Quando um caminhão capota, os motoristas ao volante têm quase 50-50 chance de viver ou morrer – mas uma empresa desenvolveu uma placa de fixação de reboque projetada para evitar que as cargas voem, mesmo quando enfrentam a poderosa explosão de um motor a jato.
A Axicle, uma empresa californiana, vem falando sobre seu dispositivo de segurança Tractor Anti-Roll System (TARS) há mais de um ano, mas agora, na verdade, há um vídeo que mostra exatamente como esse bad boy deve funcionar, Relatórios do Atlas de notícias.
A placa de engate da quinta roda da empresa é equipada com um Tractor Anti-Roll System (TARS), que possui uma unidade de medição inercial e sensores para detectar informações sobre acoplamento, vibração e vento, e acionar um mecanismo de liberação se um incidente de capotamento for detectado. No espaço de um milissegundo, ele pode separar o trailer da traseira do caminhão e manter a cabine (e o motorista) na posição vertical.
Para demonstrar as capacidades de sua tecnologia, a Axicle montou uma demonstração descaroçamento um semi contra um motor a jato Boeing 777 apontado diretamente para o trailer. Você pode conferir o vídeo completo no YouTube:
O fundador da Axicle, Steve Krug, disse ao News Atlas que a TARS passou por 160 quilômetros de testes na estrada, que espera usar como alavanca para atrair investidores, permitindo que sua empresa estabeleça empreendimentos de fabricação e testes em grande escala.
Os caminhoneiros envolvidos em um capotamento têm 47 por cento de chance de morrer em comparação com os 20 por cento dos motoristas de carros ou SUVs que morrem em capotamento, o Relatórios IIHS. O tamanho do semi-carregado, juntamente com o peso precário de suas cargas, o tornam um alvo principal para um capotamento imparável. Muitos desses capotamentos vêm como resultado de ventos fortes que empurram a carga do semi para os lados e puxam a cabine com ela.
A Axicle diz que espera que seu dispositivo evite 9.000 mortes e ferimentos de caminhoneiros apenas nos Estados Unidos. Se funcionar aqui, há uma boa chance de vê-lo implementado em todo o mundo.
Siga o Portal On Truck nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin. Acompanhe também os nossos vídeos em nosso Canal no Youtube e receba as notícias diárias em nosso Grupo de WhatsApp.