Terça, 24 de Maio de 2022
Artigos CETPP

CETPP: sigla para ser inserida na CNH

Quer saber como colocar no seu documento? Saiba mais!

18/01/2022 às 09h11 Atualizada em 20/01/2022 às 16h18
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

É comum as pessoas ficarem confusas com tantas informações existentes no universo do trânsito. São regras, normas, cursos e tantas outras coisas para se atualizarem nisso, não é verdade?

 

A partir do momento que tiramos a nossa primeira habilitação, precisamos nos informar e ter conhecimento sobre nossos direitos e deveres.

 

Hoje, falaremos neste artigo, a respeito de uma sigla que pode ser inserida na sua CNH se você estiver dentro do grupo que precisa dela. É a CETPP.

 

Esperamos que vocês gostem da leitura e fiquem informados!

 

Aqui você encontra:

 

CETPP na CNH?

 

Essa sigla significa Curso Específico de Transporte de Produtos Perigosos e ela pode ser inserida no campo “Observações” da CNH. 

 

Quer consultar os débitos do seu veículo e pagar em até 12X ? (CLIQUE AQUI)

 

O que eu preciso ter CETPP? O que eu preciso fazer?

 

Agora que você tem a informação do que significa CETPP, então vai precisar saber como ter isso na sua CNH, caso ache necessário inseri-la .

 

Nada mais, nada menos, é preciso realizar o curso de mesmo nome: Curso de Especialização de Condutores de Transporte de Produtos Perigosos.

 

Qual o objetivo do CETPP na CNH?

 

O objetivo deste curso é instruir, qualificar, atualizar e aperfeiçoar condutores no que diz respeito à condução de veículos que fazem o transporte de produtos considerados perigosos, o que inclui :

 

  • Gases;

  • Explosivos;

  • Líquidos inflamáveis;

  • Sólidos inflamáveis;

  • Produtos transportados em altas temperaturas;

  • Substâncias radioativas;

  • Substâncias oxidantes;

  • Substâncias infectantes;

  • Substâncias tóxicas;

  • Substâncias radioativas;

  • Substâncias corrosivas.

 

Como fazer para ter CETPP?

 

Para realizar o curso, é preciso se matricular em uma instituição que seja credenciada pelo Detran da sua região . É preciso também estar habilitado em uma das categorias B, C, D ou E e ter mais de 21 anos.

 

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) informa que os condutores da Categoria D, para conduzir veículos de transporte de carga com peso bruto que exceda o total de 3 mil kg devem fazer a comprovação que também estão habilitados na categoria C, que é a relacionada à condução de veículos usados em transporte de carga.

 

Para os motoristas da Categoria E que desejam conduzir veículos de transporte de passageiros em que a lotação exceda oito lugares, é preciso comprovar também que estão habilitados na categoria D, justamente a habilitação que permite veículos no transporte de passageiros em que a lotação seja maior que oito passageiros, excluindo o motorista.

 

Sabia que este artigo pode ajudar outras pessoas com interesse no universo das estradas? Então, aproveita e compartilha no grupo de Zap e Facebook da rapaziada!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários