu favor. Além do mais, nós te mostramos como você pode usar isso aqui em nosso espaço!

 

Boa leitura!

 

Aqui você encontra:

  • Vamos começar sobre: o que significa um Branded Content?

  • Qual a diferença entre Branded Content do Publieditorial 

  • Como produzir um Branded Content

  • Qual é a diferença entre branded content e marketing de conteúdo?

  • Como aplicar Branded Content ao segmento de transporte e logística

  • Divulgue no portal On Truck

 

Vamos começar sobre: o que significa um Branded Content?

 

O nomezinho em inglês pode te trazer um nó na cabeça. Mas não esquenta que estamos aqui para te explicar direitinho!

 

Branded Content, em tradução livre, é conteúdo de marca, ou seja, a criação de conteúdo que é relacionado ao universo de uma determinada marca. 

 

“Tá, mas como posso aplicar isso?”

 

Primeiro que você precisa fazer um conteúdo que tenha relevância ao público alvo do seu negócio e, para isso, é necessário pensar em qualidade

 

“E por que eu não posso apenas investir em anúncios no Google Ads?”

 

Esses tipos de divulgação são importantes e podem ajudar a disseminar a sua marca e disso ninguém tem dúvidas . Porém, são frequentemente ignorados. Desta forma, pensar em mudar a dinâmica da divulgação e associá-la com com informação ou diversão, vão agregar mais valor ao consumidor desejado.

 

Falado isso, o branded content é muito flexível e adaptável. Ele se posiciona em uma intersecção do marketing que envolve publicidade, informação e entretenimento. Além do que, o branded content pode ser desenvolvido através de variados canais e formatos. Inclusive, usando as alternativas mais recentes da tecnologia móvel: os aplicativos.

 

O marketing é um universo vasto e existe uma enorme variedade de ferramentas . O branded content é apenas uma delas. Aliás, esse tipo de marketing é confundido com o Publieditorial. É isso que nós vamos falar no próximo tópico, acompanhe!

 

Qual a diferença entre Branded Content do Publieditorial 

 

  • Branded Content é focado no público-alvo

 

Um dos objetivos do branded content é aumentar o reconhecimento daquela marca no seu setor. Ganhar autoridade, que é um passo muito importante para fidelizar e conquistar a confiança dos clientes atuais e futuros. Mas não é só isso.

 

O Branded Content é sempre um material relevante e útil para o público-alvo. Tem como foco o leitor ou espectador (quando se tratar de vídeo nas redes sociais, por exemplo) Nesse conteúdo, a empresa aparece muito pouco ou nem aparece, mas o tema abordado tem estreita ligação com seu mercado de atuação ou produtos/serviços.

 

Ao criar conteúdo relevante, o objetivo, indiretamente, é despertar no público o desejo de consumir uma tecnologia ou produto que são a especialidade da empresa, mas sem citar qualquer marca.

 

  • Publieditorial é a empresa falando dela mesma

 

O Publieditorial tem perdido espaço para o Branded Content mas não está morto e pode ser a estratégia mais assertiva em determinadas situações. Nele, o objetivo publicitário é explícito. Alguns possuem até a logomarca da empresa. O material é produzido para exaltar as qualidades da marca e dos seus produtos ou serviços, sem rodeios.

 

O Publieditorial atende perfeitamente àquelas empresas que querem falar do negócio o tempo todo, sem poupar elogios, para valer o investimento.

 

Como produzir um Branded Content

 

Agora que você entendeu sobre o branded content, vamos partir para a prática?

 

Como ele é desenvolvido?

 

Primeiro de tudo, precisamos entender que o ritmo do marketing digital é muito diferente do marketing tradicional onde o branded content é mais aplicado.

 

No mundo digital, planejamento é feito em um tempo mais curto, para ter um resultado mais momentâneo. Por outro lado, se o planejamento perde espaço, o monitoramento e gerenciamento ganham mais importância.

 

É preciso ter muita atenção ao sucesso após soltar um conteúdo. Ou seja, o objetivo é entender o que está acontecendo com o conteúdo nas mãos do público e tentar mantê-lo “ativo”, gerando interesse e engajamento durante o maior tempo possível.

 

Quando sua marca oferece ao público um conteúdo que quebra suas expectativas, a chance de gerar interesse (e, eventualmente, também gerar leads) é maior. É por esse motivo que muitas marcas sérias e respeitáveis estão desenvolvendo branded content que é divertido, humorístico.

 

Vale ressaltar que o branded content tem uma dinâmica diferente de um anúncio na televisão, por exemplo. Como o foco é em mídias sociais, só será visto se for compartilhado. Em outras palavras: se as primeiras pessoas que tiverem contato com seu conteúdo não considerarem relevante, ele não vai ser reforçado e passado adiante. Em vez disso, vai “morrer” antes de atingir o grande público.

 

Qual é a diferença entre branded content e marketing de conteúdo?

 

O marketing de conteúdo é a primeira coisa que vem quando o assunto é visibilidade on-line. Podemos resumir como toda e qualquer maneira de engajar o público-alvo a interagir e consumir produtos e/ou serviços de uma marca por meio de conteúdo relevante. 



Mas não se engane: o marketing de conteúdo também tem o poder de direcionar o usuário para a sua marca com o objetivo, claro, de fidelizar uma venda. Mas, a diferença é que o conteúdo necessita ser relevante para a vida do usuário, conduzindo-o através do funil de vendas e, por fim, levá-lo à compra. 

 

Entre os canais mais recomendados para se aderir ao Marketing de Conteúdo, alguns deles se destacam:

 

  • Blog (como wordpress, blogspot entre outros)

  • Vídeos (com o crescimento de plataformas como o Youtube)

  • Redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter dominam a vida dos millennials)

  • E-mail marketing.

 

Como aplicar Branded Content ao segmento de transporte e logística

 

A estratégia de Branded Content tem a responsabilidade de aflorar essas sensações na mente das pessoas e reforçar os valores relacionados ao produto ou serviço da empresa.

 

Organizações como a Dove trabalham campanhas de beleza natural da mulher. Nesse segmento, a empresa desenvolve ações que mexem com autoestima, bem-estar e saúde dessas pessoas sempre trabalhando em práticas que se conectam com a parte emocional dos clientes.

 

A Nestlé é mais um exemplo de empresa que trabalha campanhas voltadas para alimentação, nutrição, doces, crianças etc. Uma campanha utilizou bichinhos de pelúcia como estratégia de marketing e aliou as práticas com defesa de meio ambiente e sustentabilidade.

 

Essas ações criam uma imagem positiva na mente do consumidor e incentivam a carga emocional. É essa “quebra” de formalidade que faz com que a relação fique mais forte, a marca seja lembrada e os clientes sejam fidelizados.

 

Por fim, podemos entender o propósito da ação com o objetivo de relacionar por valores e causas defendidas e não por vendas simplesmente. E é essa alteração na forma de se relacionar que gera engajamento, conversão e fidelidade.

 

Divulgue no portal On Truck

 

Como te demos várias dicas neste artigo, queremos te convidar a conhecer o nosso espaço para fazer anúncios!

 

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Diariamente, publicamos notícias sobre o universo das estradas https://www.ontruck.com.br/. Com certeza o seu público vai estar aqui!

 

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Até a próxima!

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