Terça, 16 de Agosto de 2022
Artigos CNH D

Tudo o que você precisa saber sobre… a CNH categoria D

Uma das mais completas do nosso país, também, é uma das mais exigentes. Vem saber mais!

19/01/2022 às 09h14
Por: Redação Fonte: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet

Para continuar com a nossa série sobre os tipos de CNH, neste artigo, nós trouxemos tudo sobre a CNH categoria D!

 

O que você precisa saber para obtê-la? A quem interessa ter a CNH D? Quais tipos de preparos e informações? Quanto custa para tê-la?

 

Leia este artigo e descubra tudo!

 

Aqui você encontra:

 

O que é a CNH D?

 

A CNH D, quando falamos de exigências para tirá-la, fica apenas atrás da CNH E, a mais completa entre as categorias. 

 

Com ela, você pode conduzir mais tipos de veículos que precisam de cuidados . Não é segredo para ninguém que as estradas podem ser perigosas e que arriscam a vida de muita gente. Então, nada mais justo ter mais requisitos, não é verdade?

 

Com a CNH D o motorista pode conduzir veículos para o transporte de passageiros com capacidade para mais de 8 pessoas, sem contar o motorista.

 

Veículos permitidos de conduzir com a CNH categoria D

 

Como dito, a CNH D tem mais ampla possibilidade de conduzir veículos . Com ela, você pode dirigir ônibus, micro-ônibus, vans, além de todos os veículos que fazem parte das categorias B e C, por exemplo.

 

Vamos refletir: qual a diferença da categoria D com as outras, como a CNH C ou E, por exemplo? Acompanhe o próximo tópico para você saber mais sobre isso!

 

A diferença da CNH D com as outras categorias

 

Existem cinco categorias principais de CNH no Brasil: categoria A, B, C, D e E .

 

E é claro que cada uma tem suas exigências, saiba mais:

 

CNH A: Permite dirigir veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral, com mais de 50 cilindradas;

 

CNH B: dirigir veículos de quatro rodas, com até 3,5 toneladas de peso bruto total e capacidade para até oito passageiros, além do motorista. Ainda é permitido acoplar reboques e semirreboques, desde que não ultrapassem o peso ou lotação máximos.

 

CNH C: conduzir os automóveis da categoria B, assim como os veículos de carga com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total;

 

CNH E: dirigir todos os veículos pertencentes às categorias B, C e D, assim como aqueles com unidades acopladas que excedam seis toneladas (carretas, caminhões com reboques e semirreboques articulados).

 

Requisitos para tirar a CNH D

 

Como comentamos acima, a CNH D exige algumas condições mais rígidas na hora de ser tirada . São elas:

 

  • Ter pelo menos 21 anos;

  • Experiência mínima de 2 anos na CNH categoria B ou 1 ano na CNH C;

  • Não ter levado multa por infração grave ou gravíssima e não ser reincidente em multa por infração média nos últimos 12 meses;

 

Informação importante, motorista: a partir da categoria C, é necessário realizar um exame toxicológico , além daqueles de aptidão física e mental, independente de exercer ou não atividade remunerada com a CNH .

 

Valores e preços para tirar a CNH categoria D

 

Isso depende muito da região a qual você está. Tiramos como exemplo o custo médio da região de São Paulo . Saiba quais os custos durante o processo de obtenção da CNH D:

 

  • Os exames de aptidão física e mental;

  • Exame toxicológico;

  • A autoescola: mínimo de 20 horas de aula prática, além da prova prática;

  • Custos com taxas do DETRAN;

  • Custo com a emissão da CNH,

 

Nisso, os valores podem ficar próximos de R$ 1.735,00, caso você seja aprovado em todas as etapas de primeira. Havendo a necessidade de mais aulas práticas ou repetição da prova prática, outros custos serão adicionados.

 

Adicionar a categoria D na sua CNH

 

Como um dos requisitos para dar entrada na CNH D é ter experiência mínima de 2 anos na categoria B ou 1 ano na C, não é necessário realizar as aulas e provas teóricas.

 

Com isso, são quatro as etapas do processo:

 

1.     Selecionar uma autoescola/CFC do seu interesse: basta entrar no site do Detran do seu estado e pesquisar por “Centros de Formação de Condutores credenciados”. Também, é necessário levar alguns documentos como comprovante de residência, CPF, RG e/ou CNH;

 

2.     Realizar os exames de aptidão física e mental: precisará ser em uma clínica credenciada da sua região pelo Detran;

 

3.     Exame toxicológico: seguindo o exemplo dos exames de aptidão física e mental, este exame deve ser feito em uma clínica credenciada pelo Detran. O exame toxicológico tem a validade de 2 anos e meio e deve ser repetido por todos os motoristas com menos de 70 anos.

 

4.     Fazer aulas e provas práticas: é preciso fazer pelo menos 20 horas de aulas práticas, antes da prova final. Para melhorar a sua preparação, confira quais são os critérios utilizados pelos avaliadores, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

Agora que você sabe mais sobre a CNH categoria D, compartilhe nos grupos de Zap e Facebook para mais pessoas saberem sobre o assunto!

 

Até a próxima!

 

 

Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários